Conteúdos

• Dengue; 
• Leitura e interpretação;
• Produção textual.

Objetivos

• Conhecer a doença Dengue;

• Identificar o mosquito Aedes Aegypti como transmissor da dengue;

• Estudar as ações necessárias para o combate ao mosquito.

1ª Etapa: Introduzindo o tema (Duração: 2 horas)

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



Para introduzir o tema em questão, apresente o vídeo disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais aos alunos. Em seguida, as crianças devem ser separadas em grupos para produzir um texto coletivo a respeito das informações que já conseguiram obter em relação ao assunto.

2ª Etapa: Vamos combater a dengue? (Duração: 2 horas)

Para buscar maior engajamento dos alunos em relação à importância da prevenção à doença, o professor vai propor que joguem “Contra dengue” o jogo está disponível no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais. 



As crianças poderão perceber que, para acabar com a dengue, basta cada um fazer sua parte, porém não é tão difícil assim.

3ª Etapa: Maluquinho ou espertinho? (Duração: 2 horas)

Para discutir o tema, a professora vai propor a leitura da história em quadrinhos que está no link 5 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



Em seguida, irá propor que as crianças se reúnam em grupo e preparem um jogral para ser apresentado para as outras turmas, a respeito do que já aprenderam sobre a Dengue.  Nesse momento de criação, o papel do professor é essencial para a mediação dos conteúdos, para observação da coerência e da coesão da história que está sendo formada.



Caso as crianças queiram produzir figurinos, a professora irá proporcionar esse momento, solicitando materiais e auxiliando nessa produção.



Haverá uma ocasião pré-estabelecida com a direção da escola, para apresentação dos jograis.

4ª Etapa: Aprofundando o tema. (Duração: 2 horas)

A fim de aprofundarem os conhecimentos, o professor apresentará o texto resumido a respeito da Dengue que está no link 3 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais.



Em seguida, serão desafiados a produzirem, em duplas, uma história em quadrinhos, com alguma situação em que uma criança iria ensinar a combater a dengue, utilizando a ferramenta Toondoo, sugerido no link 7.

5ª Etapa: Vamos colocar a mão na massa? (Duração: 1/2 hora)

Utilize o link 6 para propor o jogo “Proteja a Casa”: os alunos começarão a compreender que podem colaborar para que o ambiente esteja mais protegido contra o mosquito causador da dengue.

6ª Etapa: Visita à comunidade (Duração: 2 horas)

Depois de prévia autorização dos pais, os alunos irão fazer um passeio nos arredores da escola, visitando residências e comércio, observando possíveis locais que poderão servir de lócus para propagação do mosquito.



Irão anotar o que encontraram, bem como extinguir esses possíveis focos.



Em sala, irão fazer um apanhado de suas pesquisas, discutindo a respeito do quanto as pessoas estão ou não preocupadas sobre a temática.



Em seguida, vão conversar a respeito de ações conscientizadoras que podem gerar mudança de comportamento na comunidade.

7ª Etapa: Avaliação (Duração: 2 horas)

Como forma de sintetizar os conteúdos apreendidos, bem como registrar esses novos conhecimentos, as crianças produzirão cartazes que alertem sobre a importância de se prevenir contra a ação dos mosquitos, os quais serão afixados nos murais da escola, ressaltando o alerta de que somente com a conscientização e o trabalho em conjunto, a cidade poderá se proteger contra a infestação do mosquito causador da Dengue.

Materiais Relacionados

Sites:  

Para as atividades e pesquisas, utilize os sites

1. http://bit.ly/2b6UmJW

2. http://bit.ly/2aBFEv5

3. http://bit.ly/2bh3dux

4. http://bit.ly/1hz2JK3

5. http://bit.ly/2bgUiIe

6. http://bit.ly/2b4A3dp

Para a elaboração dos quadrinhos utilize o aplicativo.

Arquivos anexados

  1. Todos Contra a Dengue

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.