Conteúdos

Revolução Cubana
História e Cinema
Funções na Produção Cinematográfica

 

Objetivos

Estudar a Revolução Cubana;

Estudar a Guerra Fria e a importância do Cinema na construção do conceito de um mundo dividido;
Conhecer funções e processos na construção de um filme;
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

Soy Cuba – O Mamute Siberiano não é um tipo de filme que os alunos costumam ver. Antes de exibi-lo, comente um pouco sobre a sua proposta (um filme sobre a história de um filme), e converse um pouco sobre as questões históricas de que está tratando: a revolução cubana, a guerra fria, os mecanismos de propaganda dos Estados Unidos e da União Soviética. É interessante que o professor tenha assistido também ao filme objeto do documentário  Soy Cuba, de Mikail Kalatosov (o original) e possa exibir algumas cenas deste.

2ª Etapa: Debate após o filme:

Após a exibição, será o momento de conversar com os alunos sobre a obra, suas impressões e suas dúvidas. Qual era a função da produção do filme Soy Cuba no contexto retratado? Por que era tão importante divulgar a Revolução Cubana para todo o mundo, e qual era o interesse da União Soviética nessa divulgação? Como a produção do filme impactou na vida real dos cubanos? Quais foram os motivos de fracasso e de posterior valorização do filme? Como os participantes do filme viveram essa história? 

3ª Etapa: Atividades

História: Cuba – Antes e Depois da Revolução de 1959



Soy Cuba foi um filme feito em 1964 – poucos anos depois da revolução, para dar a conhecer a Revolução Cubana ao mundo. Possui quatro episódios que mostram personagens e suas vidas durante a Ditadura de Fulgêncio Batista, quando Cuba era praticamente uma colônia dos Estados Unidos, tendo extrema influência econômica, política e cultural deste país. O Professor de História pode partir da obra para estudar com os alunos a História Cubana, antes, durante e depois da revolução.

 

Para começar, sugerimos mostrar a 1ª cena do filme Soy Cuba (ver em Para Saber Mais), que começa mostrando uma cena bem tropical, com um homem remando e, em seguida, um concurso de beleza em uma piscina, com música pop e mulheres brancas se exibindo e nadando. Além de comentar os aspectos cinematográficos (o incrível plano-sequência, com uma câmera que desce um andar e entra na piscina), o professor pode resgatar da cena vários elementos de Cuba pré-revolucionária. Discuta com os alunos: Quem são essas pessoas? São cubanos, ricos, pobres? Essa imagem parece com o nosso imaginário sobre Cuba? Podemos comparar com a representação dos negros no audiovisual brasileiro? Como entender o corte radical entre a cena do homem negro remando e os brancos na piscina? O que esta cena está querendo mostrar sobre essa sociedade?

 

Após a discussão, o professor expõe aos alunos o contexto da Cuba pré-revolucionária, a presença dos Estados Unidos, os cassinos e night clubs, e a ditadura de Fulgêncio Batista.  Tendo situado os alunos no contexto político de Cuba será o momento de estudar a Revolução. Seus principais personagens (Fidel Castro, Che Guevara, Raúl Castro, Camilo Cienfuegos) e o processo até a tomada do poder.  

 

Na sequência será o momento de estudar a pós-revolução: o lugar de Cuba na ordem mundial, o rompimento com os Estados Unidos, o apoio da União Soviética, dando ênfase ao contexto da Guerra Fria. Nesta instância, será importante discutir a importância da propaganda durante a Guerra Fria e como o Cinema foi importante na “publicidade” dos modos de vida Estadunidense e Soviético. Podemos dizer que Soy Cuba entra precisamente aí, na necessidade de Cuba e da União Soviética se mostrarem ao mundo. Em Soy Cuba, O Mamute Siberiano, vemos uma explicação da centralidade do cinema para o novo governo revolucionário, com a criação do ICAIC como um dos primeiros decretos. [9.35’]. Para finalizar o estudo, peça aos alunos para que escrevam um pequeno comentário sobre o filme visto, articulando-o com a História Cubana.

