Conteúdos
Este plano de aula tem por objetivo abordar o conceito de saúde pública, trazendo um breve histórico da saúde pública no Brasil e tratando da importância de Oswaldo Cruz e de suas campanhas sanitárias para a erradicação de doenças. Busca, ainda, auxiliar na construção do conhecimento e da compreensão acerca de quais são as doenças negligenciadas em nosso país, a sua relação com a classe socioeconômica da população atingida e com o saneamento básico, bem como as principais medidas a serem tomadas pelo poder público para a sua erradicação. Será abordado, também, como os vestibulares e ENEM trazem tais conteúdos em suas questões. A sequência traz orientações, um “passo a passo” de como abordar os conteúdos, links de textos para aprofundamento, sugestões de vídeos e atividades.
● Saúde pública;
● Saúde pública no Brasil;
● Oswaldo Cruz;
● Saneamento básico; e
● Doenças negligenciadas.
Objetivos
● Compreender o conceito de saúde pública no mundo e o seu desenvolvimento no Brasil;
● Reconhecer a importância do Oswaldo Cruz e de suas medidas sanitaristas para a erradicação de doenças;
● Identificar a relação da falta de saneamento básico com o agravamento de muitas das doenças negligenciadas; e
● Pesquisar e estudar as principais doenças negligenciadas em nosso país, o ciclo de cada uma delas, seu agente causador, o vetor (se houver), os sintomas e as medidas profiláticas.
Palavras-chave:
Saúde pública. Saneamento básico. Doenças negligenciadas.
Previsão para aplicação:
6 aulas (50 min/aula).
Professor(a), para a aplicação deste plano sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos: aqueles trazidos nas etapas 1 e 2 podem ser contemplados em uma aula dupla com 100’ de duração. Você pode usar os textos de referência para preparar suas aulas e assistir aos vídeos sugeridos com os alunos, pausando e explicando se e quando achar necessário. Também é possível promover um debate ao final. Como atividade para essas etapas, sugiro a construção de uma linha do tempo coletiva dos principais eventos que marcaram a saúde pública em nosso país e os principais médicos e cientistas, tais como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. Vale a pena discutir, também, como está a saúde pública em nosso país hoje. Uma outra ideia interessante seria convidar o(a) professor(a) de História para participar, o que traria a possibilidade de aprofundar o estudo sobre a Revolta da Vacina, inclusive comparando-a com o movimento antivacina atual. Professor(a), fica a seu critério aprofundar ou não o tema SUS nesta sequência didática.
Para a etapa 3, sugiro o uso de 2 a 3 aulas com 50’ de duração. Inicie assistindo aos vídeos 3 e 4 com os alunos, ou disponibilize os links para que os alunos assistam antes da aula. Promova com a turma uma discussão sobre os vídeos, sistematizando (e pedindo que os alunos anotem tal sistematização) os pontos mais importantes. Por exemplo:
– O que é saneamento básico.
– Qual sua relação com a saúde pública e a qualidade de vida.
– Quais os danos que a falta de saneamento básico pode trazer para a população.
– O que são doenças negligenciadas.
– Quais as regiões do Brasil que sofrem mais com essas doenças e por quê.
Em um segundo momento, liste as 7 principais doenças negligenciadas em nosso país na lousa, que são:
– Dengue.
-Doenças de Chagas.
-Leishmaniose.
– Hanseníase.
– Malária.
– Esquistossomose.
– Tuberculose.
Organize os alunos em 7 pequenos grupos e atribua a cada um deles a tarefa de pesquisar sobre uma das doenças. Peça que organizem uma apresentação para compartilhar com o restante da turma (sugiro uma apresentação digital usando sites e aplicativos como o Canva)a qual deve contar com informações como: agente causador da doença, vetor, hospedeiro definitivo, hospedeiro intermediário, sintomas, modos de transmissão, profilaxia, ciclo de vida do agente causador e/ou vetor, dados epidemiológicos (número de casos atuais em nosso país), vacinação e tratamento. Após as apresentações, promova um debate com os alunos, levantando pontos em comum entre todas as doenças estudadas. A ideia é que eles percebam que os elos que ligam todas essas doenças são a falta de saneamento básico e a pobreza. Se achar interessante, convide o(a) professor(a) de Geografia e/ ou Matemática para participar desse momento, podendo detalhar melhor os dados apresentados pelos alunos e a distribuição geográfica das doenças. Lembre-se também de falar sobre vacina e o conceito de erradicação, conectando esta etapa com as etapas anteriores do plano.
