Conteúdos
• Leitura e interpretação de texto;
• Sistema monetário;
• Pirâmide Alimentar;
• Plantio.
Objetivos
• Perceber quais são os hábitos alimentares saudáveis para uma melhor qualidade de vida;
• Apresentar senso de observação, pesquisa e reflexão;
• Refletir sobre o desperdício dos alimentos.
1ª Etapa: Uma história que encanta
Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download, está em “Material de Apoio”.
• Leia para os alunos a história: A Cesta de Dona Maricota da autora Tatiana Belinky que fala em forma de versos e rimas sobre uma disputa entre os alimentos para ver quem é o mais nutritivo.
• Questione os alunos sobre seus alimentos preferidos e mais consumidos em casa e faça um registro desses dados, por meio de um gráfico com os resultados;
• Para deixar disponível na sala de aula, confeccione um Jogo da Velha com peças incluindo frutas. (Anexo 1)
2ª Etapa: Conhecendo a Pirâmide Alimentar
• Peça aos alunos que pesquisem informações sobre a Pirâmide Alimentar e que, em seguida, confeccionem em grupo uma com imagens coloridas, para ser fixada no refeitório da Escola.
3ª Etapa: Diferentes opiniões
• Nesta etapa, proponha aos alunos que realizem entrevistas com os demais educandos da escola sobre o que pensam sobre os alimentos (alimentos mais consumidos). Construa outro gráfico com os resultados, para que os alunos façam a comparação dos mesmos. Antes de iniciar a atividade, construa com o grupo o roteiro de questões.
• Em seguida, solicite que pesquisem sobre cardápios nutritivos para o lanche escolar e organizem um cardápio saudável para uma semana de aula.
4ª Etapa: Desperdício nunca mais
• Leve para a sala de aula algumas ideias de como aproveitar na íntegra os alimentos e utilizar partes de frutas, verduras e legumes pouco consumidos. Posteriormente, organize com a turma um livro de receitas nutritivas.
• Esse livro poderá ser distribuído para professores, familiares das turmas dos alunos, Equipe Diretiva e Biblioteca da Escola.
5ª Etapa: Horta na Escola
• Proponha que os alunos pesquisem sobre o plantio de alimentos, época e tempo aproximado para a colheita. Você poderá propor a montagem de uma horta na escola ou caso a unidade escolar já possua uma, entre em contato com a Mantenedora da Escola e convide-a a participar da reorganização desse espaço. Façam uma análise do solo, adubem, plantem mudas e acompanhem o crescimento até a colheita.
6ª Etapa: Confraternizando
• Para finalizar o trabalho, organize um almoço na Escola incluindo no cardápio alimentos saudáveis e receitas pesquisadas – Anexo 2 (contar com o auxílio da Supervisora Escolar, Direção e merendeiras).
Materiais Relacionados
1- Para saber mais sobre nutrição e alimentação saudável acesse os links:
http://bit.ly/1O6GwSY
http://bit.ly/1g59gMD
2- Para assistir com os alunos vídeo sobre alimentação saudável;
3- Jogos sobre alimentação saudável estão disponíveis nos links:
http://bit.ly/29zPJJs
http://bit.ly/29kMaWA
http://bit.ly/1on1Pjx
http://bit.ly/29kMswJ
http://bit.ly/29BMsX4
http://bit.ly/29Ssc2B
http://bit.ly/29rMthI