 

6. No caso de se usar o filme no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), pode haver alunos na turma que viveram esse período e podem dar depoimentos sobre o que eles ouviam falar sobre Cuba nos anos 1960 (a propaganda anticomunista, por exemplo). Ou os alunos jovens podem perguntar o mesmo para os seus pais.

 

Arte: Como se faz um filme? 

 

 

A obra trabalhada é um filme sobre um filme, o que faz com que revele diversos aspectos da produção de cinema, que muitas vezes os espectadores não param para pensar. O que está por traz de um filme? Quantas pessoas trabalham e o que fazem? Sugerimos que o professor de Arte faça essas perguntas a seus alunos, estudando as diferentes etapas e funções necessárias para a gravação de um filme.

 

Primeiramente, o professor perguntará aos alunos o que se lembram sobre a produção de Soy Cuba que foi contada no documentário. Quais foram as etapas de produção? Quem elaborou o roteiro e em que momento? Como foram selecionados os atores? Quais foram os detalhes da fotografia do filme? (ver minuto 50) Quem foi o responsável pela música e quais os seus desafios? (44:15’) Quais anedotas são contadas sobre a produção (por exemplo, quando o diretor pede 5.000 soldados para a gravação e eles têm que tomar cuidado para avisar as pessoas de que é um filme, e não uma nova revolução [56’]).

 

Em seguida, o professor pode sistematizar as diferentes funções citadas, e outras, e explicará o que faz cada uma delas. (ver item 4 em Para Saber Mais). Roteirista, Diretor, Músico, Produtor, Atores, Câmera, Montador, etc. Pode usar exemplos do filme Soy Cuba, de outros filmes, vídeos de making-off, etc.

 

Para encerrar a atividade com criatividade, o professor irá dividir os alunos em grupos de 10, e cada grupo fará uma pequena encenação baseada no “mundo do cinema”. Devem elaborar um roteiro que trate de alguma situação da produção de um filme, em que cada aluno atuará com uma função. Ex: Um é o diretor, outros fazem os dois atores principais, outro é o cameraman, outro o operador de som. As situações podem ser as mais diversas: um ator que não lembra sua fala e devem repetir a cena muitas vezes, um diretor que desaparece e ninguém pode encontrá-lo, ou começa a chover no meio de uma filmagem ao ar livre e precisam encontrar uma solução. O mais importante é que eles incorporem as diferentes funções e as explicitem no roteiro e na execução.

 

O professor de Arte pode também propor um diálogo com o filme Saneamento Básico (link 9 da aba Para organizar o seu trabalho…) 

 

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser visto na íntegra neste link

 
 
3. Leia uma crítica ao filme
 
4. Entenda as diferentes funções na produção de um filme a no artigo publicado no Net Educação
 
5. Veja um vídeo de entrevistas sobre Produção de Cinema
 
 
7. Saiba mais sobre a Revolução Cubana no link
 
8. Leia sobre a história do Cinema Cubano no artigo publicado no Portal NET Educação 
 
9. Consulte o plano de aula do filme Saneamento Básico, em que há também o uso do recurso da metalinguagem, publicado no Portal NET Educação   
 
Soy Cuba – O Mamute Siberiano
 
Sinopse: 
 
O Documentário conta a história do filme “Soy Cuba”, uma coprodução cubana e soviética realizada em 1964, com o objetivo de divulgar ao mundo o sucesso da revolução. Entrevista atores e pessoas da produção do filme, que vão remontando o processo de filmagem – uma superprodução – que ao mesmo tempo é a história do socialismo, de Cuba, da Guerra Fria e, é claro, do Cinema.
 
Ficha técnica:  Título: Soy Cuba – O Mamute Siberiano  Duração: 90 min. Direção: Vicente Ferraz  Roteiro: Vicente Ferraz  Elenco : Vicente Ferraz, Raúl Garcia, Alfredo Guevara, Luz María Collazo, Sergio Corrieri, Enrique Pineda Barnet Classificação: Livre Ano/Pais de Produção:  2005/ Brasil  Edição: Dull Janiel/ Mair Tavares  Música: Jenny Padrón
 

Arquivos anexados

  1. Soy Cuba – O Mamute Siberiano

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