E, para finalizar, use e abuse dos exercícios contidos na etapa 4 deste plano. Você pode deixá-los para o final, separando um tempo para que os alunos os resolvam, e, em seguida, corrigi-los de forma coletiva.
Bom trabalho!
1ª Etapa: Saúde pública
Podemos definir saúde pública como o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população. Também é o ramo da ciência que busca prevenir e tratar doenças, endemias, epidemias e pandemias, por meio da análise de indicadores, do desenvolvimento de pesquisas e da aplicação de tais pesquisas, com a utilização desses dados para a elaboração de protocolos médicos, medicamentos e vacinas, entre outros.
A OMS – Organização Mundial de Saúde, composta por 194 países, é responsável por coordenar medidas internacionais de saúde. A OMS tem o apoio da ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de aprimorar medidas de prevenção e tratamento de doenças, por exemplo.
A saúde pública no Brasil está prevista na Constituição Federal como um dever do Estado e como um direito social de todo e qualquer cidadão brasileiro, a fim de assegurar seus direitos fundamentais. Algo interessante a ser refletido e discutido é o fato de a Constituição de 1988 ser a primeira a tratar saúde como uma pauta política.
Ainda na Constituição de 1988, temos a criação do SUS – Sistema Único de Saúde, que é definido como: “O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.”
2ª Etapa: Oswaldo Cruz e as medidas sanitárias
Oswaldo Cruz foi um médico brasileiro, sanitarista, bacteriologista, epidemiologista e cientista. Foi responsável pela erradicação da peste bubônica, da febre amarela e da varíola no país. Esteve envolvido na Revolta da vacina (1904), onde a população se negava a receber a vacina contra a varíola dos sanitaristas comandados por Oswaldo Cruz, alegando que esta não evitava a doença e ainda poderia causar outras moléstias. Depois de muitos conflitos, o governo revogou a obrigatoriedade da vacina, e foi apenas em 1908, com uma nova epidemia de varíola no Rio de Janeiro que a vacinação passou a acontecer com mais calma.
Fonte: EBiografia.
Acesso em 12 de julho de 2022.
3ª Etapa: Doenças negligenciadas e sua relação com a pobreza e o saneamento básico
As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e consideradas endêmicas. Os níveis de pobreza estão diretamente relacionados ao maior número de casos, atingindo especialmente países e regiões com menores índices de desenvolvimento humano (IDH), como as populações da África, da Ásia e da América Latina. Tais doenças trazem consigo indicadores inaceitáveis de investimento em pesquisas, medicamentos, medidas preventivas e estratégias de controle, incapacitando e matando milhões de pessoas, de forma a representar uma necessidade de saúde pública importante e que permanece não atendida.
De acordo como o Ministério da Saúde (MS), as principais doenças negligenciadas no Brasil são:
– Dengue: o vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, e a doença provoca sintomas como febre alta, dores musculares e articulares. Em casos graves, ocorre hemorragia intensa e choque hemorrágico, podendo levar a óbito;
– Doença de Chagas: é uma condição infecciosa causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro e pode se manifestar de forma leve, provocando inchaços e febre. No entanto, quando não é tratada corretamente, pode causar insuficiência cardíaca congestiva;
– Leishmaniose: trata-se de um conjunto de infecções causadas por parasitas do tipo Leishmania, que são transmitidos por insetos flebotomíneos. Os sintomas variam conforme os tipos da doença, mas podem acometer desde a pele e as mucosas até os órgãos internos;
– Hanseníase: é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta principalmente os nervos e a pele, sendo causada pelo bacilo Mycobacterium leprae;
–Malária: essa doença é provocada por um parasita Plasmodium, que é transmitido pela picada de mosquitos infectados. A gravidade dos sintomas varia conforme a espécie do parasita, mas usualmente ocorrem estados febris agudos, sudorese e calafrios;
– Esquistossomose: causada pelo Schistosoma mansoni, trata-se de uma doença parasitária adquirida pelo contato com água doce contaminada, provocando sintomas como coceira, febre, dor de cabeça, de barriga e muscular; e
– Tuberculose: é uma doença infecciosa transmissível, que afeta especialmente os pulmões, mas pode acometer outras regiões do organismo. É provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch).
