Conteúdos
Vocabulário de sentimentos;
Leitura e produção de fotografia;
Leitura de texto biográfico.
Objetivos
Inferir sobre imagens relacionando-as ao tema da música;
Desenvolver a compreensão oral identificando o vocabulário da música;
Interpretar o contexto de canção;
Conhecer vocabulário de sentimentos;
Ler para buscar informações.
Caro professor, atente às orientações:
• Antes de dar sequência às atividades propostas neste plano de aula, acesse as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".
• Na aba "Material de Apoio" você encontra este plano de aula na íntegra para download e a ficha de atividades propostas.
1ª Etapa: Início de conversa:
A canção Frozen traz para a aula de Inglês a oportunidade de trabalhar com interpretação e produção de fotografias. Além disso, apresenta vocabulário de sentimentos.
2ª Etapa: Apresentação do tema da música
Escreva o título da música no quadro e pergunte aos alunos quais seriam os possíveis temas abordados na música com este título. Relacione os à turma.
3ª Etapa: A canção
Distribua as cópias da canção a cada aluno e solicite que preencham a atividade antes de ouvir a canção. (atividade disponível para download na aba “Material de Apoio”). A seguir, enquanto ouvem a gravação, eles podem alterar suas respostas. Se necessário, repita. Faça a correção coletiva. Se a sala dispõe de data-show projete a atividade e faça o preenchimento com o auxílio das sugestões dos alunos.
4ª Etapa: Trabalho com o vocabulário
Volte ao quadro e indague se os alunos desejam acrescentar outros temas, de acordo com o que ouviram. Prepare, antecipadamente, a lista de sentimentos que pretende apresentar. Você pode encontrar boas listas na sugestão do link 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
Na sequência, peça aos que elenquem sentimentos que podem estar ligados ao contexto da canção. Aproveite para perguntar qual é o sentimento que a música desperta na turma.
Mostre o vídeo-clipe da música e pergunte aos alunos se gostariam de acrescentar à lista algum sentimento novo apresentado pelo clipe.
5ª Etapa: Interpretação
Proponha que façam em pares a atividade proposta na etapa 2. Faça a correção coletiva. Este tema é muito amplo e várias respostas podem estar corretas. Se necessário, ajude-os a justificarem suas respostas.
6ª Etapa: Leitura e interpretação de imagem
Se sua sala possui um projetor, projete pelo menos 3 imagens e peça que os alunos indiquem qual delas poderia ilustrar a canção. Para que esta atividade seja interessante, escolha imagens muito diferentes entre si. Peça que os pares escolham a imagem que melhor representaria esta música e que justifiquem suas respostas com frases completas. Escreva as frases no quadro.
7ª Etapa: Leitura da biografia
Proponha aos alunos que façam a atividade 3 sobre a biografia de Madonna em duplas. Faça a correção coletiva. A biografia da atividade foi escolhida por ser mais concisa, mas você pode optar por outra biografia sugerida na aba ‘Para organizar o seu trabalho e saber mais’.
Corrija esta atividade coletivamente.
8ª Etapa: Produção de fotografia
Em grupos de 3 alunos, convide os alunos a escolherem um dos sentimentos aprendidos. Peça que façam uma fotografia para representar este sentimento. Permita que saiam da sala de aula e andem pela escola para fazer esta atividade e dê a eles alguns minutos. A fotografia pode ser feita com um celular ou uma câmera. Quando retornarem convide-os a compartilharem com a sala.
Se você desejar, esta atividade pode ser finalizada com uma exposição de fotos. Peça que imprimam as fotos e coloquem o sentimento como título.
Materiais Relacionados
1. Escolha as ilustrações no Google Images. Veja algumas sugestões procurando pelas palavras FROZEN, FREEZE e ICE.
2. Assista ao videoclipe Frozen
3. Encontre boas listas de vocabulário de emoções
a) Lista 1
b) Lista 2
4. Escolha uma das biografias de Madonna:
a) Biografia 1
b) Biografia 2
c) Biografia 3
5. Conheça mais sobre a biografia da compositora Madonna. (O texto é longo, porém bastante completo.)
6. Leia uma discussão interessante sobre o significado da música.
7. Leia informações sobre a música e sobre o clipe.
8. Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas.