Conteúdos

– Relação entre desmatamento da Amazônica e seca no sudeste.

– Massas de ar presentes no Brasil

– Sistemas de monitoramento de desmatamento na Amazônia.

-Principais causas do desmatamento da Amazônia.

– Fluxo de energia

Objetivos

Objetivos do conteúdo conceitual

 
– Conhecer um diagnóstico que faz relação entre o desmatamento da Amazônia e a seca no Sudeste do país.
– Identificar as massas de ar presentes no Brasil e que estariam relacionadas à análise anterior.
– Conhecer os principais sistemas de monitoramento do desmatamento na Amazônia.
– Identificar que uma das principais causas do desmatamento da Amazônia está relacionada à expansão do agronegócio no Brasil.
– Conhecer iniciativas que têm como objetivo reverter o quadro de desmatamento na Amazônia.
– Expressar ideias por meio de pôsteres.
 
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.  H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios. 
 

1ª Etapa: questão do ENEM

Agora vamos analisar uma questão do ENEM em que o tema do Plano foi contemplado.

 

ENEM 2008

 

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária – cerca de 35% do rebanho nacional está na região – e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

 

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que

 

(A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.

 

(B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.

 

(C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.

 

(D) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.

 

(E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do

desmatamento na Amazônia.

 

Alternativa correta : (E)

 

2ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.

 

Para resolver a esta questão basta somente que o candidato preste atenção às informações apresentadas no texto e faça uma análise correta das alternativas. Para isso é fundamental que este tema tenha sido debatido em sala de aula e que o candidato conheça, pelo menos em linhas gerais, as principais causas do desmatamento da Amazônia. Dessa forma, chegará à conclusão que a alternativa:

 

(A) Está incorreta, pois o texto informa que 78% do desmatamento está ligado à pecuária e que as madeireiras comercializam as árvores abatidas para criação das pastagens.

 

(B) Está incorreta, pois os pecuaristas não estão ligados à plantação de soja e sim à criação de gado.

 

(C) Está incorreta, pois o texto aponta que para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem são necessários 2 mil reais enquanto para derrubar área igual de floresta são necessários 800 reais.

 

(D) Está incorreta, pois o texto aponta que o desmatamento é de 78% da floresta, para um total de 35% do rebanho nacional. 

 

(E) Está correta, pois o aumento da produtividade resulta na diminuição dos níveis de desmatamento e a recuperação de áreas desmatadas.

 

3ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada da notícia sugerida no item 1 do tópico “Para organizar o seu trabalho…”. O texto deve ser projetado em datashow, em função da discussão posterior.

 

A seguir, ainda com a turma reunida, faça um debate abordando as seguintes questões:

 

– Quais foram os principais dados utilizados pelo pesquisador para chegar à conclusão de que existe uma relação entre o desmatamento na Amazônia e a seca no sudeste? Foi realizada alguma pesquisa de campo para chegar a essa conclusão?

 

– A notícia cita as massas de ar que ocorrem no Brasil. Projete o mapa disponível no item 2 do tópico “Para organizar o seu trabalho…” e questione os alunos: quais seriam as massas de ar citadas na notícia?

 

– O pesquisador aponta algumas ações para reversão do quadro drástico do desmatamento da Amazônia. Quais são eles? Em qual deles poderíamos atuar de forma mais direta como cidadãos?

 

4ª Etapa: Conhecendo os sistemas de monitoramento de desmatamentos na Amazônia.

Solicite aos alunos, antecipadamente, papel quadriculado.  No laboratório de informática, ou usando dispositivos móveis, divida os alunos em duplas e explique o significado dos sistemas DETER e PRODES do IPEN (essas informações podem ser obtidas no mesmo link que será sugerido aos alunos). Solicite que acessem o link sugerido no item 3 do tópico “Para organizar o seu trabalho…” que mostra os dados do sistema DETER sobre o desmatamento. Peça aos alunos que façam uma comparação (em porcentagem) entre os dados de desmatamento de Junho e Julho de 2013 e 2014 (citados na notícia). Por exemplo: Em Junho de 2013 foi detectado desmatamento de 210.38 Km2. Em Junho de 2014, o desmatamento foi de 535.31 Km2. Ou seja, houve um aumento de mais de 150% no desmatamento.

 

Peça aos alunos que verifiquem se as informações da notícia, afirmando que dados do DETER apontam um aumento de 195% de desmatamento nesse período, estão corretas.

 

Se considerar importante, estimule os alunos a fazerem comparações entre os outros meses desses anos.

 

Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o link sugerido no item 4 do tópico “Para organizar o seu trabalho…” que apresenta os dados do sistema PRODES. Oriente-os a analisarse da tabela disponível no texto deste link que mostra dados do desmatamento na Amazônia no período de 2004 a 2014. Peça que se concentrem nos dados totais. Solicite a construção de um gráfico que apresente esses resultados. Tenha como base o gráfico disponível no item 5 do tópico “Para organizar o seu trabalho…”. Utilize a escala 2 quadradinhos = 1000 Km2.

