Conteúdos
Este plano de aula apresenta uma proposta de leitura e encenação de textos dramáticos.
Proporciona a oportunidade para representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens de acordo com as rubricas de interpretação e movimento indicadas pelo autor.
Objetivos
- Conhecer as características dos textos dramáticos.
- Ler e compreender os textos lidos.
- Encenar textos dramáticos.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Leitura e compreensão.
- Encenação de textos dramáticos.
Palavras-chave:
Textos dramáticos. Textos teatrais. Leitura. Encenação.
Ano:
4º e 5º ano do ensino fundamental I (anos iniciais).
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
A proposta é que os(as) estudantes tenham contato com textos dramáticos, leiam e compreendam a estrutura desse gênero e conheçam os elementos característicos dos textos teatrais.
Depois dessa compreensão, eles serão convidados(as) a encenar um texto teatral, afinal esse é o objetivo desse tipo de texto.
1ª Etapa: Levantar os conhecimentos e iniciar o assunto
O primeiro passo será levantar os conhecimentos prévios da turma sobre textos dramáticos/textos teatrais. Então inicie a aula perguntando aos(às) estudantes o que sabem sobre textos dramáticos e anote na lousa as ideias iniciais.
Pergunte também: quem já foi ao teatro? Quem já viu alguma encenação (e onde)?
Explique o conceito de texto dramático e a diferença de outros gêneros literários.
É importante destacar que os textos dramáticos são diferentes dos textos narrativos, pois os primeiros têm finalidade de encenação, ou seja, são feitos para serem representados em cena.
Normalmente, os textos dramáticos apresentam: prólogo (introdução), ato (período de um acontecimento), cenas (entrada e saída das personagens), epílogo (desfecho) e rubrica (indica e descreve o que deve ser feito na cena).
2ª Etapa: Repertoriar
Realizar leitura para a turma de um trecho do livro “O príncipe atrasado”.
Acesso: em 20 de setembro de 2023.
Antes de ler, pergunte:
Por que será que o príncipe estava atrasado? Atrasado para quê?
Durante a leitura:
Use a entonação e a expressividade. Chame atenção para os elementos característicos do gênero.
Depois da leitura:
Pergunte o que acharam, o que entenderam e dê a oportunidade de os(as) alunos(as) repetirem a encenação.
3ª Etapa: Ler e compreender
Depois de terem explorado o texto anterior, apresente um outro texto dramático, realizando uma leitura compartilhada do texto “Pluft, o fantasminha”.
Acesso: em 20 de setembro de 2023.
Incentive os(as) estudantes a destacar no texto os elementos característicos do gênero dramático.
4ª Etapa: Ensaiar e encenar
A última etapa será a encenação. A turma será dividida em dois grupos: um grupo encenará a história “A cigarra e as formigas (versão formiga boa)” e o outro encenará “A cigarra e as formigas (versão formiga má)”.
Para isso, relembre com a turma o enredo a partir de perguntas como: Vocês conhecem a fábula “A cigarra e a formiga”? Quem pode contar?.
Explique que o texto que será lido é uma adaptação teatral dessa conhecida história.
Primeiro, os grupos deverão ler a sua versão e conversar sobre o que entenderam.
Em seguida, deverão planejar como será a dramatização da história – (um grupo fará a versão da formiga boa e o outro grupo fará a versão da formiga má).
Peça para que tenham atenção para as vozes das personagens e para as indicações do que deve ser feito em cada cena.
A cigarra e as formigas, de Monteiro Lobato
Texto produzido a partir de processo colaborativo em sala de aula. Organização: Janaína Russeff.
Fonte: Teatro na Escola
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Formiga boa
(Entram 4 crianças)
Narrador 1: As cigarras e as formigas – fábula de Monteiro Lobato
Narrador 3: A formiga boa
(Formigas entram e começam a trabalhar)
Narrador 2: Houve uma banda de jovens cigarras (cigarras entram) que tinham o costume de ensaiar ao pé dum formigueiro.
Cigarra A: Um… Um, dois, três e… (Começam a cantar)
(Formigas se divertem e dançam enquanto trabalham.)
Narrador 2: Só paravam quando cansadinhas; e ficavam felizes quando percebiam que divertiam as formigas que por ali trabalhavam.
(As cigarras param de cantar e as formigas aplaudem)
Formiga 4 (para Formiga 2): Ai, eu adoro eles!
