Conteúdos
Toda Pessoa tem história: Família
Objetivos
Conhecer a própria história;
Construir o conceito de família;
Identificar antepassados;
Reconhecer semelhanças, diferenças, permanências nas relações sociais, culturais e modos de vida;
Compreender o passado a partir de referências do seu presente;
Fazer uso de instrumentos de busca, de fontes de informação;
1ª Etapa: Introdução do tema
Para iniciar, com um projetor, apresente a obra de arte A Família de Tarsila do Amaral, para que
todos possam apreciar. Na sequência, em uma roda de conversa, questione a turma sobre:
– O que representa esta obra?
– Quem são as pessoas que aparecem no desenho?
– Qual seria o nome dessa obra?
– Quais os sentimentos e lembranças que tiveram ao observá-la?
Converse sobre os personagens, suas idades, os objetos que têm nas mãos. Certamente aparecerá a informação de que trata-se de uma família. Indague sobre os elementos que os levam a esta conclusão. Chame a atenção do grupo, também sobre a maneira que artista usou para retratar o grupo: a posição dos personagens, as linhas, as cores. Na sequência apresente informações sobre a obra (título, ano em que foi pintada, autoria). Você pode completar falando um pouco sobre Tarsila do Amaral
É importante registrar as colocações dos alunos, que poderão ser expostas junto com a obra ao final da atividade.
Proponha, então, que cada aluno, assim como Tarsila do Amaral, faça um desenho de sua família. Organize um momento para a exposição das produções da turma. O material também pode ser digitalizado para compor uma apresentação. Solicite que cada aluno, através das produções, apresente sua família para a turma, relatando o grau de parentesco das pessoas que aparecem em cada desenho. Chame a atenção para as características das famílias, quem as compõe, parentescos e relações.
2ª Etapa: Pesquisa de dados
Nesta etapa propõe-se que os alunos realizem o levantamento de dados:
– sobre a família: Proponha uma pesquisa para ser realizada com a família. Para tanto, o professor poderá organizar, junto com os alunos, uma lista de questões, de acordo com os possíveis entrevistados (pais, avós maternos e paternos) e orientá-los como proceder na coleta dos dados. Alguns exemplos de perguntas:
– Como se conheceram?
– Em qual cidade nasceram?
– Qual a profissão?
– Quando criança, qual era a brincadeira, brinquedo e música de preferência?
– O que mais gostavam de comer?
– sobre as informações específicas da criança quando bebê. Alguns exemplos de perguntas:
– Em que data, local e horário ocorreu o nascimento?
– Qual o peso e medida quando nasceu?
– Como foi a escolha do nome?
– Com que idade começou a andar e falar?
– O que mais gostava de comer?
– Tinha apelido? Qual?
– Do que gostava de brincar?
– Qual o brinquedo preferido?
– sugira que tragam fotos suas e de seus entrevistados.
Garanta, em cada etapa, momentos para socializarem os dados levantados, escrevam pequenos parágrafos sobre as descobertas e legendas para as fotos e desenhos.
3ª Etapa: Exploração do Objeto
Em seguida, organize os alunos em duplas produtivas, principalmente referente à leitura, e convide-os a explorar a atividade interativa “Toda pessoa tem uma história” disponível no NET Educação para ampliar seus conhecimentos e até construir uma árvore genealógica.
Oriente para que fiquem atentos às curiosidades que aparecem durante a exploração da atividade e intervenha quando necessário, permitindo que retornem quantas vezes necessitarem.
4ª Etapa: Elaboração da Colcha de Retalhos e fechamento
Proponha a construção de uma “colcha de retalhos”. Cada aluno receberá um pedaço de (tamanho aproximado A4 ou A3) e construirá um retrato de sua família. Para isso, trabalhará a partir das informações coletadas.
Para finalizar, com a participação das famílias, organize um encontro para expor a “colcha de retalhos”, os desenhos e as descobertas dos alunos acerca de suas famílias. Se desejar, prepare com os alunos uma música para ser cantada no dia ou a encenação de alguma história de família que interessou a todos.
Materiais Relacionados
Caro professor, sugere-se o uso de um projetor multimídia e também um scaner (não havendo scaner na escola, pode-se fotografar os desenhos dos alunos).
Você deverá disponibilizar ainda retalhos de tecido, lápis de cor, caneta hidrocor e papéis.
Veja obras e links que trabalham com histórias de família, árvores genealógicas, antepassados, família e nome:
SILVA, CONCEIL CORRÊA DA. A colcha de retalhos – São Paulo: Editora do Brasil, 1995.
PORTO, CRISTINA. Carlota Bolota – São Paulo: Ediouro, 2000.
FOX, MEM, Guilherme Augusto Araújo Fernandes – São Paulo: Brinque-Book, 1995.
Conceito de família: http://historiadafamilia.com.br/principal/index.php?option=com_content&task=view&id=2&Itemid=1
Conceito de nome:
http://jus.uol.com.br/revista/texto/13015/o-nome-civil-da-pessoa-natural
Como se escolhe o nome mundo afora:
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/pelo-mundo/
Algumas instituições reúnem, em seus acervos, histórias, relatos e documentos sobre famílias :
Museu da Pessoa: http://www.museudapessoa.net/
Museu da Imigração do Estado de São Paulo: www.memorialdoimigrante.org.br/
Um software pode ajudar na construção de árvores genealógicas
http://www.myheritage.com.br/genealogia
Cultura Indígena:
http://www.vivabrazil.com/vivabrazil/CulturaIndigena.htm
Família na colônia, um conceito elástico:
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/familia_na_colonia_um_conceito_elastico_imprimir.html
Educação na sociedade africana:
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjevangincultafricana.htm
A imagem da obra A Família, 1925, óleo sobre tela, 79 x 101,5 cm está disponível no site http://www.base7.com.br/tarsila/ e também em http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/galeria/open_art/59