Conteúdos

– Tangram

Objetivos

– Promover a apropriação de conceitos matemáticos por meio de material concreto
– Explorar o tangram
– Desenvolver o pensamento lógico
– Reconhecer formas geométricas planas
– Construir figuras por composição ou decomposição

Série/Ano
2º ano do ensino fundamental
Vale destacar que apesar da sugestão de atividade ser para o 2º ano, esse conteúdo pode ser apresentado durante todo o primeiro ciclo do ensino fundamental.

1ª Etapa: Explorando o tangram e reconhecendo figuras geométricas

Professor(a), nesta primeira etapa do trabalho é importante que você deixe os(as) alunos(as) construírem o tangram. Inicie a atividade explicando as lendas que subjazem o surgimento do tangram, aproveite para evidenciar as figuras geométricas como quadrado, triângulo e paralelogramo que compõem o jogo e deixe os(as) alunos(as) ansiosos(as) para construí-lo.

Para o processo de produção do tangram, vocês precisarão de papel cartão ou dobradura, lápis, régua e borracha. Em grupos de três, peça aos/às alunos(as) que cortem o papel em um quadrado. As dimensões utilizadas podem ser de 20 centímetros em cada um dos lados. Durante a confecção, explore com os(as) alunos o comprimento dos lados do quadrado, do triângulo e do paralelogramo.

Comece pelo quadrado, na sequência, solicite que os(as) alunos(as) cortem as partes do jogo como se mostra na sequência das figuras abaixo. Para maiores informações sobre a construção do tangram, sugere-se o link “Passo a passo de como fazer um tangram”.

É válido, nesse processo, estimular a parceria entre os(as) alunos(as), bem como o trabalho cooperativo. Além disso, promova discussões construtivas acerca dos conceitos das figuras geométricas que são produzidas no jogo.

2ª Etapa: Definição das figuras geométricas e construção de figuras

Após a construção dos tans, nesta etapa, professor(a), você pode solicitar aos(às) alunos(as) que desenvolvam pesquisas sobre as características das figuras geométricas planas que compõem o jogo. Para tal atividade, você pode levá-los ao laboratório de informática ou à biblioteca. Se optar pelo laboratório de informática, aproveite para orientá-los(as) a respeito das fontes de busca. Informe-os(as) que o Google como ferramenta de busca pode nos sugerir páginas que não são confiáveis e que a melhor das opções é a escolha de algumas plataformas, como as sugeridas: Uol Educação, Escola Kids e Brasil Escola.

Após a consulta e o registro das informações, e novamente em sala de aula, peça aos/às estudantes que partilhem os resultados com a turma. Após essa etapa, sistematize na lousa de giz as características das figuras geométricas e oriente-os(as) a comparar as figuras do tangram produzido, especialmente os triângulos. Faça questões sobre essas peças e tente incitar o debate acerca dos ângulos, do perímetro e da área. Você também pode iniciar a discussão acerca de temas e conceitos da geometria, como reta, perpendicularidade, segmento e vértice, pois esses serão abordados ao longo do ensino fundamental.

Após essas explicações, deixe os(as) alunos(as) explorarem o tangram e os(as) oriente a compor outras figuras com as peças. Trata-se de uma etapa em que a criatividade dos(as) alunos(as) deve ser estimulada, portanto, professor(a), você pode propor competições entre os grupos da sala ou com outras salas da escola. No site Escola Kids há um link com várias possibilidades de figuras que podem ser construídas por meio do tangram.

Lembre-se que as características das peças do tangram permitem a exploração e a construção de inúmeras figuras e que a concretude desse material propicia o desenvolvimento do pensamento lógico e imagético, tão necessários ao conhecimento matemático.

Materiais Relacionados

Professor(a), o tangram é um jogo chinês formado por sete peças – ou tans – de formatos diferentes: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. O objetivo do jogo é montar diferentes figuras utilizando todos os tans e sem os sobrepor. São inúmeras as possibilidades de composição de figuras com o tangram e todas elas podem ser exploradas a partir da criatividade dos jogadores. No conteúdo curricular de matemática, o tangram é muito utilizado devido à sua concretude e por fornecer visibilidade para alguns conceitos e representações matemáticas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o tangram pode ser um grande aliado para promover o reconhecimento de figuras planas, por exemplo.

A respeito do tangram e de seu uso para fins didáticos, você pode acessar o artigo “Intervenção com jogos: estudo sobre o tangram”, de MACEDO; PETTY; CARVALHO; SOUZA (2015).

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Tangram e as figuras geométricas

Tags relacionadas

Deixe um comentário

Please Login to comment

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.