Conteúdos

Análise imediata

Separação de misturas
 

Objetivos

Conhecer os diferentes métodos de separação de misturas

Relacionar diferentes métodos de separação com a constituição da mistura

Associar processos de separação ao nosso cotidiano

Avaliar processos de separação de misturas

Extrapolar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática

 

1ª Etapa: Introdução

Poucas vezes encontramos substâncias puras na natureza, por isso quando precisamos isolar determinada substância, lançamos mão de um conjunto de processos físicos que possibilitam a separação das fases sem, no entanto, alterar as propriedades da mistura.

Misturas simples podem ser decompostas com apenas um processo, porém, misturas complexas precisam passar por várias etapas até atingir o índice ideal de pureza. Existem vários processos para efetuar essas separações e esse conjunto de processos chamamos de análise imediata. (para saber mais ver link 1).

 

Uma sugestão de aula expositiva sobre separação de misturas é o vídeo do Link 2, uma maneira interessante de compreender alguns métodos e a realização de experimentos, segue como exemplos 3 experimentos que ilustram muito bem o assunto.

 

2ª Etapa: Parte Experimental

 Obs: Para toda os experimentos propostos formar grupos de até 4 alunos.

 

Experimento 1: Filtração Simples

O objetivo desse experimento é conhecer e operar o método de filtração simples para separar os componentes de uma mistura.

 

PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES:

1. Dobrar o papel filtro pela metade duas vezes e abri-lo na forma de um cone.

2. Colocar o papel filtro no funil e molhar levemente o papel.

3. Colocar o funil na argola presa ao suporte universal e abaixo pôr um béquer.

4. Misturar em outro béquer 10 mL de água, três espátulas  de sulfato de cobre e uma ponta de espátula de enxofre. Este é o sistema inicial. Anotar as observações.

5. Agitar a mistura preparada e filtrar.

6. Anotar as observações do sistema após a filtração:

a) do resíduo no papel filtro: 

b) do líquido filtrado: 

 

VERIFICANDO A APRENDIZAGEM

Cada grupo deve preencher uma ficha com as seguintes perguntas:

1. Identifique o filtrado contido no béquer e o sólido retido no papel filtro.

2. Que tipo de mistura pode ser separada por filtração?

 

3. (UNICAMP) Têm-se as seguintes misturas:

I – Areia e água.

II – Álcool (etanol) e água.

III – Sal de cozinha (NaCl) e água, neste caso uma mistura homogênea.

Cada uma dessas misturas foi submetida a uma fil¬tração em funil com papel e, em seguida, o líquido resultante (filtrado) foi aquecido até sua total eva¬poração. Pergunta-se:

a) Qual mistura deixou um resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo?

b) Em qual caso apareceu um resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse resí¬duo?

 

4. (UFV-MG) O equipamento esquematizado a seguir pode ser utilizado para separar os componentes de:

a) um sistema homogêneo líquido-líquido.

b) qualquer sistema heterogêneo.

c) uma mistura de álcool e água.

d) uma mistura de limalha de ferro e areia. 

e) um sistema heterogêneo sólido-líquido.

(Justifique sua resposta)

 

5. Diga se é possível separar uma mistura formada por sal totalmente dissolvido em água por filtração. Se não for possível, explique o porquê.

 

 

Experimento 2:  Destilação Simples.

 

PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES:

1. No erlenmeyer, coloque 10 mL de água e uma ponta de espátula de sulfato de cobre. Agite o sistema e observe a cor do sal.

2. Introduza o conjunto (rolha + tubo de látex) no erlenmeyer.

3. No béquer, coloque 3 três pedras de gelo.

4. Coloque a extremidade do tubo de látex encostada no fundo do tubo de ensaio e observe.

5. Inicie o aquecimento do erlenmeyer. Não deixe o líquido no erlenmeyer secar completamente.

6. Prossiga o aquecimento até que seja observada uma mudança de cor no erlenmeyer.

 

VERIFICANDO A APRENDIZAGEM

Cada grupo deve preencher uma ficha com as seguintes perguntas:

1. Explique a função das pedras de gelo colocadas no béquer.

 

2. Cite 2 fenômenos físicos e indique onde eles ocorrem nesta experiência.

 

3. Quais misturas podem ser separadas pela destilação simples?

 

4. Duas amostras de uma solução aquosa de um determinado sal, de coloração laranja, foram submetidas, respectivamente, às seguintes operações:

I. Filtração através de papel de filtro;

II. Destilação simples;

Qual é a coloração resultante:

a) do material que passou pelo filtro na operação I? Justifique sua resposta.

b) do produto destilado na operação II? Justifique sua resposta.

 

Experimento 3: Preparando uma mistura e fazendo sua separação

PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES:

1. No béquer, adicione uma espátula de medida de cada uma das substâncias: limalha de ferro, sal de cozinha e enxofre em pó.

2. Misture-as, usando a baqueta.

3. Separe os componentes da mistura formada, escolhendo os processos mais econômicos possíveis (lembre-se de que o enxofre é insolúvel em água).

 

VERIFICANDO A APRENDIZAGEM

Cada grupo deve preencher uma ficha com as seguintes perguntas:

1. Descreva o procedimento adotado pelo grupo para separar essa mistura.

 

2. Em um acampamento na praia uma pessoa derrubou na areia todo sal de cozinha disponível, como esta pessoa poderia recuperar praticamente todo sal? 

 

3ª Etapa: Fechamento

Após conhecer,  identificar vários métodos de separação para fazer o fechamento do assunto o professor pode, em um bate-papo informal, discutir vários métodos de separação realizados pelos alunos no seu cotidiano, lembrando que as atividades na cozinha são ricas no assunto.

Materiais Relacionados

Material para a parte experimental

 .Experimento 1 – espátula de medida, proveta, 2 béqueres de 250 mL, funil de vidro, baqueta, papel filtro, suporte universal com argola, pisseta com água, sulfato de cobre e enxofre.
. Experimento 2 – baqueta, proveta, 1 tubo de ensaio, erlenmeyer, tubo de látex, pisseta com água, bico de Bunsen, suporte universal com argola, rolha com furo, tela de amianto, béquer, espátula de medida, sulfato de cobre, gelo.
. Experimento 3 – espátula de medida, papel filtro, cápsula de porcelana, lamparina, béquer, tela de amianto, baqueta, funil de vidro, pisseta com água, vidro relógio, pinça de madeira, imã, enxofre, limalha de ferro e sal de cozinha.
 
Links para consulta
o Link 1 Análise imediata http://www.grupoescolar.com/pesquisa/analise-imediata.html
o Link 2 Separação de misturas http://www.youtube.com/watch?v=WJOB0iHCFhc
 

Arquivos anexados

  1. Separação de Misturas
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