Conteúdos
• Dengue;
• Leitura e interpretação;
• Produção textual.
Objetivos
• Conhecer a doença Dengue;
• Identificar o mosquito Aedes Aegypti como transmissor da dengue;
• Estudar as ações necessárias para o combate ao mosquito.
1ª Etapa: Introduzindo o tema (Duração: 2 horas)
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
Para introduzir o tema em questão, apresente o vídeo disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais aos alunos. Em seguida, as crianças devem ser separadas em grupos para produzir um texto coletivo a respeito das informações que já conseguiram obter em relação ao assunto.
2ª Etapa: Vamos combater a dengue? (Duração: 2 horas)
Para buscar maior engajamento dos alunos em relação à importância da prevenção à doença, o professor vai propor que joguem “Contra dengue” o jogo está disponível no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
As crianças poderão perceber que, para acabar com a dengue, basta cada um fazer sua parte, porém não é tão difícil assim.
3ª Etapa: Maluquinho ou espertinho? (Duração: 2 horas)
Para discutir o tema, a professora vai propor a leitura da história em quadrinhos que está no link 5 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
Em seguida, irá propor que as crianças se reúnam em grupo e preparem um jogral para ser apresentado para as outras turmas, a respeito do que já aprenderam sobre a Dengue. Nesse momento de criação, o papel do professor é essencial para a mediação dos conteúdos, para observação da coerência e da coesão da história que está sendo formada.
Caso as crianças queiram produzir figurinos, a professora irá proporcionar esse momento, solicitando materiais e auxiliando nessa produção.
Haverá uma ocasião pré-estabelecida com a direção da escola, para apresentação dos jograis.
4ª Etapa: Aprofundando o tema. (Duração: 2 horas)
A fim de aprofundarem os conhecimentos, o professor apresentará o texto resumido a respeito da Dengue que está no link 3 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
Em seguida, serão desafiados a produzirem, em duplas, uma história em quadrinhos, com alguma situação em que uma criança iria ensinar a combater a dengue, utilizando a ferramenta Toondoo, sugerido no link 7.
5ª Etapa: Vamos colocar a mão na massa? (Duração: 1/2 hora)
Utilize o link 6 para propor o jogo “Proteja a Casa”: os alunos começarão a compreender que podem colaborar para que o ambiente esteja mais protegido contra o mosquito causador da dengue.
6ª Etapa: Visita à comunidade (Duração: 2 horas)
Depois de prévia autorização dos pais, os alunos irão fazer um passeio nos arredores da escola, visitando residências e comércio, observando possíveis locais que poderão servir de lócus para propagação do mosquito.
Irão anotar o que encontraram, bem como extinguir esses possíveis focos.
Em sala, irão fazer um apanhado de suas pesquisas, discutindo a respeito do quanto as pessoas estão ou não preocupadas sobre a temática.
Em seguida, vão conversar a respeito de ações conscientizadoras que podem gerar mudança de comportamento na comunidade.
7ª Etapa: Avaliação (Duração: 2 horas)
Como forma de sintetizar os conteúdos apreendidos, bem como registrar esses novos conhecimentos, as crianças produzirão cartazes que alertem sobre a importância de se prevenir contra a ação dos mosquitos, os quais serão afixados nos murais da escola, ressaltando o alerta de que somente com a conscientização e o trabalho em conjunto, a cidade poderá se proteger contra a infestação do mosquito causador da Dengue.
Materiais Relacionados
Sites:
Para as atividades e pesquisas, utilize os sites
Para a elaboração dos quadrinhos utilize o aplicativo.