Conteúdos

Alimentação saudável;

Pirâmide alimentar;
 
Gráficos.

Objetivos

Reconhecer a importância da Alimentação Saudável para uma vida com qualidade e valorizá-la;

Aprender a dar preferência a alimentos nutritivos e de boa qualidade;
 
Conhecer a Pirâmide Alimentar e classificar os alimentos, conforme a sua indicação;
 
Identificar problemas de saúde causados por desequilíbrios alimentares e suas formas de tratamento e prevenção.
 
Entender a relação entre alimentação, sono, atividades físicas e higiene para obtenção de uma vida saudável.
 
Estimular a leitura, a pesquisa e a curiosidade em relação a assuntos que tratam de alimentação.

1ª Etapa: Roda de conversa sobre “Hábitos Saudáveis”

Fazer uma roda de conversa sobre a alimentação preferida das crianças, registrar os alimentos mais consumidos na família e identificar semelhanças entre hábitos alimentares na família, procurando incentivar os bons hábitos. É importante esclarecer que devemos ter alguns cuidados como: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, pois para ter uma boa saúde é necessário cuidar também da higiene pessoal.

2ª Etapa: Leitura do livro “A cesta de Dona Maricota”

Leitura compartilhada do livro “A cesta de Dona Maricota” de Tatiana Belinky. Se a escola não dispuser do livro, projete o livro (link 3) e, na sequência, convide a turma a realizar as atividades abaixo:

     

Ouvir e assistir aos vídeos com as músicas “Pomar”, “O que tem na sopa do Neném”, Bolacha água e sal” do grupo Palavra Cantada.

Na sequência elencar os alimentos que lembram e de que gostam.

3ª Etapa: Apresentação da Pirâmide Alimentar

Apresente a Pirâmide e retome a lista dos alimentos feita na etapa anterior,  convidando-os a indicar em que parte da pirâmide cada um deve entrar. 

 

Explique a importância de cada grupo de alimentos e as quantidades sugeridas para uma alimentação saudável. Aponte problemas que podem surgir quando  se consome mais ou menos de um grupo  (Desequilíbrios alimentares com enfoque à Subnutrição e a Obesidade Infantil)

 

4ª Etapa: Apresentação do filme

Apresentação do filme “Um menino muito maluquinho – Fome de doce” – Duração: 25:24   Série: Um menino muito maluquinho Sinopse: Uma alimentação saudável deve ser também cheia de opções diferentes. Afinal, quem tem muitas regras na hora de comer — e, também, os que não têm — corre o risco de perder oportunidades. Ou, no caso do menino maluquinho, ficar com cáries. É o que acontece aos cinco anos, quando ele come doce demais. Já aos 10 anos, ele precisa vencer suas restrições de cardápio para encarar um jantar japonês repleto de pratos que ele não conhece.

Após a apresentação, proponha uma conversa sobre o filme. Pergunte aquilo de que mais gostaram, quais as informações eles já conheciam, quais foram as informações novas adquiridas.

 

5ª Etapa: Visita ao Site Canal Kids / Alimentação

Reunidos em duplas, sugira que visitem o canal Kids (segundo item do “Para organizar seu trabalho e saber mais”). Peça que cliquem em “Menu” Alimentação, e realizem as atividades, leituras e pesquisas solicitadas. 

6ª Etapa: Leitura e interpretação do texto

 Proponha as seguintes atividades com registro escrito com atividades direcionadas:

  

  

7ª Etapa: Culminância e apresentação da feirinha “Seja saudável e viva bem”

Realizar uma feira, organizando os alunos por grupos de alimentos, para que apresentem a propriedade de cada alimento e propiciar um momento de degustação.

Materiais Relacionados

 1. O filme Um menino muito maluquinho: fome de doce pode ser encontrado no site TV Escola MEC

2. Jogos, curiosidades e brincadeiras sobre Alimentação
 
3. Livro digitalizado “A cesta de Dona Maricota” livro em PDF
 
4. O desenho “Nutriamigos”
 
5. A música  “Pomar”
 
 
 
 

 

Arquivos anexados

  1. Seja saudável e viva bem

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.