Conteúdos

Este plano de aula de história aborda as origens históricas do conflito entre Rússia e Ucrânia, relacionando os acontecimentos históricos ao cenário atual.

Objetivos

● Identificar as origens históricas do conflito entre os dois países;
● Refletir sobre o processo que levou ao conflito atual; e
● Relacionar os acontecimentos históricos com o conflito atual.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:
● Conflito Rússia e Ucrânia;
● Formação das nações russas e ucranianas;
● Conflitos étnico-raciais; e
● Origem histórica dos conflitos na região da antiga URSS.

Palavras-chave: Rússia. Ucrânia. Guerra. Nacionalismo. Identidade. Território. Disputa.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos.

1ª Etapa: Contextualização

Professor(a), nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalhado durante a aula. Aproveite este momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito e, em seguida, leia com o grupo os textos abaixo:

“O povo da Rússia e da Ucrânia são dois povos e um legado partilhado entre estes dois países, que remonta há mais de mil anos, quando Kiev, agora capital da Ucrânia, estava no centro do primeiro estado eslavo, o Reino de Kiev, berço da Ucrânia e da Rússia. Em 988 d.C., Vladimir I, o príncipe pagão de Novgorod e grão-príncipe de Kiev, aceitou a fé cristã ortodoxa e foi batizado na cidade de Quersoneso, na Crimeia, alvo de várias disputas nos séculos passados, sobretudo numa disputa ferrenha no século XIX. Com o colapso do Império Russo na revolução de 1917 e a ascensão da União Soviética em 1922 foram criadas uma série de repúblicas para subdividir o país; entre elas, a da Ucrânia.”

Fidélis Júlio. Todas as Rússias. Origem histórica do conflito da Ucrânia. Centro Universitário Geral de Biase. Núcleo de comunicação. Novembro de 2022. Crédito: Centro Universitário Geral de Biase.

Acesso em: 13 de novembro de 2023.

“Em 1991, quando a União Soviética foi dissolvida, esse grande território que ocupava foi dividido em 15 repúblicas independentes. A Ucrânia é uma delas: em julho de 1990 havia declarado sua soberania. O Parlamento ucraniano declara a independência, aguardando um referendo em 1º de dezembro de 1991, que é finalmente aprovado com 90% dos votos. Assim, a Ucrânia adere à nova Comunidade de Estados Independentes, juntamente com a Rússia e a Bielorrússia. A partir de então, a Ucrânia voltou seus olhos para a Europa e seu interesse em ingressar na Otan.”

Relação entre Rússia e Ucrânia tem histórico de tensão; relembro os fatos. CNN. Fevereiro de 2022.

Crédito: CNN Brasil.

Acesso em: 13 de novembro de 2023.

  • Segundo o autor do primeiro texto, qual é o passado compartilhado entre Rússia e Ucrânia?
  • De que forma se deram as relações entre os dois países após o fim da URSS?

Professor(a), leia os textos com a turma e faça as perguntas como forma de nortear a análise de ambos os documentos. Os alunos(as) devem conseguir identificar nos textos que os dois países têm origens históricas compartilhadas, tendo passado por mais de um processo de separação, que se concretizou na independência da Ucrânia, em 1991, com o fim da União Soviética.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor(a), reserve um tempo para dar as orientações e organizar a sala. Você pode fazer isso antes do início da aula.

Professor(a), esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula. Para isso, trace com os estudantes uma linha do tempo dos acontecimentos envolvendo a Rússia e a Ucrânia, permitindo que a turma aprofunde seus conhecimentos.

Século IX – X: Fundação e expansão territorial do reino de Kiev;

Século X – Conversão de Vladimir I, grão-príncipe de Kiev, à fé cristã ortodoxa;

Século XVII – Partes do atual território ucraniano tornam-se parte do império russo;

Século XX – Programa de “russificação” dos territórios, inibindo o desenvolvimento de uma identidade nacional ucraniana;

1917 – Independência da Ucrânia, que dura até meados de 1922, quando se torna parte da URSS;

1991 – Independência da Ucrânia após o fim da URSS, crescendo o interesse por parte da Ucrânia em tornar-se membra da Otan;

1997 – Rússia e Ucrânia assinam o “Tratado da Amizade”, no qual a Rússia reconhece as fronteiras da Ucrânia, incluindo a Crimeia, que possui maioria étnica russa;

2004 – As eleições, vencidas por um presidente pró-Rússia, são anuladas pela Suprema Corte após protestos que denunciavam o processo fraudulento, o que ficou conhecido como “Revolução Laranja;

2006-2009 – Guerras político-comerciais que, entre outras coisas, interrompem o fornecimento de gás para a Europa;

2008 – Cúpula de Bucareste composta por líderes dos países da Otan concordam com a possibilidade de ingresso da Ucrânia na Aliança;

2014 – Anexação do território da Criméia no sul da Ucrânia pela Rússia;

2021 – Invasão da Rússia ao território ucraniano, alegando como principal motivo a aproximação ucraniana dos países da Otan e dos interesses da Europa Ocidental, ameaçando o controle e poder russo sob a região.

O possível ingresso da Ucrânia na Otan significaria o aumento da influência dos países ocidentais na região, além do apoio dos países da aliança à Ucrânia em caso de instabilidade, o que ameaça diretamente o controle e o poder de ação russos no território ucraniano.

Professor(a), enquanto constrói a linha do tempo, discorra sobre os acontecimentos, enfatizando os seus contextos históricos e os agentes envolvidos neles. Este momento é importante para que a turma consiga compreender de maneira mais ampla as origens históricas dos conflitos envolvendo os dois países.

Explique também que a guerra produz consequências locais e mundiais, como a produção de refugiados, mortes entre os civis e abalo em estruturas econômicas, como o fornecimento energético, uma vez que a Rússia é a maior fornecedora de gás natural para a Europa e a terceira maior produtora de petróleo do mundo. Isso interfere diretamente no preço dos combustíveis, o que pode ser sentido também no Brasil.

Sendo assim, o conflito impacta diretamente nas relações comerciais e econômicas, produzindo sanções dos demais países europeus à Rússia, por exemplo. Além disso, as relações diplomáticas ficam abaladas, exigindo-se posicionamento dos países frente ao conflito.

3ª Etapa: Sistematização

Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.

Depois de realizada a exposição sobre as origens e os desdobramentos das relações entre Rússia e Ucrânia, os(as) alunos(as) deverão preencher a tabela a seguir a partir do que aprenderam na etapa anterior. Para a atividade, organize a turma em duplas.

quadro-rússia-ucrânia

Depois de finalizada a atividade, faça a correção no quadro para toda a turma.

Materiais Relacionados

            Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

            Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

            Acesso em: 12 de dezembro de 2023.

Plano de aula elaborado pela professora Júlia Bittencourt.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: Freepik.com

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