Conteúdos
Significado de transgênico
Argumentos favoráveis e contrários ao cultivo de plantas
e criação de animais transgênicos.
Objetivos
Conhecer o significado de transgênicos.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada na notícia indicada no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após a leitura, converse com os alunos sobre o tema da notícia. Lance questões como: “Vocês já tinham conhecimento sobre esse assunto?”; “O que vocês sabem sobre esse assunto?”; “Vocês sabem o significado de transgênico?”; “Vocês consomem alimentos transgênicos em suas casas?”
2ª Etapa: O que são transgênicos
A ideia desta etapa é construir o conceito de “transgênico” com os alunos. Uma das dificuldades que você pode encontrar ao discutir esse assunto com alunos do Ensino fundamental 2, é a própria compreensão biológica deste conceito, já que para compreendê-lo os alunos precisam ter conhecimento da Tecnologia do DNA recombinante, conteúdo específico do Ensino Médio.
3ª Etapa: Os alimentos transgênicos no Brasil
Assista com a turma reunida ao documentário sugerido no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Em seguida, em duplas, os alunos deverão responder às questões abaixo.
4ª Etapa: Alimentos transgênicos no supermercado
Essa etapa deverá ser realizada, inicialmente, individualmente. Solicite aos alunos o levantamento dos alimentos que consomem, comprados em supermercados, que apresentam o símbolo de transgenia.
5ª Etapa: Exercendo a cidadania
Para finalizar este plano de aula solicite aos alunos a elaboração de um texto dissertativo individual. Neste texto, os alunos deverão indicar a sua posição em relação à retirada do símbolo de transgenia nos alimentos transgênicos comercializados no Brasil, a partir das informações obtidas neste plano de aula. Informe aos alunos que em um texto dissertativo é defendida uma ideia e este é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, a ideia é explicitada, no desenvolvimento são apresentados argumentos coerentes que justificam essa ideia. E na conclusão são retomados brevemente alguns aspectos elencados no desenvolvimento que permitem o fechamento do texto.
Materiais Relacionados
1. A notícia veiculada no link apresenta a decisão do Congresso Nacional do dia 28/04/2015, de retirar o símbolo da transgenia de alimentos geneticamente modificados.
2. O link apresenta algumas informações sobre os alimentos transgênicos: o que são, aplicações/técnicos, argumentos favoráveis e desfavoráveis à sua utilização.
3. O vídeo disponível no link produzido pelo CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia) apresenta, de forma bastante didática o significado de alimentos transgênicos.
4. O documentário disponível no link traz uma reflexão sobre a utilização de transgênicos no Brasil nos últimos dez anos. Apresenta diferentes opiniões contrárias e a favor da utilização dos transgênicos, tanto relacionadas ao ambiente como para os seres vivos.
5. No link é possível conferir os principais alimentos que já fazem parte da cadeia alimentar humana.