Conteúdos
Este plano de aula trata dos sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa e é direcionado ao ensino fundamental I (anos iniciais). Apresentando funções e usos dos sinais de pontuação, este material traz uma sugestão de exercício coletivo de fixação.
Objetivos
- Compreender quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa, bem como suas funções e seus usos; e
- Utilizar de forma adequada os sinais de pontuação na produção de textos em língua portuguesa.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?
- Qual a função e como utilizar cada um dos sinais de pontuação?
- Exercício coletivo de fixação.
Palavra-chave:
Pontuação.
Série/Ano:
Ensino fundamental I.
Previsão para aplicação:
2 aulas de 50 minutos cada.
Proposta de trabalho:
A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma para identificar os conhecimentos prévios dos alunos no que diz respeito ao trabalho proposto neste plano de aula. Deixe que os alunos levantem hipóteses e discutam livremente, fazendo a mediação sempre que necessário.
Depois disso, siga os passos sugeridos nas etapas descritas abaixo.
Bom trabalho!
1ª Etapa: Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?
Comece a aula com uma pergunta “Quais são os sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa?” e incentive os alunos a compartilharem suas hipóteses.
Após esse momento inicial, introduza os conceitos básicos de sinais de pontuação, listando os principais sinais de pontuação da língua portuguesa e destacando sua importância na organização do texto.
Sinais a serem mencionados: ponto final, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação, aspas, travessão, parênteses e reticências.
Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais que tratem dos sinais de pontuação utilizados na língua portuguesa. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental I:
Sinais de pontuação – professora Vilma Ribeiro.
Acesso em: 20 de outubro de 2023.
2ª Etapa: Qual a função e como utilizar cada um dos sinais de pontuação?
Explique a função de cada sinal de pontuação, destacando exemplos práticos para ilustrar o uso correto. Há exemplos abaixo, mas é importante que você também busque apresentar modelos que se relacionem com o cotidiano da turma.
- Ponto final: indica o final de uma frase.
Exemplo: Ele saiu para passear.
- Vírgula: separa elementos dentro de uma frase.
Exemplo: Ana, Maria e João foram ao parque.
- Ponto e vírgula: indica uma pausa mais longa do que a vírgula e mais curta do que o ponto final.
Exemplo: Ele estava cansado; no entanto, continuou a correr.
- Dois-pontos: introduz uma enumeração, explicação ou fala direta.
Exemplo: A regra é simples: estudar com dedicação.
- Ponto de exclamação: expressa emoção, ênfase ou exclamação.
Exemplo: Que belo dia!
- Ponto de interrogação: indica uma pergunta.
Exemplo: O que você deseja?
- Aspas: marcam a fala direta, citações ou destaque de palavras.
Exemplo: Ele disse: “Estou chegando.”
- Travessão: isola trechos, geralmente para destacá-los, além de indicar o início de falas, no discurso direto.
Exemplo: Os alunos — todos eles estavam ansiosos — receberam prêmios.
- Parênteses: inclui informações adicionais, observações ou explicações.
Exemplo: O livro (que é muito interessante) foi indicado para leitura.
- Reticências: indicam uma pausa ou continuação no discurso.
Exemplo: Ele começou a falar e…
Para enriquecer e aprofundar a discussão, apresente à turma materiais adicionais, que tratam das funções e dos usos dos sinais de pontuação. Abaixo, há sugestões de vídeos apropriados para alunos do ensino fundamental I:
Acesso em: 20 de outubro de 2023.
Acesso em: 20 de outubro de 2023.
Acesso em: 20 de outubro de 2023.
3ª Etapa: Exercício coletivo de fixação
Para encerrar o trabalho proposto neste plano de aula, divida os alunos em grupos pequenos e distribua textos curtos que contenham diferentes sinais de pontuação.
Peça que cada grupo analise o texto e identifique os sinais de pontuação usados, explique sua função e, se necessário, sugira correções.
Após a análise, os grupos devem compartilhar suas observações com a turma.
Proponha, por fim, um exercício de escrita em que os alunos criem pequenos textos utilizando os sinais de pontuação de forma correta de acordo com as funções discutidas na aula.
Encoraje a troca de experiências e estratégias entre os grupos.
Plano de aula elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.