Conteúdos

• Leitura e interpretação de texto;
• Sistema monetário;
• Pirâmide Alimentar;
• Plantio.

Objetivos

• Perceber quais são os hábitos alimentares saudáveis para uma melhor qualidade de vida;

• Apresentar senso de observação, pesquisa e reflexão;

• Refletir sobre o desperdício dos alimentos.

1ª Etapa: Uma história que encanta

Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download, está em “Material de Apoio”. 



Leia para os alunos a história: A Cesta de Dona Maricota da autora Tatiana Belinky que fala em forma de versos e rimas sobre uma disputa entre os alimentos para ver quem é o mais nutritivo.


 

• Questione os alunos sobre seus alimentos preferidos e mais consumidos em casa e faça um registro desses dados, por meio de um gráfico com os resultados;



• Para deixar disponível na sala de aula, confeccione um Jogo da Velha com peças incluindo frutas. (Anexo 1)

2ª Etapa: Conhecendo a Pirâmide Alimentar

 • Peça aos alunos que pesquisem informações sobre a Pirâmide Alimentar e que, em seguida, confeccionem em grupo uma com imagens coloridas, para ser fixada no refeitório da Escola. 

3ª Etapa: Diferentes opiniões

• Nesta etapa, proponha aos alunos que realizem entrevistas com os demais educandos da escola sobre o que pensam sobre os alimentos (alimentos mais consumidos). Construa outro gráfico com os resultados, para que os alunos façam a comparação dos mesmos. Antes de iniciar a atividade, construa com o grupo o roteiro de questões.



• Em seguida, solicite que pesquisem sobre cardápios nutritivos para o lanche escolar e organizem um cardápio saudável para uma semana de aula.

4ª Etapa: Desperdício nunca mais

• Leve para a sala de aula algumas ideias de como aproveitar na íntegra os alimentos e utilizar partes de frutas, verduras e legumes pouco consumidos. Posteriormente, organize com a turma um livro de receitas nutritivas.



• Esse livro poderá ser distribuído para professores, familiares das turmas dos alunos, Equipe Diretiva e Biblioteca da Escola.

5ª Etapa: Horta na Escola

• Proponha que os alunos pesquisem sobre o plantio de alimentos, época e tempo aproximado para a colheita. Você poderá propor a montagem de uma horta na escola ou caso a unidade escolar já possua uma, entre em contato com a Mantenedora da Escola e convide-a a participar da reorganização desse espaço. Façam uma análise do solo, adubem, plantem mudas e acompanhem o crescimento até a colheita.

6ª Etapa: Confraternizando

 • Para finalizar o trabalho, organize um almoço na Escola incluindo no cardápio alimentos saudáveis e receitas pesquisadas – Anexo 2 (contar com o auxílio da Supervisora Escolar, Direção e merendeiras).

Materiais Relacionados

1- Para saber mais sobre nutrição e alimentação saudável acesse os links:

http://bit.ly/29o61A8

http://bit.ly/1fPwNOS

http://bit.ly/1O6GwSY

http://bit.ly/1g59gMD

2- Para assistir com os alunos vídeo sobre alimentação saudável;

3- Jogos sobre alimentação saudável estão disponíveis nos links: 

http://bit.ly/29zPJJs

http://bit.ly/29kMaWA

http://bit.ly/1on1Pjx

http://bit.ly/29kMswJ

http://bit.ly/29BMsX4

http://bit.ly/29Ssc2B

http://bit.ly/29rMthI

Arquivos anexados

  1. Tecnologia e Educação: Qualidade de Vida

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.