Conteúdos

• Diversidade cultural;
• Sentimentos;
• Ervas medicinais;
• Contos;
• Interpretação de texto.

Objetivos

• Conhecer e valorizar a cultura africana;

• Desenvolver a criatividade artística ampliando seu conhecimento cultural por meio de várias histórias e contos infantis;

• Apreciar a leitura como fonte de prazer;

• Perceber a leitura como uma forma de demonstrar sentimentos, ideias e opiniões;

• Vivenciar a escuta de histórias e contos.

1ª Etapa: Conhecendo um pouquinho da África

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



Ao iniciar a aula, pergunte aos alunos o que sabem sobre a África. De acordo com as respostas, diga a eles que assim como temos a influência indígena na cultura brasileira, temos também a africana e explique os motivos. Converse sobre escravidão, raça e demais características da região. Apresente o mapa para que possam visualizar o continente africano. Você poderá assistir o filme do link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais, para se aprofundar nessa cultura.



Posteriormente, dialogue com eles sobre o que irão abordar nas próximas aulas: histórias e contos oriundos da cultura africana ou que apresente algum de seus aspectos. E nesta primeira aula apresente o livro “Quibungo” de Maria Clara Cavalcanti: explore a capa (autor, ilustrador, o que se espera da história?). Conte a história e não esqueça na entonação de voz a cada troca de fala. Esse conto africano fala sobre os “monstros” que cercam a vida das crianças. Após a leitura, converse com eles sobre o assunto e questione: O que mais assusta você?

2ª Etapa: Características físicas: com quem me pareço?

Acesse o link 2 da aba Para organizar seu trabalho e saber mais com a história A menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado e assista a história com seus alunos. Explore as características da personagem. Converse sobre a mistura de raças no Brasil. Pergunte aos alunos com quem se parecem. Assistam ao vídeo link 3, aba Para organizar seu trabalho e saber mais, comentando as fotos com as características dos africanos e semelhanças que tem com os brasileiros. 

3ª Etapa: Aprendendo com a Vovó!

Inicie a conversa, relembrando as origens das famílias, indague se sobre familiares, se há quem conte histórias, saiba e ensine receitas e remédios. Por meio do conto “Catendê, o dono das folhas” do livro Seis Pequenos Africanos de Raul Lody, converse sobre ervas medicinais, chás. Em casa quem sempre tem uma receita de um chá para curar alguma enfermidade? Fale sobre o conhecido chá africano chamado de Rooibos. Faça a leitura, com seus alunos, sobre seus benefícios no link 4. Em seguida, os oriente a fazer uma pesquisa em casa sobre ervas medicinais: conversando com familiares e, se possível, peça que tragam uma folha do chá para mostrar para o grupo.



Em outro momento, com as pesquisas em mãos, divida a turma em grupos para que façam um cartaz sobre a substância pesquisada: nome, formato, ação principal. Apresente a eles um pequeno exemplo.

4ª Etapa: Hora do Chá

Receba seus alunos para a próxima história com uma Sessão de chá! Escolha alguns e sirva em copinhos de plástico para que provem vários. É provável que alguns alunos nunca tenham experimentado tal bebida. Conforme as crianças vão se servindo, irão observar nos cartazes os benefícios de cada um e poderão tecer seus comentários sobre o sabor, aroma e o que mais quiserem.



Dando prosseguimento aos costumes africanos, o próximo conto do livro “Eu conto, tu contas, ele conta…Estórias africanas”,  fala sobre colaboração, uma prática comum entre os africanos, que devido às inúmeras dificuldades encontradas onde vivem, necessitam uns dos outros para sua sobrevivência. Após leitura para os alunos, cada um fará a ilustração referente a história.


5ª Etapa: Seguindo conselhos /tradição oral

As histórias e contos africanos são cheios de mistérios e, muitas vezes, envolvem seres sobrenaturais. Questione seus alunos se acreditam nesses fatos e, se alguém na família, tem esse costume de contar histórias. Conte “A pedra Mágica” e peça aos alunos que, separados em duplas, ilustrem-na de acordo com o trecho recebido pela professora. Para isso, distribua um parágrafo da história para cada dupla. 

6ª Etapa: Agora é com você!

Para finalizar o trabalho, no laboratório de informática, acesse o site do Toondoo para que os alunos, em duplas, criem um conto africano.

Materiais Relacionados

1. Acesse o link para ter acesso à cultura africana;

2. Vídeo livro: “Menina bonita do laço de fita”;

3. Povo Africano;

4. Chá Roiboos;

5. Criação de tirinhas;

6. Leitura do livro Quibungo, de Maria Clara Cavalcanti. Ed. Escrita Fina.

7. Leitura do livro “Catendê,o dono das folhas”,  do livro Seis Pequenos Africanos, Raul Lody, Ed.Pallas.

8. Leitura do conto: “Eu conto, tu contas, ele conta…Estórias africanas” (org. Aldónio Gomes,1999);

9. Leitura do conto: “A pedra Mágica”, do livro Contos ao redor da fogueira, de Rogério Andrade Barbosa, Ed.Nova Fronteira.

10. Se quiser saber mais sobre ervas medicinais acesse.

Arquivos anexados

  1. Sala de Leitura

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.