Publicado em
14 de agosto de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª Etapa Introduzindo o tema
2ª EtapaSaúde bucal
3ª EtapaConevrsando com a cárie
4ª EtapaAprendendo a escovar os dentes
5ª EtapaConstruindo cartazes
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
Higiene; Saúde; Escovação dental.
Objetivos
Compreender a importância da saúde bucal;
Introduzir novos hábitos saudáveis em seu dia-a-dia;
Criar e reforçar o hábito da higiene bucal;
Reconhecer a boca, a língua, a gengiva e os dentes como partes do corpo necessárias à alimentação e fala.
Identificar os efeitos negativos que uma má escovação causa na boca.
Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
Introduzir novos hábitos saudáveis em seu dia-a-dia;
Criar e reforçar o hábito da higiene bucal;
Reconhecer a boca, a língua, a gengiva e os dentes como partes do corpo necessárias à alimentação e fala.
Identificar os efeitos negativos que uma má escovação causa na boca.
Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Questionar as crianças – “Por que o homem e muitas outras espécies de animais têm boca? E dentes? A ideia é que eles reflitam sobre as principais funções da boca: início do sistema digestório; e dos dentes: mastigação (corte e trituração) e auxílio a fala.
Converse com os alunos sobre estas e outras funções que eles conhecem e destaque as funções citadas. Fomente a necessidade de cuidarmos bem dos nossos dentes.
Encerre introduzindo a próxima etapa, que envolverá os cuidados dos dentes e como mantê-los saudáveis.
2ª Etapa: Saúde bucal
Monte e apresente uma caixa com produtos de higiene bucal (escova de dentes, escova de língua, fio dental, porta escova de dentes, enxaguante bucal e pasta dental).
Mostre os objetos e pergunte suas funções e como são usados – deixe que a turma manuseie os objetos se sentirem vontade, aproveite este momento para falar sobre os cuidados com cada um deles.
Após a apresentação dos objetos, pergunte: “O que é saúde bucal? O que vocês consideram importante fazer para cuidar da boca?” –
Observe se os alunos relacionam saúde bucal apenas com o estado de conservação dos dentes. Se isso foi identificado, chame a atenção de todos para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente e está relacionada com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por dentes, gengivas e língua.
Aproveite para indicar que, para manter a boca sempre em bom estado, é preciso escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre as refeições e usar produtos de higiene, como os já mencionados. Apenas destaque que algumas pastas de dentes e enxaguantes bucais podem incluir flúor em sua composição. Aproveite para falar sobre sua importância.
Para antecipar o que será discutido na próxima etapa, lance as seguintes questões: o que é cárie? Por que ela ocorre? Reserve alguns minutos para que as crianças exponham suas opiniões e, se possível, anote-as para poder retomá-las.
3ª Etapa: Conevrsando com a cárie
Monte e apresente uma caixa com produtos de higiene bucal (escova de dentes, escova de língua, fio dental, porta escova de dentes, enxaguante bucal e pasta dental).
Mostre os objetos e pergunte suas funções e como são usados – deixe que a turma manuseie os objetos se sentirem vontade, aproveite este momento para falar sobre os cuidados com cada um deles.
Após a apresentação dos objetos, pergunte: “O que é saúde bucal? O que vocês consideram importante fazer para cuidar da boca?” –
Observe se os alunos relacionam saúde bucal apenas com o estado de conservação dos dentes. Se isso foi identificado, chame a atenção de todos para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente e está relacionada com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por dentes, gengivas e língua.
Aproveite para indicar que, para manter a boca sempre em bom estado, é preciso escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre as refeições e usar produtos de higiene, como os já mencionados. Apenas destaque que algumas pastas de dentes e enxaguantes bucais podem incluir flúor em sua composição. Aproveite para falar sobre sua importância.
Para antecipar o que será discutido na próxima etapa, lance as seguintes questões: o que é cárie? Por que ela ocorre? Reserve alguns minutos para que as crianças exponham suas opiniões e, se possível, anote-as para poder retomá-las.
4ª Etapa: Aprendendo a escovar os dentes
Os alunos receberão um kit higiene contendo uma escova de dente, porta escova de dente e um tubo de creme dental.
Se você conhecer equipamentos de saúde que realizam oficinas e orientações sobre os cuidados com a saúde bocal, aproveite para convidá-los e conte sobre o que os alunos estão realizando e verifique a melhor maneira de encaixá-los. A presença de um dentista e de profissionais da saúde neste trabalho pode ampliar para as crianças a quantidade de pessoas preocupadas com o tema e formar novas parcerias com a unidade em que atua.
Também é importante acompanhar a escovação das crianças e, se possível, faça-o em pequenos grupos para que as crianças percebam modos e maneiras que cada um a realiza.
5ª Etapa: Construindo cartazes
Esta atividade pode gerar materiais informativos a serem produzidos ao final de todas as atividades. Eles serão utilizados para conscientizar outras crianças e profissionais sobre o projeto realizado, que poderá ser replicado. Portanto, ao final das atividades, construa cartazes informativos com a participação das crianças sobre a importância da saúde bucal aplicando assim o que foi aprendido.
Os cartazes serão fixados no pátio ou em lugares que sejam próprios para leitura e que haja um fluxo de pessoas. Aproveite para estimular a criatividade na produção dos cartazes. Um material bonito sempre é um belo convite para outros apreciarem.
Materiais Relacionados
Vídeos:
1 – Castelo Rá Tim Bum – Ratinho escovando os dentes.
Arquivos anexados
Please login to comment
0 Comentários