Objetivos

Reconhecer que o estudo dos astros é uma Ciência bastante antiga, e que novos equipamentos e tecnologias permitem descobertas cada vez maiores sobre o Universo.
Conhecer as características dos planetas do Sistema Solar: tamanho, composição, presença de anéis, tempo de rotação e translação e posição em relação ao Sol.
Identificar Instrumentos utilizados para estudar Astronomia
Conhecer a contribuição científicas e tecnológicas de de Galileu Galilei.
Desenvolver atividades utilizando tecnologias digitais.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, faça a leitura compartilhada do texto indicado no link 1 da tópico “Para organizar seu trabalho….”. No link sugerido, é possível encontrar dados relacionados à Oferta Interna de Energia que representa a energia necessária para movimentar a economia de um país ou região – inclui o consumo final de energia nos setores econômicos e residencial, as perdas no transporte e distribuição, as perdas nos processos de transformação de energia e o consumo próprio do setor energético. Dialogue com seus alunos os resultados encontrados neste boletim, principalmente aqueles relacionados à participação de cada uma das fontes de energia na matriz energética brasileira.

2ª Etapa: Conceituando fontes de energia renováveis, não renováveis, alternativas e convencionais e sua participação na matriz energética brasileira

Divida a turma em duplas (ou trios) e solicite a leitura (cópia xerográfica, tablet ou celulares) do texto sugerido no link 2  e do infográfico sugerido no link 3 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Ambos fazem projeções sobre a Matriz Energética Brasileira. O gráfico do link 2, projeção de 2010 a 2020 e o  O infográfico do link 3, projeção de 2005 a 2030.

 

Solicite aos alunos que analisem e comparem as informações disponibilizadas no gráfico do link 2 e no infográfico 

do link 3, sistematizando-as em relação às seguintes fontes de energia ( petróleo e derivados, derivados da cana, gás natural, outras – carvão vegetal e mineral, biocombustíveis, hidrelétricas/nucleares). Veja exemplo abaixo:

 

Peço aos alunos a redação de uma conclusão (texto com 10 linhas aproximadamente) em relação à análise dos dados. Os dados encontrados são similares? O que refletem em relação à Matriz Energética Brasileira?

 

3ª Etapa: Analisando as principais fontes de energia

Continue desenvolvendo o plano de aula com os alunos divididos em duplas (ou trios). Esta etapa poderá ser desenvolvida no laboratório de informática, em celulares ou tablets. Solicite aos alunos que acessem o link 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”, no qual terão acesso a um Objeto de Aprendizagem (OA) que apresenta informações (o que é, capacidade instalada, prós, contra, futuro) das principais fontes de energia: convencional (hidrelétricas) e alternativas (solar, eólica, nuclear, biocombustíveis, células combustíveis).

Solicite aos alunos que compartilhem o resultado da pesquisa desta etapa no aplicativo sugerido no link 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Participe desta etapa orientando as equipes e monitorando o trabalho, por meio dos conteúdos postados.

 

4ª Etapa: Socializando os resultados da etapa anterior

Reserve essa etapa para a apresentação dos resultados da pesquisa, presencialmente, com a turma reunida, utilizando um projetor multimídia. Cada grupo deverá apresentar seus resultados e as formas de compartilhamento das informações no aplicativo. Durante a apresentação dos alunos, faça intervenções sempre que considerar necessário.

5ª Etapa: Revendo conceitos

Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos que, individualmente, acessem o link 6 e realizem o quiz. Esta etapa poderá ser realizada em tablets, celulares ou mesmo no laboratório de informática. Ao final, sistematize as informações, corrigindo o quiz e esclarecendo dúvidas.

Materiais Relacionados

 
2. Texto Sistema Solar
 
3. Texto Sistema Solar
 
 
 
 
Vídeos
 
 
8. Sistema Solar do site www.smartkids.com.br
 
 
 
 
Jogos
 
 
 
14. Jogo viagem pelo sistema solar

Arquivos anexados

  1. Sistema Solar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.