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Objetivos

Reconhecer o contexto da Segunda Guerra Mundial

Identificar os Meios de Comunicação em Massa no período da Segunda Guerra Mundial
Desenvolver o senso crítico a partir da cultura produzida em determinada época
Estimular a pesquisa e a exposição da cultura.
 

1ª Etapa: Para início de conversa

Como um dos capítulos mais controversos da história da humanidade, a propaganda nazista nos mostra a força dos meios de comunicação em massa e das estratégias de alienação política. Oferecer aos alunos uma amostra da força da propaganda é fornecer salvaguardas para um futuro político livre do controle social e político. Nada mais relevante em um mundo globalizado e digital.

 

Este conjunto de atividades tem a finalidade de conhecer aspectos da propaganda no período da segunda guerra mundial e mostrar como as nações foram levadas à guerra total: o esforço nacional de guerra que mobilizou as nações da contenda. Outrossim, um rico debate acerca de limites dos meios de comunicação pode ser realizado a partir das experiências que se seguem. 

 

2ª Etapa: Contexto histórico e ambientação

O início do trabalho pode se dar a partir de uma verificação do contexto da Segunda Guerra Mundial, passando-se rapidamente ao papel da propaganda na ideologia do nazi-fascismo. Neste sentido, o papel de Joseph Goebbels pode ser destacado, bem como uma informação de ordem geral sobre o uso do cinema por Hitler durante a criação e gestão do nazismo.

 

Você pode complementar esta parte da aula sugerindo a leitura da página do professor Rafael de España, sobre o cinema no nazismo.

 

(Link 1)

 

Destaque, neste sentido, as seguintes finalidades da propaganda nazista:

 

a) Reforço do ideal do partido nazista;

 

b) Criação do ideal da raça ariana

 

c) Ligação do nazismo com a infância e juventude

 

d) Majoração da moral alemã e das tropas em guerra

 

e) Divulgação do estereótipo do judeu

 

f) Fixação da imagem de Adofl Hitler como chefe supremo

 

Neste sentido, importa mostrar que a propaganda pode ser utilizada para diversos fins e que, durante a Segunda Guerra Mundial, sua finalidade é consolidar razões e preconceitos em detrimento da parte contrária, isto é, do opositor. No caso do regime nazista, seria a necessidade de contrapor a grandeza ariana às demais “raças”, conforme a proposta do partido.

 

Também pode ser interessante a introdução do termo ‘guerra total’, em seu duplo sentido histórico: o da abrangência territorial e o da abrangência populacional. Na guerra total territorial a Segunda Guerra Mundial perpassou todos os continentes, envolvendo grande parte do mundo. Em sua abrangência populacional, é digno de nota o chamado ‘esforço de guerra’, fazendo com que as diversas camadas da população se engajassem na guerra de uma forma ou de outra (oferecendo-se para lutar, trabalhando em fábricas do exército, pagando impostos mais altos ou somente propalando os ideais de seu país ou ideologia).

3ª Etapa: Exercitando o olhar

Após esta primeira aproximação, proponha que a turma seja separada em pequenos grupos ou duplas de alunos. Peça a todos que explorem a página com a exposição dos cartazes nazistas no site de ‘propaganda nazista impressa’. Como esta página está em língua inglesa, você pode fazer um rápido trabalho com o professor de inglês. Todavia, as imagens falam por si mesmas e não há tanta necessidade de tradução.

 

A proposta deve seguir a seleção de imagens representativas das categorias acima listadas. Peça aos alunos que encontrem ao menos uma imagem característica da categoria e estejam prontos para explicar para a sala. As imagens podem projetadas para a sala para a plena compreensão e discussão acerca das mesmas. Oriente seus alunos a, se quiserem, complementar a pesquisa na internet, mantendo o registro de referências sempre que possível.

 

Ao final da atividade, peça para os alunos selecionarem uma das imagens de outro grupo e fazerem, em seus cadernos, breves comentários sobre o que observaram.