Formiga 2: Eu também!
(Formigas voltam a trabalhar; as cigarras conversam entre elas sobre o show)
Música:
A formiga, a formiga trabalhava até pifar;
E a cigarra, e a cigarra só vivia a cantar.
A cigarra é muito boa que parece uma orquestra,
Ela canta, ela toca e alegra a floresta.
Narrador 3: Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas (efeitos sonoros). Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. (Todos saem correndo e as cigarras ficam encolhidas num canto).
Narrador 4 – As pobres cigarras, sem abrigo e com muito frio, foram procurar ajuda.
Mancando e tremendo de frio foram ao formigueiro.
Segunda participação dos músicos. Mesma música da cena anterior, mas mais lenta, sombria e grave.
A cigarra, tão alegre, que vivia a cantar,
A coitada, a coitada, no inverno pôs-se a chorar.
Mudar cenário e manter a música até que todas as cigarras se aninhem no canto do palco.
(Formigueiro. Formiguinha 1 e 3 jogam vídeo game. Formiguinha 4 e 5 arrumam. Formiga 2 entra com uma panela)
Formiga 2: Pessoal, a sopa está servida!
Formigas 1 e 3: Oba! (Toca a campainha)
Formiga 4: Ué? Quem será?
Formiga 5 (abrindo a porta): Oi! Que querem?
Cigarra A: Viemos em busca de um agasalho. (tosse)
Cigarra B: O mau tempo não passa, e a gente…
Formiga 4 (interrompendo): E o que fizeram durante o bom tempo, que não construíram a casa de vocês?
Cigarra B (assoando o nariz): A gente cantava, bem sabe somos cantores e…
Formiga 2 (reconhecendo os músicos): Ah! Eram vocês que cantavam nessa árvore enquanto nós trabalhávamos?
Cigarra E: Isso mesmo, era a gente… (espirra)
Cigarra D: Estávamos ensaiando nosso show… (tosse)
Cigarra A – E a chuva alagou nossa casa.
Formiga 1: Ah! Pois então entrem!
Formiga 5: Vocês cantam muito bem! A gente sempre gostou do som de vocês!
Formiga 3: A música nos distrai.
Formiga 4: E nos deixava mais alegre no trabalho. (entregando um bloquinho) Me dá um autógrafo?
Formiga 2 (para as cigarras): A gente sempre falava: que felicidade termos vizinhos tão legais! Posso tirar uma foto com vocês?
Cigarra A (se prepara para foto): Claro. (Todos se juntam e tiram a foto)
Formiga 5: Entrem, que aqui vocês terão cama e mesa durante todo o mau tempo.
Formiga 3: Estão com fome?
Formiga 2: Acabei de fazer uma sopa deliciosa! Estão servidos?
Cigarra F: Sério?
Formiga 4 : Claro! Entrem!
(As cigarras e as formigas entram e sentam para tomar a sopa)
Música:
“Pão é bom, café com pão é bom”.(Durante a percussão corporal, os alunos que tocaram levantam e sentam no lugar dos atores. Os atores que estavam em cena sentam no lugar dos músicos.)
Narrador 1: As cigarras entraram, sararam da tosse e voltaram a ser as alegres cantoras dos dias de sol.
Formiga má
Narrador 4: A formiga má (Entra a formiga má seguida das outras formigas)
Formiga má: Sou eu! (dá uma gargalhada)
(Formigas trabalham desanimadas. Entram as cigarras e começam a cantar uma música. As formigas ouvem a música, ficam animadas e dançam enquanto trabalham. A formiga má olha com inveja.)
Formiga 7 (Dançando): Adoro essa banda!
Formiga 8: Yo tambiem!
Formiga 9: Eles vão fazer um show lá…
Formiga má (brava): Caladas! Estão me atrapalhando! (puxa a orelha da formiga 7, que não para de dançar). Vamos prestar atenção no trabalho, e não nessas cigarras desafinadas! (formigas trabalham tristes)
Formiga 7: Mas essa música me deixa mais alegre…
Formiga má: Deixa de besteira. Isso não serve para nada! Concentrem-se! (Voltam a trabalhar, e as cigarras continuam a ensaiar. Cena sem fala.)
A cigarra, a cigarra que vivia a cantar tão alegre e divertida que irritava a formiga má.
Narrador 2: Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender as cigarras, e com dureza as repeliu de sua porta.
