Conteúdos

If Clause – First Conditional;
Leitura e interpretação de texto.

Objetivos

Comparar versões de um mesmo texto em Inglês e em Português.
Desenvolver a compreensão oral identificando o vocabulário da música.
Compreender e utilizar novo vocabulário.
Reconhecer e utilizar o 1º condicional: If Clause.

Caro professor, antes de dar sequência às atividades propostas neste plano de aula, consulte as abas "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais" e "Material de Apoio" – nesta aba, além do plano de aula completo para download, você encontra a lista de atividades.

1ª Etapa: Início de Conversa

A canção Smile é uma melodia linda lançada pela primeira vez na obra-prima de Chaplin, Tempos Modernos. Ela aparece no final do filme, quando Chaplin parte com sua noiva Paulette Godarg. A letra da música em inglês é uma boa oportunidade para apresentar o primeiro condicional. Além de conhecerem um pouco do trabalho do grande gênio, os alunos poderão ouvir as lindas interpretações de Michael Jackson e de Djavan.

2ª Etapa: Apresentação do compositor

Escreva o nome de Charlie Chaplin no quadro e pergunte aos alunos o que sabem sobre ele. Dependendo do nível de seus alunos, esta etapa pode ser feita em inglês. Se sua sala de aula possui projetor, mostre o clipe de Smile original com cenas de filmes de Chaplin, Link 3 sugerido na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

3ª Etapa: A canção

Distribua as cópias da canção a cada aluno e solicite que preencham a atividade enquanto ouvem a música. Se necessário, repita. Faça a correção coletiva. Se a sala dispõe de data-show projete a atividade e faça o preenchimento com o auxílio das sugestões dos alunos.

4ª Etapa: Trabalho com o vocabulário

O vocabulário de Smile é relativamente simples, mas poderá apresentar alguma palavra nova para o grupo/aluno. Peça que façam a atividade 2 do vocabulário e faça a correção coletiva. Em seguida, apresente a atividade 3 do vocabulário e peça que criem 2 frases em duplas. Faça a correção coletiva. Se desejar, anote as frases no quadro. Esta é uma boa oportunidade para trabalhar os conectivos THOUGH e EVEN THOUGH que provavelmente aparecerão entre o vocabulário novo.

5ª Etapa: Interpretação

Proponha que façam em pares a atividade 4 da folha de atividades. Faça a correção coletiva. Se necessário, ajude-os a justificarem suas respostas.

6ª Etapa: Interpretação da letra em português

Se sua sala possui data show, apresente o clipe da versão gravada por Djavan que mostra fotos de Chaplin, link 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Peça que leiam cuidadosamente e letra e respondam a atividade 5. Se necessário, ajude-os com a resposta. Embora belíssima, a melodia é melancólica, mas a versão em inglês é mais positiva e propõe o sorriso como a esperança de um futuro melhor, enquanto em português o sorriso evita que outras pessoas saibam de sua tristeza, mesmo que ela esteja sempre presente. Para prática de writing, peça que respondam individualmente as atividades 7 e 8. A correção deverá ser coletiva e você pode escrever as sentenças no quadro, se desejar.

 

7ª Etapa: If Clauses

Proponha que os alunos façam a atividade 8 da ficha de atividades em pares. Eles devem copiar da letra em inglês, duas sentenças com o condicional IF. É provável que precisem de sua ajuda para que tenham as sentenças completas:



If you smile through your fear and sorrow, (smile and) maybe tomorrow you’ll see the sun come shining through for you.



You’ll find that life is still worthwhile if you’ll just smile.



Usando as duas sentenças como exemplo, explique a estrutura do 1º condicional no quadro. Leia a explicação da ficha e peça que façam a atividade 9 em duplas. Faça a correção coletiva.



Você poderá optar por uma apresentação de PowerPoint sobre o condicional e projetar exercícios online sugeridos em ‘Para organizar o seu trabalho e saber mais’.



OBS.: Se sua classe apreciou o trabalho de Chaplin, sugira que aluguem e assistam ao filme Chaplin, sobre a vida do artista.

Materiais Relacionados

1. Leia uma pequena biografia introdutória de Chaplin;

Visite o site  e leia sobre os assuntos que preferir sobre a vida e o trabalho de Chaplin para comentar em sala de aula.

2. Assista ao final do filme Modern Times

3. Assista ao clipe de Smile com partes de filmes de Chaplin

4. Assista ao clipe de Smile com Michael Jackson

5. Assista ao clipe de Sorri com Djavan

6. Veja a apresentaçãoda professora Vanda sobre o 1º condicional

7. Veja explicações gramaticais e bons sites de exercícios online sobre o 1º condicional:

8. Prepare com antecedência cópias da canção das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.

Arquivos anexados

  1. Singing and Learning: Smile

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.