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Sociologia e a Questão Racial

Objetivos

Compreender o papel da sociologia como explorador de manifestações culturais e processos históricos. Discutir a utilização da ações afirmativas e atos culturais como forma de trabalhar a questão racial. Promover o debate acerca de ações afirmativas realizadas no Brasil.

Antes de dar início às etapas consulte a aba Para Saber Mais.
 

1ª Etapa: A questão racial no Brasil

Sua aula poderá começar com uma introdução acerca da questão racial no Brasil, a partir de um caso conhecido, ocorrido em 2004, quando a Universidade de Brasília incluiu a cota para negros em seu processo seletivo. Para isso você poderá complementar sua fala com a notícia do Jornal Nacional (Vídeo 1).



Após o vídeo, trabalhe com os alunos o conceito de ações afirmativas e sua finalidade, tendo em vista a compreensão da análise sociológica.



Em seguida, apresente duas opiniões divergentes (textos 1 e 2), escritas, e faça uma análise cuidadosa dos argumentos com os alunos. Sugere-se que os alunos apresentem um resumo em tópicos dos argumentos trazidos pelos dois artigos.

 

2ª Etapa: Conhecendo a questão racial do Brasil pela arte

Proponha aos alunos uma pesquisa coletiva às obras de Johan Moritz Rugendas. Indique o site do ItauCultural (site 1) para que a pesquisa se realize, mas permita aos alunos buscarem outras informações.



Peça para que cada aluno selecione um quadro de Rugendas que trate da escravidão e faça, no caderno, um comentário acerca do que está sendo retratado e qual a imagem que se tem do negro, a partir do processo histórico.



Se for possível, peça aos alunos para trazerem a obra impressa ou a imagem para projeção e examine alguns exemplos. Como estratégia alternativa, agregue os alunos em grupos cujos componentes selecionaram as mesmas imagens e promova uma comparação entre os comentários. Peça aos grupos uma posição final.



Durante os comentários, busque direcionar alguns argumentos para a questão racial no Brasil ligada ao processo histórico de colonização. Tente também tratar da questão da diferença de condições entre o branco e o negro no regime colonial.

 

3ª Etapa: Outras possibilidades de arte

Volte ao assunto das ações afirmativas e passe a enfatizar a questão norte-americana acerca da discriminação social. Neste sentido, informe aos alunos que há nos EUA pintores que buscam rediscutir a questão racial.



Proponha então um exercício. Veja com os alunos a série de quadros de nome Rumors of war at Deitch Project, New York, NY do artista Kehinde Wiley. Para tanto, visite o site de obras do artista (site 2). Busque os nomes dos quadros e peça aos alunos para pesquisarem na internet imagens destes quadros. Como eles poderão perceber, as imagens são reproduções de quadros clássicos em que o ‘herói’ foi substituído por uma personalidade negra da atualidade.



Busque com os alunos os questionamentos acerca das razões do autor e de características da obra. Este trabalho poderá ser complementado com uma atividade interdisciplinar com a cadeira de Inglês, para a tradução de biografias e informações do artista.

 

4ª Etapa: Um grande debate

Como encerramento da atividade, proponha uma grande plenária acerca do tema: a lei de cotas no Brasil. Para tanto, peça aos alunos que façam uma pesquisa acerca do atual estágio da lei de cotas e de suas discussões e argumentos. Busque organizar a plenário por meio de argumentos a favor e contrários, para que os alunos possam ter um quadro amplo das questões envolvidas no tema.

 

Materiais Relacionados

Veja previamente o video 1. Verifique a possibilidade de ver os vídeos com toda a sala.
Vídeo 1 – Jornal Nacional.

Leia previamente os textos 1 e 2 acerca das leis de cotas raciais no Brasil. Se possível, forneça cópias para seus alunos.
Texto 1
Texto 2

Explore os sites com pinturas dos artistas Rugendas e Wiley nos seguintes locais
Site 1
Site 2

Indicações de Leitura e Vídeos:

Para um texto sobre a questão pedagógica da `cultura negra nas escolas, conheça o artigo.

Para um interessante documentário sobre a cota para negros na UNB. Este documentário pode ser transformado em um trabalho maior.

Parte 1
Parte 2
Parte 3

Consulte também o dossiê Cultura afro-descendente.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Sociologia e a Questão Racial. Equipe Net Educação.

Arquivos anexados

  1. Sociologia e a Questão Racial

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