Conteúdos

Transporte Ativo e Potencial de Ação do Neurônio

Objetivos

Compreender o conceito de transporte ativo pela membrana plasmática da célula.
Reconhecer que no transporte ativo, a célula utiliza energia proveniente da molécula de ATP.
Compreender o papel da bomba de sódio e potássio, um exemplo de transporte ativo, na condução do impulso nervoso.

Conteúdos:
Membrana Plasmática.
Transporte Ativo.
Impulso Nervoso.

1ª Etapa: Revisão de Conceitos

a) Faça uma revisão com seus alunos do transporte passivo (difusão, osmose e difusão facilitada) ressaltando, principalmente, que nestes processos não ocorre consumo de energia pela célula.



b) Questione os alunos sobre a importância do ATP como molécula que libera energia para o trabalho celular.

2ª Etapa: A célula consome energia ao transportar determinadas substâncias

a) Mostre aos alunos a animação (acesse aqui)para que eles visualizem o transporte ativo de sódio e potássio na membrana.



b) Questione os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre este tipo de transporte e a difusão facilitada. Apresente a animação disponível aqui para recordar este último com seus alunos. Espera-se que os alunos percebam, como semelhança, a presença de proteínas na membrana que faz a mediação no transporte das substâncias. A diferença está no fato de que na difusão facilitada as moléculas são transportadas a favor do gradiente de concentração enquanto no transporte ativo contra o gradiente de concentração.



 

3ª Etapa: Estabelecendo relações

a) Apresente uma situação do cotidiano que esteja relacionada com a interação do indivíduo e o meio em que ele vive. Pode ser a visão de um determinado objeto, a dor ao se ferir com um material cortante ou ouvir um som. Ressalte que esta interação está relacionada ao sistema nervoso e às células nervosas (os neurônios). Mostre aos seus alunos a tela 1 da aula Sistema Nervoso do NET Educação como ilustração deste fato.



b)  A seguir, mostre a animação disponível aqui. Apresenta a condução do impulso nervoso ao longo do neurônio. Ressalte que a condução do impulso está relacionada a entrada de sódio no meio intracelular e que este fato caracteriza o potencial de ação que é a despolarização da membrana do neurônio. Não esqueça de lembrar aos alunos que é a bomba de sódio e potássio que garante o potencial de repouso.



c)  Apresente a animação disponível no site Anatomia e Fisiologia Humanas para que seus alunos visualizem este fenômeno.

4ª Etapa: Fixação: Relacionando conceitos

Peça aos seus alunos que produzam um pequeno texto, comentando a seguinte afirmação: "A retirada de todas as mitocôndrias de um neurônio acarreta a inativação da condução do impulso nervoso". Espera-se que os alunos relacionem as mitocôndrias ao processo de respiração celular que libera energia para célula. Sem mitocôndrias não há liberação de energia, não ocorrendo bombeamento de sódio para fora da célula e potássio para o interior, não sendo gerado, dessa forma, o potencial de repouso. Sem potencial de repouso não pode ser gerado o potencial de ação e, consequentemente, não ocorre condução do impulso nervoso.

Obs: Para realizar esta atividade os alunos devem conhecer a função das mitocôndrias nas células.

 

Materiais Relacionados

1) Acesse o site Anatomia e Fisiologia Humanas que apresenta um texto sobre o tema deste plano de aula e também algumas animações que poderão ser utilizadas com seus alunos.

2) Recorde a importância do ATP, como molécula responsável pela liberação de energia para o metabolismo celular.

3) Assista a um vídeo do You Tube. O vídeo está em inglês, mas a animação é excelente para visualização da bomba de sódio e potássio. (testei o link mas não encontrei, o item pode ser tirado caso não o encontremos)

Arquivos anexados

  1. Transporte Ativo e Potencial de Ação do Neurônio

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.