Conteúdos

Sociologia e Cultura: Relativismo Cultural.

Objetivos

• Discutir o conceito sociológico do relativismo cultural
• Questionar o papel da ética como um relativo ou como um absoluto
• Identificar um modelo de análise cultural, seus benefícios e riscos

Antes de dar início às Etapas, acesse a aba Para organizar o seu trabalho e saber mais.
 

 

 

1ª Etapa: Lendo um breve texto descritivo

Para iniciar sua aula sugerimos que posicione os alunos acerca das discussões da sociologia da cultura. A análise da cultura como parte da análise sociológica deve ser lembrada para que os alunos entendam qual o foco dos exercícios a serem realizados. Para isso, retome o papel da sociologia em conhecer as relações humanas em sociedade e, para isso, conhecer seus costumes e regras morais.
Na sequência, distribua cópias do texto anexo, de James Rachel, acerca de costumes dos esquimós e faça uma leitura atenta. Peça aos alunos para que analisem, do ponto de vista cultural, se as práticas dos esquimós devem ou não ser permitidas e se elas são adequadas para o convívio humano. Tente fomentar o debate fazendo comparações com o dia-a-dia dos próprios alunos.
Peça aos alunos para que tomem uma posição provisória acerca da permissão das práticas lidas, redigindo-a em seus cadernos. Alerte-os de que neste primeiro momento eles devem opinar e tomar um lado da questão, mas que este ponto de vista será (ou poderá ser) revisto durante as demais etapas.

2ª Etapa: Sobre o relativismo: Análise de um caso brasileiro

Introduza o conceito sociológico de relativismo, como análise de condutas morais. Para isso trabalhe o conceito de que as condutas ético-morais devem ser analisadas sempre a partir do próprio grupo – e não por grupos ou sociedades externas. Com isso chega-se que ético e anti-ético são conceitos relativos, decorrentes do conjunto de regras éticas de uma sociedade.
Busque um aprofundamento filosófico por meio da entrevista do professor Sérgio Cortella Jr. (vídeo 1). Peça aos alunos para que pontuem quais as falas do professor com as quais podemos relacionar o relativismo. 
Traga então a problemática de países grandes e heterogêneos como assunto a discutir. Países em que há diversas culturas ou micro-sociedades convivendo em um mesmo território acabam por gerar conflitos ético-morais e que precisam ser solucionados. Para isso, assista com os alunos o Vídeo 2.
Colha opiniões dos alunos acerca do que deveria ser feito para solucionar o caso e por qual razão. Tente pontuar, a cada momento, quais as decisões que estão de acordo com o relativismo e quais não estão.

3ª Etapa: A universalização de valores

Questione os alunos acerca de haverem ou não valores humanos, indiferentes às condições culturais locais. O direito à vida, à liberdade, à igualdade etc. devem ser considerados sempre universais?
Neste sentido, interessa comentar o papel dos Direitos Humanos e da ONU na promoção de direitos universais, atinentes a qualquer sociedade. Acerca deste assunto, pode-se ainda trazer para a aula a temática da globalização. Como ilustração da questão, veja o vídeo 3, analisando a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas sob a perspectiva do relativismo ou da universalização dos valores morais.
Ao final, proponha a seguinte atividade: revendo o posicionamento anteriormente descrito no caderno (1ª Etapa), os alunos, em grupo, deverão produzir um discurso acerca do relativismo ou não dos valores éticos e morais. Para isso eles deverão formar grupos para escrever o discurso e um dos alunos deverá proclamá-lo para a sala em uma aula específica. Deixe alguns momentos disponíveis para o treino de locução dos oradores.
Se houver possibilidade, pode-se fazer um breve ‘concurso‘ de discursos gravados. Os alunos podem fazer os discursos antecipadamente e, no horário da aula, a classe vê os vídeos e vota no que achou mais interessante.

4ª Etapa: Uma posição crítica acerca do relativismo

Para finalizar este tema, interessa buscar limites (se é que existem) para o relativismo. Questione seus alunos acerca de possíveis casos em que o relativismo não deve ser considerado. O massacre dos judeus pelos nazistas, o genocídio em países africanos, a escravização podem ser vistas como ações que merecem tratamento relativo? Por que sim e por que não?
Como forma de avaliação, proponha que os alunos redijam uma carta-posição acerca da legitimidade ou ilegitimidade ético-moral do apedrejamento de mulheres no Irã. Para isso, distribua e analise com os alunos o Texto 1. No posicionamento os alunos deverão abordar o conceito de relativismo.

Materiais Relacionados

Confira aqui o trecho selecionado, sobre relativismo cultural, de autoria de James Rachel e providencie cópias para seus alunos. Ele integra o capítulo 2, denominado O desafio do relativismo cultural (p. 17-32), do livro: RACHEL, James –Elementos de Filosofia Moral, Lisboa: Gradiva 2004. 

Este capítulo, que também pode ser utilizado com os alunos, traz um didático texto acerca do relativismo cultural.

Veja previamente os vídeos com a entrevista do professor Sérgio Cortella Jr. e sobre o caso dos Yanomamis no Brasil e verifique a possibilidade de passar o mesmo para seus alunos:

• Vídeo 1.

• Vídeo 2.

Veja previamente o vídeo com a mensagem do Secretário Geral da ONU e verifique a possibilidade de passar o mesmo para seus alunos
• Vídeo 3.

Leia atentamente a notícia acerca do apedrejamento de mulheres no Irã, do jornal O Estado de São Paulo. Faça cópias para distribuir para seus alunos.

Texto 1.

Arquivos anexados

  1. Sociologia e Cultura: Relativismo Cultural

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.