Conteúdos

Semelhanças atômicas: Isótopos, Isóbaros, Isótonos.

Objetivos

Reconhecer, a partir de informações pertinentes, as semelhanças entre átomos;

Compreender que átomos de mesmo número atômico apresentam propriedades químicas semelhantes;
Utilizar os conceitos na resolução de situações do cotidiano;
Diferenciar as espécies químicas a partir da análise de suas estruturas e 
Extrapolar os conhecimentos aprendidos para sua utilização prática
 

1ª Etapa: Datação com o Carbono-14.

Entre os problemas enfrentados pelo ensino de ciências no Brasil, com certeza, o maior deles é a dificuldade que temos de inserir o aluno num contexto, ou seja, fazê-lo arte dos assuntos ele não enxerga uma aplicação prática daquilo que está sendo mencionado, em relação a essa aula temos uma grande dificuldade uma vez que os fenômenos são de ordem microscópica, portanto não existe a possibilidade de algo experimental, dai a necessidade de mostrar em qual aspecto esses fenômenos se fazem presente na vida dos alunos.

 

Começaremos a aula trabalhando com um vídeo que explica como se dá o processo de datação de peças arqueológicas com a utilização do Carbono-14. Apresente o vídeo aos alunos (Link 1)

 

Visto o vídeo e considerando o conhecimento adquirido em relação ao processo de datação, os alunos terão condição e repertório para efetuar a leitura de um texto científico que descreve o mesmo assunto. Ele tem por objetivo ressaltar as propriedades do carbono-14 (Link 3)

 

Vale também a leitura do um texto sobre o elemento Carbono que tem por objetivo destacar a existência de um grupo maior de elementos  Carbono. O Carbono-14 é apenas um dos elementos deste conjunto, um isótopo. 

 

2ª Etapa: Acidente com o Césio-137

Em 1987,  o Brasil inteiro tomou conhecimento daquele que pode ser considerado um dos maiores acidentes nucleares sem relação direta com uma usina nuclear. Causado por uma cápsula de Césio-137, encontrada por dois catadores de lixo, o acidente causou mortes e problemas de saúde. Para facilitar a organização de pensamento dos alunos e aquisição de conhecimento sobre esse acidente, podemos começar assistindo um documentário produzido na época, que dramatiza muito bem todo o processo. Veja os links 5, 6, 7, 8.

 

Novamente após esse processo os alunos terão repertório para ler o texto Acidente com o Césio 137, Link 9 

 

3ª Etapa: Aula expositiva

Após tratar os diferentes temas relacionados aos isótopos, o reforço do conceito de elemento químico e a percepção de que existem átomos diferentes de um mesmo elemento químico, temos todas as ferramentas necessárias para trabalhar o conteúdo de maneira expositiva, mostrando as semelhanças atômicas de uma maneira bem conceitual e ressaltando a existência de outras semelhanças e não só esse que fala de átomos isótopos. Para apoiar a atividade utilize o Link 2

4ª Etapa: Fechamento

Nessa aula o aluno viu a Química influenciando na sua vida, de maneira direta, apesar de tratarmos de um assunto que, na grande maioria das vezes, é trabalhada apenas de forma conceitual. Vimos também que essa influência pode trazer benefícios para a sociedade assim como malefícios. Nesse momento o professor pode concluir o trabalho, ressaltando a importância do conhecimento até para que tenhamos um maior controle dos fenômenos ocorridos o que facilitaria muito a sua utilização.  Para fechar o professor poderia propor aos alunos um levantamento de outras situações em que os isótopos se fazem presentes na vida humana.

Materiais Relacionados

Links para consulta:

Link 1 – Método de datação por carbono 14 – http://m.youtube.com/watch?v=UEAVXW-ZH-M 

 

Link 2 – Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos –  http://m.youtube.com/watch?v=gG_R2SaVFLA

 

Link 3  – A Química do Tempo: o Carbono 14 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf

 

Link 4  –  Carbono: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/elemento.pdf

 

Link 5 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 1 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=kdC70RKqQWk

 

Link 6 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 2 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=DYfO1oIKITw

 

Link 7 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 3 de 4):  http://m.youtube.com/watch?v=cO2g_XVC5XY 

 

Link 8 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 4 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=bIDaAPkWgB0 

 

Link 9 – Texto Acidente com o Césio 137 http://www.brasilescola.com/quimica/acidente-cesio137.htm

 

Arquivos anexados

  1. Semelhanças atômicas
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.