Conteúdos

Neste plano de aula, recomenda-se iniciar fazendo uma nuvem de palavras para recordar os principais conceitos do sistema cardiovascular, podendo utilizar uma plataforma digital – Mentimeter – ou outra de sua preferência. Após essa retomada, você pode iniciar com questionamentos e levantamento dos conhecimentos prévios sobre doenças crônicas não transmissíveis – doenças cardiovasculares.

Objetivos

  • Relembrar os principais conceitos e funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Compreender o que são doenças crônicas não transmissíveis;
  • Conhecer as principais doenças cardiovasculares; e
  • Relacionar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares às suas origens e consequências.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Relembrar os principais conceitos do sistema cardiovascular;
  • Doenças crônicas não transmissíveis;
  • Principais doenças cardiovasculares: causas, sintomas, tratamento e prevenção; e
  • Como as DCNT impactam a saúde no Brasil e no mundo. 

Palavras-chave:

Biologia.

Ano:

1º, 2º e 3º ano do ensino médio.

Previsão para aplicação:

 3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Neste plano de aula, recomenda-se iniciar fazendo uma nuvem de palavras para recordar os principais conceitos do sistema cardiovascular, podendo utilizar uma plataforma digital – Mentimeter – ou outra de sua preferência. Após essa retomada, você pode iniciar com questionamentos e levantamento dos conhecimentos prévios sobre doenças crônicas não transmissíveis – doenças cardiovasculares.

Utilize alguma estratégia de anotação para registrar e retomar na consolidação da aprendizagem. A sugestão é utilizar o Padlet, uma plataforma digital em formato de mural.

1ª Etapa: Para relembrar: sistema cardiovascular

Inicie este momento com a nuvem de palavras sobre sistema cardiovascular. Mostre aos alunos as principais palavras mencionadas por eles.

Em seguida, relembre rapidamente a anatomia do coração, utilizando a imagem abaixo.

anatomia-coração
                                       Crédito: InfoEscola

Acesso em: 5 de outubro de 2023.

Nesse momento, pergunte:

  • Por qual tipo de tecido é formado o coração? Espera-se que os alunos respondam que é pelo tecido muscular;
  • De quantas cavidades é formado o coração humano? O coração humano tem 4 cavidades (átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo);
  • Qual tipo de sangue chega no coração e como chama a estrutura? Sangue venoso (rico em gás carbônico e chega pela veia cava superior); e
  • Qual tipo de sangue sai do coração e por qual estrutura? Sangue arterial (rico em oxigênio e sai pela artéria aorta).

Essas questões podem ser realizadas em formato de quiz por meio da plataforma Kahoot. A sugestão é que os alunos formem grupos produtivos e respondam ao quiz como uma metodologia para retomar o conteúdo já estudado.

2ª Etapa: Doenças crônicas não transmissíveis – DCNT

Para dar sequência à aula e aprofundar nas doenças cardiovasculares, solicite aos alunos uma aula invertida, na qual eles devem procurar sobre doenças crônicas não transmissíveis com foco em doenças cardiovasculares. Na sequência, faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre tais pontos:

  • O que são Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)?
  • Quais as principais DCNTs?
  • Quais DCNTs são consideradas doenças cardiovasculares?
  • Quais as principais causas de DCNTs?
  • Já ouviram falar sobre Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)?
  • Na família de vocês existem casos de DCNTs? Quais delas? É um fator genético ou desenvolvido por fatores como: sedentarismo, tabagismo e estresse?

Para finalizar este momento e iniciar a próxima aula, construa um mapa mental colaborativo, utilizando o material DCNTs e Fatores de Risco | ACT BR.

Acesso em 05 de outubro de 2023.

3ª Etapa: Doenças cardiovasculares

Insira o tema com alguns questionamentos:

  • Vocês já ouviram falar de doenças cardiovasculares?;
  • Quais doenças cardiovasculares vocês conhecem?; e
  • Possuem algum familiar com doença cardiovascular?

Explique que são muitos os fatores que fazem o coração não funcionar corretamente. Às vezes, a pessoa já nasce com alguma alteração que pode comprometer as funções do coração. Outras vezes, esse comprometimento é causado por hábitos de vida não saudáveis ou até por questões metabólicas que impactam diretamente a saúde do coração.

Faça o seguinte questionamento aos alunos:

  • Vocês acham que as pessoas morrem mais de câncer ou de doenças cardiovasculares?

E responda que, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país. São 400 mil mortes ao ano, sendo 1,1 mil por dia e duas a cada minuto, superando todas as outras enfermidades, como todos os tipos de câncer ou a covid-19, por exemplo. Também matam mais do que mortes violentas ou mortes no trânsito.

Sugira que os alunos, em grupos, realizem uma pesquisa e, na sequência, montem um seminário para apresentar à turma.

Cada grupo será sorteado para falar sobre uma doença cardiovascular e precisa ser orientado quanto às informações que devem estar no slide.

Doenças cardiovasculares:

  • Hipertensão;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Insuficiência cardíaca; e
  • Cardiopatia congênita.

Informações importantes, que devem estar nos slides:

  • Em qual local do corpo/coração ocorre a doença?;
  • Quais são os sintomas?;
  • Desenvolvimento da doença: hereditário ou hábitos não saudáveis?;
  • Tratamento;
  • Prevenção;
  • Qual a porcentagem de ocorrência da doença X (que o grupo está pesquisando) em seu município? Os alunos devem consultar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro em que moram ou a UBS próxima à
  • Qual a porcentagem da doença no Brasil e quais regiões do país apresentam maior número de casos?

4ª Etapa: Infográfico – divulgando informação

Professor(a), nesta etapa, solicite que os grupos criem infográficos com os dados levantados para serem divulgados para a comunidade escolar. O material a ser utilizado fica a seu critério: cartazes analógicos, que podem ser espalhados pelo ambiente escolar, ou cartazes digitais, que podem ser publicados em redes sociais da escola.

Plano de aula elaborado pela professora Larissa B Gallo Astolfi.

Coordenação Pedagógica: professora dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Materiais Relacionados

Acesso em: 21 de setembro de 2023.

Acesso em: 21 de setembro de 2023.

Acesso em: 20 de setembro de 2023.

Acesso em: 21 de setembro de 2023.

Acesso em: 23 de setembro de 2023

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.