Conteúdos
Titulação
Objetivos
Expressar concentração em concentração comum (g/L), concentração em quantidade de matéria (mol/L), porcentagem em massa (%) e partes por milhão em massa (ppm);
Interpretar dados sobre a concentração de soluções na leitura de rótulos;
A partir dos dados experimentais de titulação ácido-base, calcular a concentração de ácido-base.
Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais
1ª Etapa: Introdução do tema
Uma aula antes, pergunte aos alunos se eles possuem vinagre em casa, e fazem uso dele no tempero de alimentos. Certamente haverá uma maioria de braços erguidos. Peça então, para a aula seguinte, que alguns tragam amostras de vinagre (20ml é suficiente), não se esquecendo de identificar, em sua amostra, o tipo de vinagre.
Na aula seguinte, com as amostras, separe os alunos em grupos no Laboratório de Química ou na própria sala de aula, e dê a eles fitas medidoras de pH (utilizadas para medir o pH de aquários). Solicite que façam a medição e registro dos valores. Explique que o procedimento de medida é associado ao espectro de cores presente na caixa das fitas.
Organize os resultados obtidos na experimentação prática em forma de tabela, informando o tipo de vinagre (maça, vinho branco, arroz, etc.) e o valor do pH. Discuta os resultados com os alunos, salientando a igualdade dos valores (o que é provável que aconteça, pois os produtos industrializados possuem uma padronização em seus produtos) ou alguma diferença (talvez associada a algum vinagre artesanal).
2ª Etapa: Atividades de exploração da atividade interativa
Após discutir com os alunos os resultados do teste de pH do vinagre, com netbooks ou computadores em um laboratório, peça para que acessem a atividade interativa “Soluções – Titulação”, disponível no NET Educação (material de apoio).
A atividade possibilitará conduzi-los a reconhecerem a aplicabilidade da química na saúde e bem estar das pessoas.
Acompanhe os alunos, circulando pela sala e observando de que forma solucionam os desafios propostos na atividade .
Aproveite este momento para verificar quais intervenções serão necessárias e observar que aspectos conceituais ainda precisarão ser explicados ou pesquisados pela turma .
Ao término da exploração da atividade, dê um tempo para que socializem as experiências.
3ª Etapa: Fechamento
Para o fechamento da aula, os alunos deverão, em grupos, elaborar um cartaz procurando ilustrar com imagens e textos o que aprenderam. Você pode orientá-los para que o cartaz seja produzido utilizando o conceito de infográfico, em que as informações são explicadas por meio de imagens, como alguns exemplos disponíveis neste link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://noticias.uol.com.br/infograficos/
O cartaz deverá abordar os seguintes conceitos:
O que é o vinagre, sua composição e o ácido nele presente;
Como descobrir a concentração de ácido acético no vinagre pela titulação;
Como calcular o percentual m/v de ácido acético no vinagre.
A partir das apresentações, aproveite para retomar com a turma os conceitos que eventualmente tenham sido menos compreendidos.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar a aula é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema e também conheça alguns sites que poderá indicar aos alunos no decorrer das atividades.
Leia o conteúdo, disponível nos links abaixo:
Titulação ácido-base (inglês):
http://www.quimica.net/emiliano/titulacao.html
E-escola:
http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=302
Titulação do vinagre:
http://www.quimica.net/emiliano/titulacao-vinagre.html
O que é infográfico e exemplos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia http://noticias.uol.com.br/infograficos/
Material para a aula: Vinagre, fita para medir pH de aquário (encontrada em pet shop)
Realização: Instituto Paramitas.