Conteúdos
Terra – Um planeta em movimento!
Objetivos
Compreender movimentos da terra e seus efeitos no dia-a-dia.
Antes dar início às Etapas consulte Para Saber Mais
1ª Etapa: Introdução do tema
Distribua a letra da canção e apresente-a aos alunos. Peça que indiquem as palavras novas que aparecem na canção. Indague o que sabem o que acham que rotação e translação significam.
A partir das respostas faça intervenções. Proponha, então, uma atividade corporal para representar os movimentos da terra, ou seja, girar e se movimentar ao mesmo tempo, um pouco inclinado.
Inclua um aluno com uma lanterna na dramatização. Ele iluminará os colegas que girarão a sua volta. Assim será possível explicar o dia e a noite. E também o fuso horário. Como as diferentes áreas recebem iluminação diversa, o horário varia em cada uma delas.
Lembre-se de chamar a atenção para o fato de que o sol também se movimenta, tem a sua própria órbita.
Se dispõe de computador e data-show na sala, apresente as animações dos movimentos trabalhados utilizando os links sugeridos acima e retome
2ª Etapa: Exploração do objeto
Organize os alunos em duplas produtivas, de acordo com as competências de leitura para que todos, de maneira colaborativa, realizem a atividade.
Acesse com os alunos a atividade interativa “Terra – Um Planeta em Movimento”, disponível no portal Net Educação. Observe de que maneira os alunos acompanham e interagem com o objeto.
Deixe que eles retornem a atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.
Por fim, numa roda de conversa, compartilhem as descobertas. Caso perceba algum equívoco aproveite para esclarecer.
3ª Etapa: Construção de maquete
Proponha aos alunos a produção de uma maquete em que possam apresentar os conceitos aprendidos. Os alunos farão o cenário e utilizarão esferas ou frutas para representar o Sol, a Terra e os seus movimentos. Ao ficarem prontos, proponha que façam a apresentação dos conceitos usando os cenários construídos.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie do conceito de translação e rotação. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo. Necessitará de materiais como lanterna, globo terrestre, câmera digital, editor de vídeo, exemplo Movie Maker.
1. Era uma vez, o Sol, a Terra e a Lua
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml
2. Duração do dia e da noite
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_duracaododiaedanoite
3. Simulador Sistema Solar para download –
http://solar-system-3d-simulator.softonic.com.br/
4. Dia e noite
http://www.skoool.pt/content/los/physics/day_night/launch.html (em português de Portugal)
5. As estações do ano
http://www.skoool.pt/content/los/physics/seasons_day_length/launch.html (em português de Portugal)
6. Duração do ano – http://www.skoool.pt/content/los/physics/year_length/launch.html
7. Dança dos movimentos da Terra – http://letras.terra.com.br/bia-bedran/624856/
Prepare cópias da letra da música indicada no link 7
Solicite que tragam para a sala esferas de isopor (3 tamanhos diferentes) laranjas, limões e alfinetes. Disponibilize também papéis coloridos, cola, durex e fios.
Realização: Instituto Paramitas.