Conteúdos

Sequências;
Progressão Geométrica;
Soma infinita dos termos de uma PG;
Fractais;

Objetivos

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H8 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 – Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H21 – Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 – Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula, consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Introdução do tema – triângulo de Sierpinski

O objetivo desse plano de aula é apresentar uma proposta para introduzir a soma infinita dos termos de uma PG.



Antes de introduzir a atividade, os alunos já devem conhecer as principais características das progressões aritméticas e geométricas. Acesse os links 3 e 7 para ver a sistematização da PA e PG. (links disponíveis na aba "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais").



Inicie a aula explicitando algumas características dos fractais. Leve imagens para a sala e mostre alguns fractais. Você pode utilizar o link 2.



Nesse início, os alunos devem ter contato com as propriedades de auto-semelhança e a complexidade infinita dos fractais. Não entraremos em detalhes sobre a dimensão dos fractais.



Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios. Cada grupo precisará de:

• Régua.

• Compasso

• Folha sulfite

• Lápis e borracha.



Entregue uma folha aos alunos com as seguintes instruções:



Triângulo de Sierpinski























Neste trabalho vocês irão construir os quatro primeiros estágios do triângulo de Sierpinski e responder a um questionário no final.



TRIÂNGULO ORIGINAL

1º passo: Construa um triângulo equilátero com 16 cm de lado com auxílio da régua e compasso.



ESTÁGIO 1:

1º passo: Construa um triângulo equilátero com 16 cm de lado com auxílio da régua e compasso.

2º passo: Divida cada lado do triângulo em duas partes iguais (ou seja, encontre o ponto médio).

3º passo: Trace o triângulo no centro e ilustre-o da maneira que preferir.



ESTÁGIO 2:

1º passo: Repita o estágio um.

2º passo: Divida cada lado dos novos triângulos brancos em duas partes iguais (ou seja, encontre o ponto médio).

3º passo: Trace o triângulo no centro de cada triângulo branco e ilustre-os da maneira que preferir.



ESTÁGIO 3:

1º passo: Repita o estágio dois.

2º passo: Divida cada lado dos novos triângulos brancos em duas partes iguais (ou seja, encontre o ponto médio).

3º passo: Trace o triângulo no centro de cada triângulo branco e ilustre-os da maneira que preferir.



ESTÁGIO 4:

1º passo: Repita o estágio três.

2º passo: Divida cada lado dos novos triângulos brancos em duas partes iguais (ou seja, encontre o ponto médio).

3º passo: Trace o triângulo no centro de cada triângulo branco e ilustre-os da maneira que preferir.



QUESTÕES:

1. Escreva os cinco primeiros termos da sequência onde o 1º termo indica a quantidade de triângulos brancos no estágio original, o 2º termo indica a quantidade de triângulos brancos no estágio 1, e assim sucessivamente.

Resp: 1, 3, 9, 81, 243



2. Qual é o próximo termo desta sequência?

Resp: 729



3. O que acontece a cada novo termo?

Resp: Espera-se que o aluno perceba que a cada novo termo, o número de triângulos brancos triplica.



4. Se continuarmos o processo, quantos triângulos brancos teremos no estágio 10?

Resp: 19683 triângulos brancos.



5. Agora, vamos analisar o número total de triângulos em cada estágio. Escreva os cinco primeiros termos da sequência onde o 1º termo indica a quantidade de triângulos no estágio original, o 2º termo indica a quantidade de triângulos brancos no estágio 1, e assim sucessivamente.

Resp: 1, 4, 13, 94, 337.



6. Qual é o próximo termo desta sequência?

Resp: 337 + 729 = 1066.



7. O que acontece a cada novo termo?

Resp: Espera-se que o aluno perceba que o n-ésimo termo dessa sequencia é igual à soma dos n primeiros termos da sequência construída na questão 1.



8. Quantos triângulos teremos se continuarmos o processo indefinidamente?

Resp: Termos um número infinito de triângulos.



Observe que foi pedido ao aluno que, a cada etapa da construção do triângulo de Sierpinski, pintasse o triângulo do centro. De fato, o triangulo central deve ser removido, mas optamos pela ilustração para facilitar o manuseio dos materiais e a aplicação da atividade.

2ª Etapa: Situação-Problema

Depois que os grupos terminarem de registrar as respostas comente que, se continuarmos o da construção do triângulo de Sierpinski indefinidamente, teremos infinitos triângulos. Em seguida, proponha a seguinte questão: Já que o número de triângulos é infinito, podemos dizer que a área pintada também será infinita?



O objetivo é gerar um conflito. Em geral, os alunos se espantam coma a ideia de que a soma da área de infinitos triângulos não é um número infinito. Você pode conduzir a discussão da seguinte forma:



1. Construa a tabela com os valores da medida do lado do triângulo branco (cm) e a área de cada triângulo branco (cm2) em cada estágio.







2. Pergunte o que ocorre com a medida do lado do triângulo branco a cada novo termo. Espera-se que os alunos percebam que a cada novo termo a medida do lado do triângulo branco se reduz à metade.



3. Pergunte o que ocorre com a área do triângulo branco a cada novo termo. Espera-se que os alunos percebam que a cada novo termo a área do triângulo branco se reduz à quarta parte.



4. Peça aos alunos que calculem á área dos triângulos brancos nos seis primeiros estágios. Basta multiplicar a área do triângulo branco pela quantidade de triângulos brancos em cada estágio.



5. Pergunte o que ocorre com a soma da área dos triângulos brancos a cada novo termo. Espera-se que os alunos percebam que a cada novo termo a área do triângulo branco é multiplicada por ¾.



6. Peça aos alunos que calculem a área pintada do triângulo nos seis primeiros estágios. Basta subtrair a soma da área dos triângulos brancos da área do triângulo inicial.





 

7. Conclua, com os alunos, que a cada novo termo a área se aproxima à área do triângulo inicial, ou seja, a área tende a  . Esse valor é resultado de  .

3ª Etapa: Sistematização dos conteúdos abordados

Sistematize a soma infinita de termos de uma PG. A formalização da fórmula pode ser feita a partir de sua demonstração. Acesse o link 3 para ver a demonstração.



Em seguida, relacione a atividade anterior à fórmula e proponha novas questões. 

Materiais Relacionados

Caro professor, para esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

• Material sobre fractais
Link 1
Link 2 (veja a área Galeria de Fractais)

• Material sobre progressão geométrica.
Link 3

• Experimento intitulado “O quadrado de Koch”
Link 4 (experimento)
Link 5 (guia do professor)

• Material sobre progressão aritmética:
Link 6
Link 7

• Vídeo sobre o triângulo de Sierpinski,  Episódio 6 – Tema: Fractais – Título: Um Triângulo Fractal Especial. 
Link 8

• Livro:
– CARVALHO, Maria Cecília Costa e Silva. Padrões numéricos e sequências. São Paulo: Moderna, 1997.

Arquivos anexados

  1. Soma dos termos de uma Progressão Geométrica

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