4ª Etapa: Exercícios
1. De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.
a) A assistência à saúde é exclusividade da iniciativa privada.
b) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
c) É competência exclusiva da iniciativa privada executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.
d) O Sistema Único de Saúde é financiado, exclusivamente, com recursos do orçamento da seguridade social da União.
GABARITO: B.
2. No Brasil há uma série de doenças que pelo fato de ainda existirem em grandes números na população e sem grandes perspectivas de melhoras, a Organização Mundial de Saúde e o governo resolveram considerá-las como doenças negligenciadas. Assinale qual das doenças a seguir não é considerada negligenciada no Brasil:
a) Esquistossomose
b) Hepatite C
c) Hanseníase
d) Doença de Chagas
e) Dengue
GABARITO: B.
3. Sobre o Texto e seu contexto, analise:
I – Cerca de um bilhão de pessoas no mundo equivale a um sexto de todos os humanos no planeta;
II – Cerca de um bilhão de pessoas são afetados pelas chamadas “doenças negligenciadas”;
III – “Doenças negligenciadas” são enfermidades constantemente pesquisadas pela indústria farmacêutica.
Dos itens acima:
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.
d) Todos os itens estão corretos.
GABARITO: B.
4. Conforme o Plano Estadual de Saúde, o governo de Pernambuco implantou o SANAR (Programa para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas). Sobre as doenças negligenciadas incluídas no programa, analise os itens abaixo:
1. HIV/AIDS e sífilis
2. Tuberculose, doença de Chagas e tracoma
3. Geo-helmintíases e filariose
4. Sífilis e hepatite
5. Hanseníase e esquistossomose.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
b) Apenas os itens 2 e 3 estão corretos.
c) Os itens 3, 4 e 5 estão incorretos.
d) Os itens 2, 3 e 5 estão corretos.
e) Os itens 4 e 5 estão incorretos.
GABARITO: D.
5. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, doenças negligenciadas são
a) doenças que apresentam indicadores inaceitáveis embora prevaleçam altos investimentos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
b) aquelas que afetam principalmente populações de baixa renda e vulneráveis, e proporcionam a continuidade do ciclo de desigualdade, pobreza e exclusão social, com graves consequências para o desenvolvimento de um país.
c) um conjunto de doenças associadas a situações e problemas culturais de não aceitação das medidas de prevenção e controle por parte da população, como uso de preservativos e adesão a vacinas.
d) são aquelas que promovem significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas limitadoras e morte ou pelas repercussões sociais relacionadas com a sua prevalência, reveladoras de degradação ambiental.
GABARITO: B.
6. A esquistossomose é uma doença por muitas vezes negligenciada. Sobre essa parasitose, assinale a alternativa correta.
a) A forma tardia crônica pode evoluir com a forma vasculopulmonar e hipertensão pulmonar.
b) O tratamento com praziquantel não é contraindicado para gestantes.
c) O tratamento com praziquantel é indicado somente para crianças acima de 1 ano.
d) A técnica coproscópica de Hoffman-Lutz, a qual possibilita a visualização e contagem dos ovos por grama de fezes, fornece um indicador quantitativo.
GABARITO: A.