 

Questione os alunos: Os dados do sistema PRODES apontam um aumento ou diminuição do desmatamento da Amazônia?

 

Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada do item 6 do tópico “Para organizar o seu trabalho…”. Ressalte o significado e atuação do Imazon. Ao finalizar a leitura, questione os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre os dados obtidos pelo sistema PRODES (INPE) e SAD (Imazon) e destaque que existem diferentes formas de obtenção de dados e que todas são importantes para o mapeamento do desmatamento dessa região. Espera-se que os alunos cheguem à conclusão que tem ocorrido uma oscilação no desmatamento e que nos dois últimos anos evidencia-se um aumento.

5ª Etapa: Agronegócio, desmatamento e fluxo de energia nos ecossistemas: alguma relação?

Providencie cópias xerox da matéria sugerida no item 7 do tópico “Para organizar o seu trabalho…”. Finalizada a leitura, realize uma breve discussão com os alunos, questionando se tinham conhecimento sobre esse assunto e se sabiam que o desmatamento da Amazônia estaria ligado ao agronegócio. Incentive a participação dos alunos. Questione os alunos se as informações do 5º. parágrafo do texto têm base científica. Aguarde as respostas e introduza (ou faça uma revisão) do conceito de fluxo de energia nos ecossistemas. Para isso, utilize as animações disponíveis no item 8 do tópico “Para organizar seu trabalho….”.

 

Solicite aos alunos que relacionem a seguinte frase do texto “uma vaca dá três calorias de carne para cada cem calorias de grãos que come para engordar” com o conceito de fluxo de energia. Essa atividade deve ser entregue individualmente na forma de texto.

 

6ª Etapa: Conhecendo iniciativas para preservação da biodiversidade da Amazônia e exercendo a cidadania.

Assista com a turma reunida ao vídeo sugerido no item 9 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após assistir ao vídeo retome com os alunos um dos tópicos discutidos no debate da 1ª. etapa: ações sugeridas pelo pesquisador, relacionadas à reversão do quadro do desmatamento da Amazônia. Questione os alunos se eles consideram que todas as ações são contempladas pelo Projeto "Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia". Incentive os alunos a relacionarem cada uma das ações com os projetos desenvolvidos pelo INCT. Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que todas as ações sugeridas pelo pesquisador no texto da 1ª. etapa são contempladas, com exceção da ação “recuperar as áreas desmatadas com replantio de novas florestas”.

 

Após essa discussão, divida a turma em duplas e solicite a elaboração de um pôster virtual que poderá ser postado em Redes Sociais. Oriente os alunos que um pôster (mesmo um pôster virtual) tem como objetivo fornecer informação que pode ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Deve ser um documento de elevada qualidade gráfica e atraente do ponto de vista visual dado que pretende apresentar informação ao público. Poderá ser confeccionado no PowerPoint (ou similar) e deverá ser salvo em JPEG. 

 

O pôster virtual deve ter como objetivo transmitir uma crítica ao tipo de agronegócio que tem caracterizado a região Amazônica e transmitir informações relacionadas à importância de recuperação de áreas desmatadas com o replantio de novas florestas.

 

Materiais Relacionados

1. A notícia publicada no link apresenta uma pesquisa recente que defende uma relação entre o desmatamento da Amazônia e a seca no sudeste.

 
2. O link apresenta as massas de ar, no Brasil, que são responsáveis pela determinação do clima nas diferentes regiões brasileiras.
 
3. Os dados do programa DETER, um sistema de alerta sobre que dá suporte à fiscalização e controle do desmatamento  está disponível no site do do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 
 
4. Os dados do programa PRODES, que monitora por satélites o desmatamento por corte raso na Amazônia Legal, estão disponíveis no link  e traz as taxas anuais de desmatamento na região,  desde 1988. 
 
5. link do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE dá acesso Por sua vez o link dá acesso 
 
6. Veja o gráfico do desmatamento na Amazônia entre 1988 e 2008 na notícia publicada no Globo, em agosto de 2014. 
 
7. A matéria mostra uma análise do desmatamento da Amazônia realizada pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia
 
8. A matéria disponível no link apresenta uma análise sobre a influência do agronegócio no desmatamento da Amazônia e do Cerrado.
 
9. A animação do link – item produtividade (1 e 2) apresenta, de forma bastante didática, o fluxo de energia nos ecossistemas.
 
10. O vídeo disponível no link mostra o trabalho desenvolvido pelo INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) "Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia", um importante projeto que desenvolve pesquisas, ações de educação e comunicação da ciência no Arco do Desmatamento.
 

Arquivos anexados

  1. Seca, agronegócio e desmatamento: possíveis relações

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