Conteúdos

Este plano de aula trata dos sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa e é direcionado ao ensino fundamental I (anos iniciais). Apresentando funções e usos dos sinais de pontuação, este material traz uma sugestão de exercício coletivo de fixação.

Objetivos

  • Compreender quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa, bem como suas funções e seus usos; e
  • Utilizar de forma adequada os sinais de pontuação na produção de textos em língua portuguesa. 

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?
  • Qual a função e como utilizar cada um dos sinais de pontuação?
  • Exercício coletivo de fixação.

Palavra-chave:

Pontuação.

Série/Ano:

Ensino fundamental I. 

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos cada.

Proposta de trabalho:

A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios dos alunos no que diz respeito ao trabalho proposto neste plano de aula. Deixe que os alunos levantem hipóteses e discutam livremente, fazendo a mediação sempre que necessário.

Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.

Bom trabalho!

1ª Etapa: Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?

Comece a aula com uma pergunta “Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?” e incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.

Após esse momento inicial, introduza os conceitos básicos de sinais de pontuação, listando os principais sinais de pontuação da língua portuguesa e destacando sua importância na organização do texto.

Sinais a serem mencionados: ponto final, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação, aspas, travessão, parênteses e reticências.

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais que tratem dos sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental I:

Sinais de pontuação – professora Vilma Ribeiro.

Acesso em: 20 de outubro de 2023.

2ª Etapa: Qual a função e como utilizar cada um dos sinais de pontuação?

Explique a função de cada sinal de pontuação, destacando exemplos práticos para ilustrar o uso correto. Há exemplos abaixo, mas é importante que você também busque apresentar modelos que se relacionem com o cotidiano da turma.

  • Ponto final: indica o final de uma frase.

Exemplo: Ele saiu para passear.

  • Vírgula: separa elementos dentro de uma frase.

Exemplo: Ana, Maria e João foram ao parque.

  • Ponto e vírgula: indica uma pausa mais longa do que a vírgula e mais curta do que o ponto final.

Exemplo: Ele estava cansado; no entanto, continuou a correr.

  • Dois-pontos: introduz uma enumeração, explicação ou fala direta.

Exemplo: A regra é simples: estudar com dedicação.

  • Ponto de exclamação: expressa emoção, ênfase ou exclamação.

Exemplo: Que belo dia!

  • Ponto de interrogação: indica uma pergunta.

Exemplo: O que você deseja?

  • Aspas: marcam a fala direta, citações ou destaque de palavras.

Exemplo: Ele disse: “Estou chegando.”

  • Travessão: isola trechos, geralmente para destacá-los, além de indicar o início de falas, no discurso direto.

Exemplo: Os alunos — todos eles estavam ansiosos — receberam prêmios.

  • Parênteses: inclui informações adicionais, observações ou explicações.

Exemplo: O livro (que é muito interessante) foi indicado para leitura.

  • Reticências: indicam uma pausa ou continuação no discurso.

Exemplo: Ele começou a falar e…

Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais, que tratam das funções e dos usos dos sinais de pontuação. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental I:

Acesso em: 20 de outubro de 2023.

Acesso em: 20 de outubro de 2023.

Acesso em: 20 de outubro de 2023.

3ª Etapa: Exercício coletivo de fixação

Para encerrar o trabalho proposto neste plano de aula, divida os alunos em grupos pequenos e distribua textos curtos que contenham diferentes sinais de pontuação.

Peça que cada grupo analise o texto e identifique os sinais de pontuação usados, explique sua função e, se necessário, sugira correções.

Após a análise, os grupos devem compartilhar suas observações com a turma.

Proponha, por fim, um exercício de escrita em que os alunos criem pequenos textos utilizando os sinais de pontuação de forma correta de acordo com as funções discutidas na aula.

Encoraje a troca de experiências e estratégias entre os grupos.

Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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