Conteúdos
• Semelhanças atômicas: Isótopos, Isóbaros, Isótonos.
Objetivos
• Reconhecer, a partir de informações pertinentes, as semelhanças entre átomos;
1ª Etapa: Datação com o Carbono-14.
Entre os problemas enfrentados pelo ensino de ciências no Brasil, com certeza, o maior deles é a dificuldade que temos de inserir o aluno num contexto, ou seja, fazê-lo arte dos assuntos ele não enxerga uma aplicação prática daquilo que está sendo mencionado, em relação a essa aula temos uma grande dificuldade uma vez que os fenômenos são de ordem microscópica, portanto não existe a possibilidade de algo experimental, dai a necessidade de mostrar em qual aspecto esses fenômenos se fazem presente na vida dos alunos.
2ª Etapa: Acidente com o Césio-137
Em 1987, o Brasil inteiro tomou conhecimento daquele que pode ser considerado um dos maiores acidentes nucleares sem relação direta com uma usina nuclear. Causado por uma cápsula de Césio-137, encontrada por dois catadores de lixo, o acidente causou mortes e problemas de saúde. Para facilitar a organização de pensamento dos alunos e aquisição de conhecimento sobre esse acidente, podemos começar assistindo um documentário produzido na época, que dramatiza muito bem todo o processo. Veja os links 5, 6, 7, 8.
3ª Etapa: Aula expositiva
Após tratar os diferentes temas relacionados aos isótopos, o reforço do conceito de elemento químico e a percepção de que existem átomos diferentes de um mesmo elemento químico, temos todas as ferramentas necessárias para trabalhar o conteúdo de maneira expositiva, mostrando as semelhanças atômicas de uma maneira bem conceitual e ressaltando a existência de outras semelhanças e não só esse que fala de átomos isótopos. Para apoiar a atividade utilize o Link 2
4ª Etapa: Fechamento
Nessa aula o aluno viu a Química influenciando na sua vida, de maneira direta, apesar de tratarmos de um assunto que, na grande maioria das vezes, é trabalhada apenas de forma conceitual. Vimos também que essa influência pode trazer benefícios para a sociedade assim como malefícios. Nesse momento o professor pode concluir o trabalho, ressaltando a importância do conhecimento até para que tenhamos um maior controle dos fenômenos ocorridos o que facilitaria muito a sua utilização. Para fechar o professor poderia propor aos alunos um levantamento de outras situações em que os isótopos se fazem presentes na vida humana.
Materiais Relacionados
Links para consulta:
Link 1 – Método de datação por carbono 14 – http://m.youtube.com/watch?v=UEAVXW-ZH-M
Link 2 – Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos – http://m.youtube.com/watch?v=gG_R2SaVFLA
Link 3 – A Química do Tempo: o Carbono 14 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A03.pdf
Link 4 – Carbono: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/elemento.pdf
Link 5 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 1 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=kdC70RKqQWk
Link 6 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 2 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=DYfO1oIKITw
Link 7 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 3 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=cO2g_XVC5XY
Link 8 – Vídeo Césio 137 – Linha Direta (parte 4 de 4): http://m.youtube.com/watch?v=bIDaAPkWgB0
Link 9 – Texto Acidente com o Césio 137 http://www.brasilescola.com/quimica/acidente-cesio137.htm