Conteúdos
– a origem dos partidos liberal e conservador;
– as características políticas, sociais e econômicas do Segundo Reinado;
– as semelhanças e as diferenças entre os partidos liberal e o conservador;
– o Golpe da Maio
Objetivos
Compreender a origem do partido liberal e do partido conservador.
Compreender as semelhanças e as diferenças entre os partidos liberal e conservador.
Compreender a relação do partido liberal e o Golpe da Maioridade (1840).
Comparar a configuração do sistema partidário brasileiro no passado e no presente.
1ª Etapa: Procedimentos de Leitura
Oriente os alunos que façam uma primeira leitura do texto Império – Segundo Reinado (1840-1889): Pedro 2º e pacificação (disponível no Link 1 da aba Para Organizar o seu trabalho e Saber Mais), anotando no caderno as características políticas, econômicas e sociais do período histórico a ser estudado, assim como possíveis dúvidas. Em seguida, peça aos alunos que preencham uma tabela (modelo) com as principais características do Segundo Reinado (1840-1889), pedindo que retornem ao texto a fim de extrair as informações necessárias. Essa tabela será uma síntese e muito utilizada ao longo da sequência didática.
Caso seja necessário, pontue alguns temas-chaves para que os alunos sistematizem, auxiliando-os na construção da tabela de modo mais objetivo e sintético. Exemplo:
– Política: Parlamentarismo às Avessas / Partidos Liberal e Conservador / Monarquia Absolutista e Liberal.
– Economia: A lavoura do café / Mão de obra negra escrava e imigrante livre europeia.
– Sociedade: Diferenças e desigualdades sociais / Pirâmide social.
– Conflitos: Revolução Praieira / Guerra do Paraguai.
Lembre-se de que as características da tabela e os exemplos de temáticas a serem abordadas são apenas alguns exemplos. Adapte-os conforme à necessidade e aos objetivos da aula/sequência didática.
2ª Etapa: Aula expositiva
Após a leitura do texto e a sistematização das informações na tabela, construa uma aula expositiva sobre o Segundo Reinado – Os Partidos Liberal e Conservador:
a origem dos partidos liberal e conservador:
a partir do esquema I, explique a formação dos partidos liberal e conservador, que remontam o processo de independência do Brasil e o primeiro império.
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– na fase da regência, o partido português e o partido brasileiro originam três partidos: os restauradores, os moderados e os exaltados.
– apresente o esquema II, que em resumo nos mostra: o partido português – de caráter monarquista e, portanto, conservador, origina o partido conservador; já o partido brasileiro era composto por diferentes posições, uma vez que o ponto em comum era a defesa da independência do Brasil, portanto, do fim do pacto colonial; origina o partido liberal.
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• as características políticas, sociais e econômicas do Segundo Reinado:
– retome o modelo da tabela e, junto com os alunos, construa uma tabela coletiva com as principais características do Segundo Reinado.
– política: apresente o organograma e explique o funcionamento do Parlamentarismo às Avessas, onde no Brasil, o rei reina e governa, diferentemente da Monarquia Constitucional Parlamentarista inglesa, onde o rei reina, mas não governa, cabendo este à figura do primeiro-ministro; explique esse mecanismo a partir do quarto poder, o Poder Moderador, conferindo à monarquia brasileira uma essência absolutista.
– economia: explicar a importância da produção cafeeira, que seguia os mesmos moldes do sistema de plantation: monocultura, latifúndio, mão de obra negra e escrava (depois, imigrante livre e europeia) e mercado externo; nova elite econômica: os barões do café.
– sociedade: marcada pelo uso extensivo da mão de obra escrava; alijava boa parte da população brasileira da participação política e à cidadania; poder político vinculado ao poder econômico.
– conflitos: explicar a Revolução Praieira, como uma tentativa de implementar o socialismo em terras brasileiras e a Guerra do Paraguai.
• as semelhanças e as diferenças entre os partidos liberal e o conservador:
– apresente o trecho
“Nada mais conservador que um liberal no poder.
Nada mais liberal que um conservador na oposição.” [Oliveira Viana]
e peça aos alunos que explique o conteúdo da crítica, tendo em vista a leitura do texto e a apresentação do funcionamento da política no Segundo Reinado.
– depois, apresente a charge I e, a partir dos elementos da charge, explique a diferença entre os partidos liberal e o conservador.
– semelhanças: ambos pertenciam à camada senhorial, portanto eram donos de terras e escravos e faziam de tudo para manter os seus privilégios, vide o voto ser censitário (renda mínima); diferenças: do ponto de vista ideológico (teoria), o partido conservador defendia a centralização do poder na figura de um monarca, ao contrário do partido liberal, que defendia uma descentralização do poder e uma maior autonomia às províncias.
• o Golpe da Maioridade: uma estratégia liberal:
– explicar o contexto do golpe da maioridade: período regencial, onde havia um avanço conservador; se necessário, retome as principais características da regência (1831-1840).
– explicar que o golpe da maioridade explicita a ambição pelo poder político, sem levar em consideração ideais e ideologia, pois o objetivo central da elite brasileira era a manter seus privilégios: a propriedade privada da terra e a manutenção da escravidão.
– explicar que sentindo-se ameaçado perante ao avanço conservador na regência, o partido liberal propõe um golpe de antecipação da maioridade ao Pedro de Alcântara, filho de D. Pedro I, que na época tinha 14 anos de idade; o mesmo aceita e em troca coloca o partido liberal no ministério.
– explicar que D. Pedro II, a fim de atenuar os conflitos entre os partidos liberal e conservador, constrói um ministério da conciliação, revezando os partidos e atuando como rei absoluto.
– apresentar a charge II
– e pedir aos alunos que descrevam e analisem a imagem; depois, reitere essa política de conciliação de D. Pedro II, no qual é representada pela imagem através de um carrossel.
Materiais Relacionados
1. – Leia e compartilhe o texto “Império – Segundo Reinado (1840-1889): Pedro 2º e pacificação”;
2. – Compartilhe o organograma disponível;
– Compartilhe os esquemas abaixo:
3. PARTIDOS POLÍTICOS: PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS – I
4. PARTIDOS POLÍTICOS: PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS – II
– Compartilhe as charges abaixo:
5. CHARGE I
6. CHARGE II
7. Definição dos termos ‘direita’, ‘esquerda’, liberal consevador
8. MATTOS, Ilmar Rohloff; GONÇALVES, Marcia de Almeida. O Império da Boa Sociedade: A consolidação do Estado Imperial brasileiro. In. Série História em Documentos. São Paulo: Editora Atual, 14 ed., 2010.
9. MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo de Saquarema: A Formação do Estado Imperial. São Paulo: Editora Hucitec, 2004.
10. SCHWARCZ, Lilian Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
11. SPACCA; SCHWARCZ, Lilian Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, a história de um monarca em quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.