Conteúdos
• Sistema monetário;
• Operações matemáticas;
• Números decimais;
• Ortografia.
Objetivos
-Reconhecer e operar com cédulas e moedas; -Identificar e operar com números decimais e sua escrita;
1ª Etapa: Aproximação do tema
Organize a sala em círculo e proponha a atividade de venda dos produtos. “Vou vender este leite por R$ 2,75. Quem vai comprar? Solicite que o aluno mostre aos demais quais notas e moedas usaria. A partir da resposta registre no quadro a solução. Traga mais desafios (e se for usar só moedas?, e se for usar moedas diferentes?). Crie também situações em que seja necessária a devolução do troco.
2ª Etapa: Exercícios em grupo
Após realizar com a classe alguns exemplos, distribua os demais produtos para grupos de 3 alunos e peça que realizem a atividade, registrando no caderno cada processo: Exemplo: Leite: Custa R$ 2,75 / Dei 2 moedas de R$ 1,00, 1 moeda de R$ 0,50 e 1 moeda de R$ 0,25. (o processo também pode ser registrado por meio de desenhos). Proponha também situações em que seja necessário calcular o troco e em que seja necessário trocar o dinheiro: moedas por cédulas, cédulas de valor menor por cédulas de valor maior.
3ª Etapa: Sistematização
Organize com a sala a construção de uma tabela em que sejam evidenciadas as equivências: Depois de operarem com o registro das imagens, trabalhe a notação: R$ 2,00 = R$ 1,00 + R$ 1,00 = R$ 0,50 + R$ 0,50 + R$ 0,50 + R$ 0,50
4ª Etapa: Sequência do trabalho
Na sequência você poderá trabalhar com problemas que envolvam os números decimais e as 4 operações.
Materiais Relacionados
– Solicite previamente que os alunos tragam para a sala 2 exemplares de notas de R$ 2,00 e 4 moedas de R$ 0,05 ; R$ 0,10 ; R$ 0,25 ; R$ 0,50; R$ 1,00. Se preferir, faça as notas e moedas xerocopiadas e distribua os conjuntos aos alunos. – Traga algumas (10 a 15) embalagens de produtos com preços afixados (valores inteiros e decimais). – Leia o texto: Ensino Fundamental: Frações e Números Decimais – http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracdec.htm