Conteúdos

Evolução biológica.
Seleção natural.
Seleção artificial.
Darwinismo.

Objetivos

Entender o conceito de evolução biológica proposta por Darwin.
Compreender o papel da seleção natural na evolução biológica.
Diferenciar seleção natural e seleção artificial.
Aplicar os conceitos de seleção natural e artificial em exemplos concretos.

1ª Etapa: Compreendendo o conceito de evolução biológica

Utilizando os textos disponíveis nos itens 1, 2, 3 e 4 do tópico “Para saber mais” prepare uma aula expositiva dialogada na qual devem ser apresentados os seguintes conteúdos: conceito de evolução biológica; leis que sustentam a teoria darwinista (variabilidade e seleção natural); o papel da seleção natural na evolução biológica.

2ª Etapa: Aplicando os conceitos aprendidos na etapa anterior em exemplos concretos

Divida a sala em grupos de 4 alunos e apresente os exemplos abaixo elencados. Solicite a discussão e explicação de cada um deles, de acordo com a teoria evolucionista de Darwin, utilizando os conceitos de variabilidade e seleção. É importante que, nesta etapa, para cada um dos exemplos, os alunos façam a indicação do agente responsável pela seleção, pois na próxima etapa será trabalhado o conceito de seleção artificial, em contraposição à seleção natural.



Exemplo 1: Algumas espécies de trevo desenvolveram uma mutação que faz com que o veneno cianeto se forme nas células da planta. Isso deu ao trevo um gosto amargo, o que o torna menos provável de ser comido. Mas, quando a temperatura cai abaixo do ponto de congelamento, algumas células se rompem, liberando o veneno das células e matando a planta. Nos climas quentes, a seleção natural beneficia os trevos produtores de cianeto, mas nas regiões de invernos frios o trevo não venenoso foi favorecido. Cada espécie existe quase exclusivamente em uma zona climática (Fonte: link 6)



Exemplo 2: Os elefantes africanos normalmente têm grandes presas. Alguns, porém, têm um traço raro – eles jamais desenvolvem presas. Em 1930, cerca de 1% dos elefantes não tinham presas. Os caçadores de marfim geralmente não abatiam esses animais porque não podiam obter marfim deles. Enquanto isso, os elefantes dotados de presas eram mortos às centenas, muitos deles antes que tivessem a chance de se reproduzir. Atualmente a grande maioria dos elefantes africanos não tem presas.(Fonte link 6)



Exemplo 3: Melanismo industrial – antes da industrialização da Inglaterra, predominavam as mariposas claras; às vezes apareciam mutantes escuros, dominantes, que, apesar de serem mais robustos, eram eliminados pelos predadores (pássaros, por exemplo) por serem visíveis. Depois da industrialização no século passado, os mutantes escuros passaram a ser mimetizados pela fuligem e, como eram mais vigorosos, foram aumentando em freqüência e substituindo as mariposas que agora passaram a ser eliminadas pelos predadores por ficarem mais invisíveis.



Exemplo 4: Uma espiga de milho consumida atualmente não se parece muito com a espécie que lhe deu origem, uma gramínea natural do México. Esta planta parece um capim qualquer. Os primeiros agricultores de milho escolhiam e separavam as sementes maiores e mais amarelas para que fossem plantadas na próxima estação, consumindo as menores e menos amarelas. Dez mil anos depois podemos consumir  sementes de milho cada vez mais amarelas, grandes e suculentas.

3ª Etapa: Conceituando seleção artificial

Esta etapa deve ser direcionada à correção e comentários dos trabalhos realizados na etapa anterior. É nesta etapa que o professor deverá conceituar seleção artificial, como sendo a seleção imposta pelo ser humano, como destacado nos exemplos 2 e 4.

4ª Etapa: Identificando a seleção artificial no caso dos caranguejos de Heike

Assista com os alunos o trecho do filme “Cosmos” de Carl Sagan, indicado no item 4 do tópico “Para saber mais”. Interrompa o filme, antes de seu término, quando Sagan faz a pergunta “Como explicar que a face do guerreiro ficou estampada na carapaça do caranguejo?”



Solicite aos alunos a elaboração, individual, de um texto que tenha como objetivo responder a pergunta de Sagan, utilizando os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores deste plano de aula. Ao final apresente a resposta aos alunos e finalize a discussão, mostrando que o filme mostra um exemplo muito interessante de seleção artificial.

Materiais Relacionados

1) Uma introdução ao conceito de evolução biológica pode ser encontrada no texto O que é Evolução? de  Dr. Rubens Pazza

2) O texto Como funciona a seleção natural traz uma série de informações sobre o mecanismo de seleção natural (como funciona, o conceito de “mais apto”, exemplos notáveis).

3) O texto Seleção Natural traz uma boa reflexão sobre o papel do acaso e da seleção natural na evolução.

4) O conceito de seleção artificial, a partir do exemplo dos cães, está disponível em O melhor amigo do homem por Bruno Delecave

5) O vídeo é um trecho do filme “Cosmos” de Carl Sagan que mostra um belo exemplo de seleção artificial.

6) Exemplos de processos de seleção natural  são apresentadas no texto “Alguns casos notáveis de seleção natural"

Arquivos anexados

  1. Seleção Natural versus Seleção Artificial

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.