Conteúdos

Significado de transgênico

Argumentos favoráveis e contrários ao cultivo de plantas

e criação de animais transgênicos.

Objetivos

Conhecer o significado de transgênicos.

Reconhecer os argumentos favoráveis e os contrários à plantação e criação de transgênicos.
Identificar os principais alimentos transgênicos comercializados no Brasil.
Posicionar-se sobre a retirada do símbolo da transgenia em alimentos transgênicos comercializados no Brasil.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada na notícia indicada no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após a leitura, converse com os alunos sobre o tema da notícia. Lance questões como: “Vocês já tinham conhecimento sobre esse assunto?”; “O que vocês sabem sobre esse assunto?”; “Vocês sabem o significado de transgênico?”; “Vocês consomem alimentos transgênicos em suas casas?”

2ª Etapa: O que são transgênicos

A ideia desta etapa é construir o conceito de “transgênico” com os alunos. Uma das dificuldades que você pode encontrar ao discutir esse assunto com alunos do Ensino fundamental 2, é a própria compreensão biológica deste conceito, já que para compreendê-lo os alunos precisam ter conhecimento da Tecnologia do DNA recombinante, conteúdo específico do Ensino Médio. 

 

Sendo assim, opte por construir o conceito de transgênico utilizando informações que os alunos do EF 2 já dominam, ou seja, nesta faixa etária, os alunos já reconhecem que as características dos seres vivos são determinadas por genes e que estes estão localizados nos cromossomos. E que o transgênico é um organismo que apresenta os seus próprios genes, onde é incorporado o gene de outro organismo.

 

Para essa etapa, organize um aula expositiva dialogada. Para organizar essa aula, utilize o material indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Utilize o vídeo indicado no item 3 deste mesmo tópico para enriquecer sua aula.

 

3ª Etapa: Os alimentos transgênicos no Brasil

Assista com a turma reunida ao documentário sugerido no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Em seguida, em duplas, os alunos deverão responder às questões abaixo.

 

– qual o significado de transgênico transmitido no vídeo?

 

– qual a polêmica sobre o uso dos transgênicos na alimentação?

 

– quais os argumentos utilizados no vídeo desfavoráveis à utilização dos transgênicos?

 

– quais os argumentos favoráveis à utilização de transgênicos?

 

– qual o significado da Lei de Biossegurança Nacional?

 

– o que são sementes crioulas?

 

– quais as opções para a não utilização de culturas e criações transgênicas elencadas no vídeo?

 

Finalize essa etapa realizando uma discussão, com a turma reunida, procurando responder às questões sugeridas.

 

4ª Etapa: Alimentos transgênicos no supermercado

Essa etapa deverá ser realizada, inicialmente, individualmente. Solicite aos alunos o levantamento dos alimentos que consomem, comprados em supermercados, que apresentam o símbolo de transgenia. 

 

Em seguida, deverão pesquisar a planta ou animal utilizado na produção deste alimento. Para completar a pesquisa, deverão investigar qual o tipo de modificação genética realizada e os locais onde a planta é cultivada ou onde o animal é criado.

 

Divida a turma em pequenos grupos e peça que compartilhem os resultados das pesquisas individuais. Para sistematizar as informações, solicite o preenchimento da tabela a seguir:

 

Finalize essa etapa solicitando aos grupos a apresentação dos resultados de suas pesquisas. Faça intervenções na medida em que considerar necessário. O material indicado no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho…..”pode ser um material de consulta para fornecer subsídios para o fechamento desta etapa.

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Para finalizar este plano de aula solicite aos alunos a elaboração de um texto dissertativo individual. Neste texto, os alunos deverão indicar a sua posição em relação à retirada do símbolo de transgenia nos alimentos transgênicos comercializados no Brasil, a partir das informações obtidas neste plano de aula. Informe aos alunos que em um texto dissertativo é defendida uma ideia e este é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, a ideia é explicitada, no desenvolvimento são apresentados argumentos coerentes que justificam essa ideia. E na conclusão são retomados brevemente alguns aspectos elencados no desenvolvimento que permitem o fechamento do texto.

Materiais Relacionados

1. A notícia veiculada no link apresenta a decisão do Congresso Nacional do dia 28/04/2015, de retirar o símbolo da transgenia de alimentos geneticamente modificados.

 

2. O link apresenta algumas informações sobre os alimentos transgênicos: o que são, aplicações/técnicos, argumentos favoráveis e desfavoráveis à sua utilização.

 

3. O vídeo disponível no link produzido pelo CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia) apresenta, de forma bastante didática o significado de alimentos transgênicos.

 

4. O documentário disponível no link traz uma reflexão sobre a utilização de transgênicos no Brasil nos últimos dez anos. Apresenta diferentes opiniões contrárias e a favor da utilização dos transgênicos, tanto relacionadas ao ambiente como para os seres vivos.

 

5. No link é possível conferir os principais alimentos que já fazem parte da cadeia alimentar humana.

 

Arquivos anexados

  1. Transgênicos na mesa: boa pedida?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.