Conteúdos
História da Astronomia e os astrônomos da antiguidade (Galileu Galilei);Sistema solar;Instrumentos utilizados para estudar Astronomia: lunetas e telescópios.
Objetivos
? Conhecer a formação do Sistema Solar e de seus planetas;
? Identificar as diferentes características dos planetas e seus agrupamentos.
1ª Etapa: Introdução ao tema
Inicie a conversa com seus alunos fazendo o levantamento prévio de seus conhecimentos sobre o Sistema Solar e seus planetas. Provavelmente, eles citarão o planeta Terra em primeiro lugar. Pergunte, também, se já observaram o céu à noite, e o que descobriram.
Explique que o Sistema Solar é composto pelo Sol, 8 planetas e suas respectivas luas, cintura de asteroides (entre Marte e Júpiter), cometas, meteoros, poeira e gás. Lembre que o Sol é o centro do nosso Sistema Solar e todos os corpos celestes que compõem o Sistema Solar gravitam em torno do Sol em órbitas elípticas.
Em seguida, oriente que os alunos pesquisem na internet quais são as diferenças existentes entre planetas, satélites, cometas e estrelas e, a partir daí, peça que agrupem os componentes do Sistema Solar de acordo com as características levantadas. Quais são considerados planetas, quais são estrelas, quais são satélites e o que são cometas.
A Lua, que se formou ao mesmo tempo que a Terra, não é um planeta porque não orbita em torno do Sol, a Lua gira em torno da Terra e, por isso, é o satélite natural do nosso planeta. A Lua orbita a uma distância de mais ou menos 348.000 Km. Modernos foguetes levariam em torno de 4 dias para chegar até lá.
O Sol é uma estrela que gira em torno de si mesma e, como todas as estrelas, é uma imensa bola de gás muito quente, onde a temperatura é de cerca de 6.000 Cº na superfície, e muito mais quente em seu centro, e, como uma bola de gás luminosa, não tem superfície sólida como a Terra ou a Lua. É bom lembrar que as estrelas cadentes não são estrelas. Uma estrela cadente é um meteoro, ou seja, um corpo celeste rochoso que, quando entra na atmosfera terrestre, consome-se devido à fricção e torna-se incandescente. Se os fragmentos são muito grandes, podem cair na Terra, recebendo o nome de meteoritos. Alguns meteoritos são suficientemente grandes para formar crateras imensas, no local onde caem, como a que há no deserto do Arizona.
Os cometas pequenos corpos celestes feitos de gelo e de rocha que orbitam em torno do Sol. O centro do cometa é composto por gelo e poeira. É possível observar os cometas quando estão longe do Sol. Ao se aproximar do Sol, o calor provoca a transformação do gelo superficial que recobre o centro em diferentes gases. São eles que vão constituir a cauda do cometa.
2ª Etapa: Exploração da Atividade Interativa
Convide os alunos a explorar a atividade interativa “Viagem pelo Sistema Solar”, disponível no NET Educação (material de apoio), para conhecer um pouco mais sobre esse o Sistema Solar. Peça que se organizem em duplas, de acordo com as competências de leitura e escrita em que se encontram, para que todos consigam realizar a atividade de forma produtiva.
Estimule-os a pensar juntos na atividade de nomeação dos Planetas e oriente que anotem as palavras desconhecidas, bem como as ideias que não entenderam, para que sejam esclarecidas em seguida.
Reserve um tempo para essa troca de informações, para que os alunos vivenciem uma experiência de construção colaborativa do conhecimento, junto a seus pares.
Deixe que retornem à atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas.
No momento seguinte, abra uma roda de conversa, para que compartilhem o que aprenderam com a exploração da atividade online, e a troca de informações com seus colegas. Caso alguma ideia ainda não tenha ficado clara, aproveite para explicar.
3ª Etapa: Retomada Conceitual
Para fechar a atividade, peça que os alunos produzam uma exposição sobre o Sistema Solar, Para isso, pergunte à turma quais os materiais que precisariam ser produzidos, e faça uma lista coletiva na lousa. Procure listar ao menos um item para cada aluno da sala.
Após completar a lista com o Sol e os planetas, insira alguns satélites e cometas, de modo que todos participem da produção, e você ainda pode sugerir dois grandes «reservatórios» de cometas: a cintura de Kuiper, que está depois de Netuno, e a imensa nuvem de Oort que circunda todo o Sistema Solar e que se situa muito depois de Plutão. Alguns cometas também passam periodicamente próximos à Terra, como o cometa Encke, que nos visita a cada 3 anos e meio; e o Halley, que vem a cada 75 anos, há mais de 4000 anos. Vale a pena incluir também Plutão, que antes era considerado planeta e depois foi classificado como planeta-anão.
Os alunos poderão utilizar diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera, tinta, ou poderão produzir os desenhos no formato digital, utilizando um programa de desenho, como o Paint. Caso seja necessário, você poderá utilizar o tutorial de apoio ao uso do programa Paint, indicado em “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.
Distribua entre os alunos cada peça de produção e oriente-os para que retomem à atividade online caso tenham dúvida sobre o desenho que irão produzir. Você também poderá indicar sites disponíveis neste plano em “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais” a respeito do tema, para que os alunos visualizem outras imagens que representam os planetas que serão produzidos.
Por fim, monte com os alunos um grande mural, procurando dispor os planetas de acordo com sua posição em relação ao Sol. É muito dificil representar os tamanhos e as distâncias no universo, e a maior parte dos modelos que vemos é bastante diferente do que é a realidade, porque respeitam a escala de tamanhos ou a escala de distâncias, mas não as duas simultaneamente. Para representar o Sistema Solar em escala é necessário ter competências já adquiridas como a conversão de unidades, a proporcionalidade e a escala, e por isso será necessário que o professor auxilie os grupos de alunos.
O mural será uma projeção em escala dos tamanhos dos planetas, e as distâncias serão apenas figurativas e demonstrarão a ordem em que os planetas aparecem em relação ao Sol.
Com a ajuda do professor, os alunos irão reduzir os diâmetros dos planetas para uma escala correspondente à realidade. Faça-os lembrar os nomes dos planetas e sua ordem em relação ao Sol.
Durante a realização da atividade, o professor pode chamar a atenção para as proporcionalidades por meio de perguntas como: qual é o planeta maior? Qual o menor? Qual tem um tamanho parecido com o da Terra? Dois outros planetas são quase de tamanho idêntico, quais são eles?
Lembre-se que para possibilitar a comparação será necessário converter todas as medidas para uma mesma unidade. Sugere-se que seja utilizado o centímetro.
Assim os alunos poderão observar melhor o contraste enorme entre o tamanho do Sol e o dos minúsculos planetas.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie de algumas informações sobre o Sistema Solar. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo. Além disto, esta atividade vai requerer materiais como cola, tesoura, lápis de cor ou outros materiais de sua preferência para reproduzir os planetas; utilizar um computador e programas de desenho como o Paint também pode ser uma boa solução. Leia o conteúdo disponível nos seguintes links:
Texto “O Sistema Solar”:
http://www.solarviews.com/portug/solarsys.htm
Vistas do Sistema Solar (imagens, textos e vídeos):
http://www.solarviews.com/portug/homepage.htm
Viajando pelo Sistema Solar:
http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/infantil.html
Tutorial de apoio à utilização do programa Paint:
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/paint/
Por que Plutão não é mais considerado planeta?
http://ciencia.hsw.uol.com.br/planeta-plutao.htm
Antes de dar início às etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.
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