Objetivos
• Reconhecer os órgãos envolvidos com a digestão;
• Reconhecer a importância de todas as etapas da digestão;
• Conhecer os componentes dos alimentos;
• Associar nutrição e saúde.
1ª Etapa: Exploração do Objeto
Na biblioteca ou na sala de informática, oriente os alunos a pesquisarem, em grupo, quais os órgãos relacionados com o sistema digestório, além da forma e função de cada um. Em seguida, oriente uma discussão com a turma, montando um esquema do sistema digestório na lousa, de acordo com as informações obtidas e indicadas pelos alunos. Questione sobre como entendem a integração das atividades desses órgãos e se existe prejuízo ao funcionamento geral do sistema se um deles deixa de funcionar.
Em seguida, organize a turma em duplas ou trios e, com o auxílio de computadores, apresente a atividade interativa “Você é o que você come?” disponível no NET Educação.
Faça uma nova discussão com a turma, sobre os pontos que acharam relevantes na atividade interativa e peça para opinarem sobre a questão “Somos o que comemos?”, justificando as respostas. Por meio desta atividade será possível avaliar se houve entendimento da importância do sistema digestório para a sobrevivência do organismo.
Qual a opinião dos alunos em relação ao que eles comem todos os dias? Eles acreditam manter uma dieta saudável? Se não, quais as consequências que uma dieta inadequada pode acarretar?
2ª Etapa: Trabalho Final
Peça aos alunos uma pesquisa sobre alimentação saudável, para posterior apresentação e discussão em sala de aula. Permita que visitem a biblioteca da escola e/ou a sala de informática para obterem as informações sobre o assunto. Indique sites de busca, como www.google.com.br ou www.bing.com.br, orientando sobre a escolha de palavras-chave para a pesquisa.
Esta atividade irá permitir a avaliação da compreensão da importância da alimentação saudável por parte do aluno.
Caso ache interessante, peça também uma pesquisa sobre possíveis doenças relacionadas com a alimentação e o trato digestório, como obesidade, anemia ferropriva, gastroenterites, entre outras.
Para a apresentação dos resultados desta pesquisa, peça aos alunos que, organizados em grupos, produzam uma história em quadrinhos que simule uma situação que geraria uma determinada doença nutricional (que pode ser escolhida pelo professor ou pelo grupo), utilizando o aplicativo disponível no endereço eletrônico www.toondoo.com
3ª Etapa: Introdução do Tema
Incentive os alunos a sugerirem o motivo pelo qual nos alimentamos. Somente por prazer ou por necessidade? Para obtenção de energia para quê?
Promova uma discussão na classe buscando levantar o conhecimento prévio da turma sobre o trajeto, dentro do corpo, do que é ingerido, e quais transformações o alimento sofre nesse caminho.
Materiais Relacionados
Professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos alguns links para ajudá-lo.
– Guia Alimentãção: Substitutos da Carne Vermelha (informações sobre alimentação alternativa)
– Absorção de alimentos e eliminação de resíduos
– Doenças e distúrbios do sistema digestório
Os links abaixo estão relacionados a um documentário que apresenta o sistema digestório (The Learning Channel – Discovery Comm.):
Parte 1
Material de apoio para produção de histórias em quadrinhos:
• Site para fazer inscrição na ferramenta
• Tutorial em pdf disponibilizado pela professora Verônica Carvalho