 

4ª Etapa: O cinema nazista: análise de caso e proposta de cineclube

Prepare os alunos para assistirem a parte de um filme sobre o nazismo. Apresente brevemente a história de “Triunfo da Vontade” como um filme produzido a partir de ordens do líder máximo nazista Adolf Hitler, em 1936. Desta forma, vale discutir o termo inicial do filme que o trata como um ‘documentário’. Peça aos alunos para perceberem o uso das imagens e a força da expressão das mesmas frente aos ideais nazistas já estudados a partir dos cartazes.

 

Também é possível verificar na “chegada de Hitler” a participação das massas e compreender a força que o nazismo teve a partir da imagem de seu líder. Uma boa verificação do filme pode ser reforçada com trechos dos artigos destinados ao professor, que podem trazer interessantes contribuições para indicações de aula.

 

Como atividade complementar, peça a seus alunos para compararem trechos do Triunfo da Vontade com “Olympia”, da mesma diretora, que trata do ideal estético e atlético que foi divulgado no período nazista. 

 

Sugere-se que o tempo de aula seja destinado a comentários e diálogos, assim, em vista da extensão dos filmes, sugere-se que somente trechos sejam projetados. Sugere-se, contudo, que o filme “Arquitetura da destruição” seja passado em um dia específico, após a compreensão do tema da propaganda nazista. Neste sentido, pode-se oferecer a atividade complementar de cineclube para motivar os alunos a irem fundo em pesquisas e conhecimento de itens da cultura.

 

5ª Etapa: A resposta dos Aliados – Walt Disney e o nazismo.

Para finalizar a parte expositiva comum, você pode mostrar o outro lado da moeda. Não foi só o nazismo que realizou o processo de ‘educação das massas’ por meio da propaganda. Também nos Estados Unidos a contra-propaganda ganhou ares quase tão grandiosos quanto o cinema alemão. Um grande exemplo é o uso do Pato Donald para divulgar os ideais estadunidenses e fazer a voz da guerra ao nazismo para orientar suas crianças. Um vídeo ainda mais forte é o vídeo acerca da educação nazista, que trata o próprio povo alemão de forma caricata e, por que não, perversa. Interessa notar que também nestes desenhos há uma ideologia por trás da sua criança e um engajamento que busca a participação das massas no conflito de forma direcionada.

 

Os vídeos podem ser projetados aos alunos para posterior comentário geral.

 

6ª Etapa: Uma questão do ENEM

Para finalizar, sugere-se o uso de questão do ENEM sobre o Capitão América nº 1. Sugere-se que os alunos tenham um tempo em sala para resolver a questão, mas o professor deve adicionar um espaço para que a resposta seja justificada, ou melhor, para que o estudante possa demonstrar compreensão sobre o assunto ao final desta sequência. (link 9)

Materiais Relacionados

1. Leia um pouco sobre o contexto do cinema na Alemanha nazista no artigo de Rafael de España.

 
2. Navegue antecipadamente no site, para conhecer exemplos da propaganda nazista impressa
 
3. Veja antecipadamente o filme “Triunfo da vontade” de Leni Riefenstahl, principalmente a sua primeira parte.
 
4. Complemente o conhecimento sobre a diretora Leni Riefenstahl vendo o filme Olympia no link.
 
5. Complemente o conhecimento sobre o cinema de Leni Riefenstahl lendo o artigo sobre o uso das imagens em Olympia no artigo de Mauro L. Rovai, no link.
 
6. Para conhecer mais sobre o uso da propaganda pelos regimes totalitários, faça download e leia o artigo de Wagner Pinheiro Pereira no link.
 
7. Veja o filme “Arquitetura da destruição” de Peter Cohen, cujas partes legendadas estão no youtube.
 
8. Veja antecipadamente os filmes de Walt Disney sobre o período nazista (sobre a ‘educação para a morte) e a partir de 1 minuto e 10 seg. sobre o Pato Donald na Nazilândia 
 
9. Veja antecipadamente a questão do ENEM sobre o uso dos quadrinhos na Segunda Guerra Mundial e sua resolução.
 

Arquivos anexados

  1. Segunda Guerra Mundial

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