Narrador 4: As cigarras, como de costume, haviam ensaiado sem parar o outono inteiro.
Narrador 3: E o inverno (efeito sonoro de chuva) veio encontrá-las desprovidas de tudo.
(Começa a chover e todos saem correndo. As cigarras ficam encolhidas num canto.)
Narrador 2: Sem casa onde abrigar-se, nem folhinhas para comerem.
Narrador 1: Desesperadas,
Narrador 3: Foram procurar ajuda no formigueiro.
(Formigueiro. Formigas arrumam a mesa. Voz da formiga má, que canta muito desafinada.)
Formiga 6 (para formiga 7): Lá vem ela!
Formiga 9: Dai-me paciência!
Formiga 8: Mio Dios! (Servem os pratos).
Formiga 7: E ela ainda pensa que é afinada! (todos riem baixinho.)
(Formiga má entra e canta para o espelho. As formigas comem sem gostar da cantoria da formiga. Mas toda vez que a formiga má vira, elas fingem gostar)
Narrador 4: Quando as cigarras chegaram ao formigueiro, tocaram a campainha.
(Tocam a campainha.)
Formiga 9 (levantando): Será que temos visita?
Formiga 8: Me encantam las visitas!
Formiga má: Mas quem será que veio atrapalhar nosso jantar?
(A formiga má abre a porta.)
Formigas 7, 8 e 9: As cigarras cantoras!
Formiga 9: Somos suas fãs! (Formiga má coloca-se na frente das formigas, cruza os braços – sem som –, escuta as cigarras.)
Narrador 1: As cigarras imploraram uns miseráveis restos de comida.
Narrador 4: Pagariam com juros altos aquela comida.
Narrador 2: Logo que o tempo as permitisse poderiam se apresentar e teriam como pagar.
Narrador 3: Mas a formiga má era impiedosa e sem entranhas.
Narrador 1: Além disso, invejosa.
Narrador 2: Como não sabia cantar, tinha ódio das cigarras por vê-las queridas de todos os seres.
Narrador 2 interrompe cantando:
A formiga é muito má e já sei como explicar: Por inveja da cigarra, ela não quer ajudar!
Cigarra C: Precisamos de ajuda.
Cigarra F: Estamos sem comida e abrigo
Formiga 6: Entrem!
Formiga má: Opa! Ninguém vai entrar coisa nenhuma.
Formiga 7: Mas elas são legais…
Formiga má: Silêncio! Estão sem abrigo, né? E o que fizeram durante o bom tempo?
Cigarra D: Nós… (tosse) nós ensaiávamos.
Cigarra B: Cantávamos para… (espirra)
Formiga má: Ah, cantavam?
Cigarra E: Sim, somos cantores e …
Formiga má: Pois dancem agora… (dá uma risada malvada.).
Cigarra C: Mas a gente… (fecha a porta.)
Cigarra B: E agora?
Narrador 1: Resultado:
Narrador 2: As cigarras ali morreram de frio.
Narrador 3: E, quando voltou a primavera, o mundo apresentava um aspecto mais triste.
Narrador 2: É que faltava na música do mundo o som estridente daquelas cigarras.
Narrador 3 e 4: Mortas (tocar o tema da cigarra de novo).
Narrador 4: Por causa do egoísmo e da inveja da formiga.
Narrador 2: Os artistas são as cigarras da humanidade.
Funk (sem a letra, só “tocado” com percussão corporal).
Enquanto os grupos se organizam, é importante observar e fazer as intervenções necessárias.
Depois das apresentações, será interessante conversar sobre o que sentiram, o que foi mais desafiador e o que aprenderam.
Ao final, é possível propor uma autoavaliação, relembrando com a turma quais eram os objetivos da proposta:
- Conhecer as características dos textos dramáticos.
- Ler e compreender os textos lidos.
- Encenar textos dramáticos.
A avaliação pode ser feita pelo(a) docente em todo o processo, a partir da observação do planejamento dos grupos, do envolvimento e da participação individual, bem como das apresentações finais.
Referências:
A Cigarra e a formiga – adaptação teatral da fábula de Monteiro Lobato| Teatro na Escola
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Materiais Relacionados
1) Sobre o livro “O príncipe atrasado”:
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
2) Para saber mais sobre textos dramáticos:
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Acesso em: 20 de setembro de 2023.
Bom trabalho e bons estudos!
Plano de aula elaborado pela professora Renata Helene Ferreira Campos.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.