Conteúdos

Este plano de aula utiliza os filmes “Divertida Mente” para apoiar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos do Ensino Fundamental.

Objetivos

  • Identificar e nomear as emoções;
  • Refletir sobre a função das emoções;
  • Relacionar emoções com experiências pessoais;
  • Expressar emoções de forma natural e saudável; e
  • Reconhecer a importância de todas as emoções.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Emoções; e
  • Habilidades socioemocionais.

Palavras-chave:

Emoções. Sentimentos. Socioemocional.

Previsão para aplicação: 

3 aulas (50 min/aula).

 

1ª Etapa: Introdução

Para este plano de aula, pode ser utilizado o filme “Divertida Mente”, que traz alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho; ou “Divertida Mente 2”, em que, além das emoções retratadas no primeiro filme, são apresentadas quatro novas emoções: ansiedade, inveja, tédio e vergonha. A escolha vai de acordo com o que for mais adequado à faixa etária e às características específicas da turma.

Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre emoções e peça que citem algumas. Anote as respostas no quadro.

Depois, a seu critério e de acordo com os recursos disponíveis na escola, pode-se optar por assistir com os alunos ao filme inteiro e selecionar alguns trechos. Por exemplo, quando Riley se muda para a nova cidade no primeiro filme. Ou, ainda, fazer um breve relato sobre o enredo e alguns de seus momentos mais marcantes. As crianças que assistiram ao filme podem ajudar a relatá-lo, inclusive com desenhos e legendas, registrando assim os acontecimentos na tela. Pesquisas sobre a história do filme também podem ajudar a comunicar o enredo. 

A partir do filme, inicia-se um debate sobre quais emoções podem ser identificadas e em que contexto cada uma delas apareceu na tela.

Professor(a), é importante estar atento(a) a alunos(as) que possam apresentar dificuldades em lidar com certas emoções, oferecendo suporte adicional, se necessário.

2ª Etapa: Reflexão

Divida a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma das emoções retratadas no filme, preparando um material (que pode ser digital ou um cartaz, por exemplo) sobre essa emoção para ser apresentado à turma, acompanhado da reflexão feita pelo grupo acerca desse sentimento.

Depois de cada uma das apresentações, a turma deve refletir em conjunto, trocando ideias a respeito dela. Caso seja necessário mediar a reflexão, faça algumas perguntas, como: “Você já sentiu essa emoção?”; “Como você acha que essa emoção ajuda Riley em sua vida?”; e “Como as emoções trabalharam juntas para ajudar Riley a lidar com suas experiências?”.

Aqui, é essencial que a turma reconheça que todas as emoções, incluindo aquelas que são vistas como negativas, têm valor e contribuem para o desenvolvimento pessoal.

3ª Etapa: Proposta de reflexão individual

Peça aos alunos que escrevam um texto ou façam um desenho relacionado às suas próprias experiências com as emoções.

Apresente a eles algumas perguntas que podem auxiliar no direcionamento da atividade, apenas a título de ilustração:

  • Desenhe um momento em que você se sentiu muito feliz. O que aconteceu?
  • Escreva sobre uma ocasião em que você sentiu tristeza. Como você lidou com isso?
  • Como você expressa sua raiva de uma forma saudável?

Ao final, quem quiser pode compartilhar com a turma as suas reflexões.

4ª Etapa: Continuidade do trabalho

Você pode utilizar este plano de aula para dar início a um trabalho contínuo relacionado às habilidades socioemocionais.

É possível, por exemplo, imprimir pequenos cartões com a imagem (ou apenas a cor, como no filme) das emoções e pedir que diariamente os alunos peguem aquele que melhor os representa no momento. 

Explore o material como achar que faz mais sentido para o seu contexto e a sua turma. É possível, por exemplo, fazer uma roda de conversa diária para que cada um fale rapidamente sobre o que está sentindo. Pode-se também fazer o registro de vários dias (uma semana, por exemplo) e depois realizar uma única conversa sobre todos eles. 

Outra ideia é separar um espaço na sala de aula no qual o aluno possa colocar seu nome, caso esteja precisando de uma conversa ou de um apoio especial do(a) professor(a) para falar sobre suas emoções.

Há muitos caminhos possíveis. O importante é que as habilidades socioemocionais integrem o ambiente e a rotina da sala de aula, de forma que os alunos sejam apoiados nesse processo desafiador que é aprender a reconhecer, nomear e lidar com as próprias emoções.

Bom trabalho! 

Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: fotosipsak – Getty Images

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