7. As doenças parasitárias frequentemente acometem populações com vulnerabilidade social e são classificadas pela Organização Mundial da Saúde como doenças negligenciadas. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
a) O ciclo biológico do parasito responsável pela ascaridíase, o Ascaris lumbricoides, inicia-se com a ingestão das larvas do parasito pelo hospedeiro humano, contidas em água ou alimento contaminado, continua com a eliminação dos ovos nas fezes, o crescimento e a eclosão no solo, até a nova contaminação.
b) Para completar o ciclo biológico da esquistossomose, o parasito Schistosoma mansoni necessita do hospedeiro definitivo, que é o ser humano, e do hospedeiro intermediário, que é o rato.
c) A enterobíase é causada pela tênia, um platelminto da classe cestoda que contamina seu hospedeiro a partir da ingestão de carne crua.
d) Ancylostoma duodenale e Necator americanus são os agentes infecciosos responsáveis pela ancilostomíase, os quais aderem à mucosa intestinal do hospedeiro e provocam-lhe quadro de anemia.
e) O verme adulto Trichuris trichiura é um helminto arredondado que penetra no hospedeiro em forma de larva e fixa-se no duodeno a partir de uma ampla cavidade bucal e dentes, causando a oxiurose.
GABARITO: D.
8. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um primeiro desafio para enfrentar a Doença de Chagas e outras enfermidades negligenciadas, é criar uma estrutura que permita o tratamento. As medidas de prevenção permitem o controle da doença. Assinale a opção ERRADA:
a) Aplicação de inseticidas, já que o inseto não possui grande resistência;
b) Não deixar animais domésticos ficar entrando em casa;
c) Incentivar o consumo de carne de caça;
d) Manter a casa e os quintais limpos.
GABARITO: C.
9. Pesquisadores do Instituto de Biologia da UFF dão mais um passo nas pesquisas sobre o tratamento da doença de Chagas, uma doença considerada como negligenciada (..). A novidade fica por conta dos testes com a quinidina, fármaco já utilizado para tratar a malária.
(http://www.uff.br/?q=noticias/12-09-2018/uff-descobresubstancias-promissoras-para-o-tratamento-da-doenca-dechagas, acesso em 10/01/2019).
A doença de Chagas:
a) tem como agente etiológico um inseto triatomíneo.
b) é eliminada simplesmente com a exterminação do parasita presente na população.
c) tem diversas formas de transmissão, incluindo a via congênita e a via oral.
d) é causada por um protozoário ciliado.
e) pode ser prevenida através da melhoria das condições de saneamento básico.
GABARITO: C.
10. Observe o mapa abaixo, ele representa a distribuição espacial de uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários e transmitidos pela fêmea do mosquito Anopheles. Esta doença endêmica da região amazônica, quando tratada adequadamente tem cura, porém negligenciada, pode levar a óbito.
A partir das informações do texto e mapa da distribuição da epidemia, assinale a alternativa que possui a doença transmissível correta.
a) Malária.
b) Dengue.
c) Febre Amarela.
d) Doença de Chagas.
e) Tuberculose.
GABARITO: A.
Fonte: QConcursos.
Acesso em 12 de julho de 2022.
Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge
Materiais Relacionados
● Para ler mais sobre saúde pública
Acesso em: 12 de julho de 2022.
● Para ler mais sobre Oswaldo Cruz
Acesso em: 12 de julho de 2022.
● Para ler mais sobre doenças negligenciadas
Acesso em: 12 de julho de 2022.
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Desafios no Brasil: doenças negligenciadas – quais são e onde se encontram
Acesso em: 12 de julho de 2022.
● Sugestões de vídeos:
1. A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções – Fiocruz
Acesso em: 12 de julho de 2022.
2. Um cientista, uma história – Oswaldo Cruz – Canal Futura
Acesso em: 12 de julho de 2022.
3. Documentário A luta pelo básico: saneamento salvando vidas – Instituto trata Brasil
Acesso em: 12 de julho de 2022.
4. Doenças negligenciadas – Fiocruz Pernambuco
Acesso em: 12 de julho de 2022.
5. Doenças negligenciadas – Conexão Futura – Canal Futura
Acesso em: 12 de julho de 2022.