Conteúdos
Este plano de aula para os anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo apresentar os substantivos concretos e abstratos por meio da literatura infantil.
Objetivos
- Conhecer o conceito de substantivo;
- Apresentar substantivos concretos e abstratos;
- Conhecer a história “O monstro das cores”;
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e resolução de problemas; e
- Trabalhar as habilidades socioemocionais.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Literatura infanto-juvenil.
- Substantivo concreto;
- Substantivo abstrato.
Palavras-chave:
Anos iniciais. Gramática. Substantivos. Língua portuguesa.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Perguntas disparadoras: O que são substantivos?
O primeiro passo é entender o que sua turma sabe a respeito dos substantivos. Portanto, levante perguntas disparadoras: O que são substantivos? Para que servem? Podem me dar exemplos de substantivos?
Desenhe no quadro um mapa mental, conforme modelo abaixo, e vá preenchendo de acordo com as respostas da turma.
Se o número de respostas for baixo ou nulo, não dê as respostas, siga com a aula normalmente.
2ª Etapa: Conceito e classificação
Nesta etapa, apresentaremos apenas os substantivos concretos e abstratos.
Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.
- Substantivos concretos
Os substantivos concretos designam as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares. Exemplos: menina, homem, cachorro.
- Substantivos abstratos
Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações. Exemplos: beleza, alegria, bondade.
Crédito: Toda Matéria
Acesso em: 28 de janeiro de 2024.
Após apresentar conceito e classificação, faça novamente o mapa mental com a turma, assim será possível observar se os alunos aprenderam o conteúdo e quais são as dúvidas e dificuldades.
3ª Etapa: Trabalhando habilidades socioemocionais por meio dos substantivos
Hora da história!
Nesta etapa, você irá apresentar à turma a história: “O monstro das cores”, de Anna Llenas. Se não tiver acesso ao livro, você poderá assistir aos vídeos abaixo e contar a história aos seus alunos – de forma lúdica e divertida.
Inspiração #1 | O monstro das cores – Varal de Histórias
Acesso em: 28 de janeiro de 2024.
Inspiração #2 | O monstro das cores – histórias sobre sentimentos – Fafá Conta
Acesso em: 28 de janeiro de 2024.
Finalizada a hora da história, promova uma conversa com a turma sobre sentimentos. Como vocês estão se sentindo hoje? O que sentiram durante a contação da história do monstro das cores? O que são sentimentos? Podemos vê-los? Podemos pegá-los nas mãos? O que é algo abstrato?
Com essa proposta, espera-se que os alunos cheguem ao conceito de substantivos abstratos apresentados anteriormente. Após esta etapa, solicite que cada criança desenhe o monstrinho que mais a representa no momento. Disponibilize folha sulfite e lápis de cor.
Bom trabalho e bons estudos!
Plano de aula elaborado pela professora Letícia Baroni Gallo.
Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: adaptação – Canva.com