Conteúdos

Sentenças Matemáticas – Fazendo as contas no mercadinho.

Objetivos

? Compreender o uso de sentenças matemáticas no cotidiano;
? Resolver situações-problema;
? Desenvolver o raciocínio lógico;
? Expressar uma igualdade matemática.

Antes de dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie com uma conversa perguntando aos alunos como reagem numa situação qualquer de compra para saber se a quantia de dinheiro que possuem é suficiente ou não. Provavelmente, responderão que fazem contas. Continue a conversa questionando-os de que maneira, pois podem utilizar como recurso os dedos, uma calculadora ou o cálculo mental.

Esclareça que a maneira como cada um descobre este valor pode ser expressa por meio de uma sentença matemática. Procure exemplificar utilizando outras situações-problema e registre de maneira visível as diferentes ideias apresentadas pelos alunos.

Propostas de situações-problema:

1. Antônio foi o mercado comprar 3 sabonetes ao preço de R$ 1,50 cada um, 4 pacotes de arroz ao preço de R$ 8,00 cada e 2 litros de leite ao preço de R$ 2,50 cada. Quanto ele gastou?

2. Júlio comprou 3 pacotes de feijão e 2 pacotes de açúcar, pagando R$ 3,00 por cada pacote de açúcar. Se Júlio gastou R$ 21,00, quanto ele pagou por cada pacote de feijão?

3. Márcia comprou 5 quilogramas de tomate e 3 quilogramas de batata para o seu restaurante. Ela pagou o mesmo valor pelo quilograma da batata e do tomate. Se ela gastou R$ 24,00 em sua compra, quanto pagou pelo quilograma dos produtos?

Depois transforme os registros em sentenças matemáticas, apresentando desta maneira uma sentença que, de acordo com a situação, poderá ou não ter uma incógnita.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize os alunos em duplas, de acordo com as competências de leitura, escrita, compreensão de números, adição, subtração e multiplicação em que se encontram, para que todos, de maneira colaborativa, realizem a atividade.

Acesse com os alunos a atividade interativa “Fazendo as contas no mercadinho”, disponível no NET Educação (material de apoio). Durante o momento de exploração da atividade, circule entre os alunos observando como eles acompanham a atividade e se conseguem compreender os exercícios propostos.

Estimule-os a resolver em parceria as situações apresentadas, podendo inclusive utilizar como recurso a calculadora disponível no próprio computador.

Deixe que os alunos retornem à atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme forem esclarecendo as dúvidas e se apropriando das informações.

Por fim, numa roda de conversa, compartilhem o que aprenderam com a exploração da atividade online. Observe a clareza quanto aos conceitos e, caso perceba alguma dificuldade, aproveite para esclarecer.

3ª Etapa: Construção de situações problema

Para finalizar a atividade, proponha que se organizem em pequenos grupos para que cada um construa uma situação-problema em uma folha e, em outra, a sua respectiva sentença matemática (poderá ser escrita ou digitada).

Um grupo por vez deverá apresentar a sua situação problema aos demais que, por sua vez, terão um tempo pré-estabelecido para resolver tal desafio. O grupo que concluir deverá apresentar os procedimentos que realizaram para checarem se foi realizado da mesma maneira ou diferente.

Ao final, exponha estas produções em um painel para que todos possam visualizar e também transformar em material de apoio os resultados propostos e realizados.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade, é importante que se aproprie do conceito de sentenças matemáticas. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo. Você também necessitará de materiais como papel sulfite e “canetinha” para registrar as produções; se preferir, pode utilizar um editor de textos no computador e depois imprimi-lo.

Definição equações de 1º Grau:
http://educacao.uol.com.br/matematica/equacao-de-1-grau-1-definicao.jhtm

Tele-aula Equacionando problemas:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_equacionandoproblemas_1

Introdução das Equações:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq1g/eq1g.htm#m10701

Realização: Instituto Paramitas.

Arquivos anexados

  1. Sentenças Matemáticas – Fazendo as contas no mercadinho.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.