Objetivos

Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
? Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação;
? Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político;
? Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

1ª Etapa: Introdução do tema

Aborde o tema buscando resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre romantismo. Provavelmente já terão ouvido falar em “Romantismo” de maneira pejorativa ou não, estabelecendo possivelmente relação com algum filme ou livro “romântico”.

Pergunte qual é a distinção entre “Romantismo” e “romantismo”, com iniciais maiúscula e minúscula.

Em seguida oriente  uma busca na Internet sobre o movimento literário Romantismo, partindo das questões propostas abaixo:

??Quais as principais características do Romantismo?

??Quais as três fases que marcaram esse movimento literário?

??Quais  os principais poetas de cada fase?

??Com qual das fases você mais se identifica, justifique.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Peça que acessem a atividade interativa   “Uma arte de rua bem brasileira”, disponível no site  NET Educação.

A atividade explora as principais características da 1ª geração do Romantismo Brasileiro, se atendo a Gonçalves Dias e à sua poesia “Canção do Tamoio”.

 

Antônio Gonçalves Dias

Canção do Tamoio

(Natalícia)

 

I

  

  Não chores, meu filho; 

  Não chores, que a vida 

  É luta renhida: 

  Viver é lutar. 

  A vida é combate, 

  Que os fracos abate, 

  Que os fortes, os bravos 

  Só pode exaltar.

 

 

II

 

  Um dia vivemos! 

  O homem que é forte 

  Não teme da morte; 

  Só teme fugir; 

  No arco que entesa 

  Tem certa uma presa, 

  Quer seja tapuia, 

  Condor ou tapir.

 

 

III

 

  O forte, o cobarde 

  Seus feitos inveja 

  De o ver na peleja 

  Garboso e feroz; 

  E os tímidos velhos 

  Nos graves concelhos, 

  Curvadas as frontes, 

  Escutam-lhe a voz!

  

 

IV

 

  Domina, se vive; 

  Se morre, descansa 

  Dos seus na lembrança, 

  Na voz do porvir. 

  Não cures da vida! 

  Sê bravo, sê forte! 

  Não fujas da morte, 

  Que a morte há de vir!

  

 V

 

  E pois que és meu filho,

  Meus brios reveste; 

  Tamoio nasceste, 

  Valente serás. 

  Sê duro guerreiro, 

  Robusto, fragueiro, 

  Brasão dos tamoios 

  Na guerra e na paz.

 

 

VI

 

  Teu grito de guerra 

  Retumbe aos ouvidos 

  D’imigos transidos 

  Por vil comoção; 

  E tremam d’ouvi-lo 

  Pior que o sibilo 

  Das setas ligeiras, 

  Pior que o trovão.

 

 

VII

 

  E a mão nessas tabas, 

  Querendo calados 

  Os filhos criados 

  Na lei do terror; 

  Teu nome lhes diga, 

  Que a gente inimiga 

  Talvez não escute 

  Sem pranto, sem dor!

 

 

VIII

 

  Porém se a fortuna, 

  Traindo teus passos, 

  Te arroja nos laços 

  Do inimigo falaz! 

  Na última hora 

  Teus feitos memora, 

  Tranqüilo nos gestos, 

  Impávido, audaz.

 

 

IX

 

  E cai como o tronco 

  Do raio tocado, 

  Partido, rojado 

  Por larga extensão; 

  Assim morre o forte! 

  No passo da morte 

  Triunfa, conquista 

  Mais alto brasão.

 

 

X

 

  As armas ensaia, 

  Penetra na vida: 

  Pesada ou querida, 

  Viver é lutar. 

  Se o duro combate 

  Os fracos abate, 

  Aos fortes, aos bravos, 

 Só pode exaltar.

 

 Após a exploração do objeto, proponha que os alunos investiguem o que foi o grande embate havido entre tamoios e portugueses, durante a época do Brasil-Colônia, tema que, certamente, está por trás do poema de Gonçalves Dias. Como referência para a investigação deles indique o texto Confederação dos Tamoios

 

Após a leitura, peça que  retomem a poesia “Canção do Tamoio – Natalícia”, para eles compreenderem melhor os elementos presentes nela.

Complementarmente, comente que o nacionalismo/indianismo ainda existe na poesia atual. A canção popular é também considerada literatura. Portanto, músicas como “Todo dia era dia de índio” da Baby do Brasil, “Chegança” de Antonio Nóbrega, “Um índio” de Caetano Veloso e “Tu tu tu tupi” de Hélio Ziskind retratam esses elementos.

 

Caso considere interessante, discuta, ainda, se hoje a figura do indígena caberia num imaginário de heroísmo. Debata sobre as razões disso. Você pode usar o site indicado no item “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para compreender um pouco da realidade dos povos indígenas no Brasil de hoje.

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Avalie coletivamente a participação e os argumentos apresentados pelos alunos durante a atividade.

A análise da poesia de Gonçalves Dias deve ajudar o aluno a perceber que o texto é um apelo de um pai dirigido ao seu filho ainda na ocasião de seu nascimento, no desejo de que ele se torne um bravo guerreiro.

Os alunos também devem perceber o trabalho estético do poema, no uso especial da linguagem na forma como o poema está estruturado, contemplando:

? “Louvor” (Faz uma espécie de chamamento ao seu interlocutor);

? “Introdução” (Apresenta o contexto mais geral);

? “Descrição ou Ethos” (Descreve as qualidades do guerreiro e suas ações);

? “Resolução” (Solução final, fechamento do poema).

Outro elemento presente no poema é o grupo semântico que aparece principalmente a partir da segunda estrofe, isto é, um grupo de palavras que se referem a uma mesma ideia. As palavras que evidenciam isso podem ser vistas quando o texto aborda a bravura do índio tamoio. Para isso, ele faz uso de palavras como bravo, forte, grito, triunfa etc., sempre em comparação a outras que lhes são opostas: cobarde, fracos, calados, abate etc

Ainda no tocante ao vocabulário, é comum observar o uso exacerbado de adjetivos. A imagem construída do índio, por meio das palavras, denota um herói genuinamente brasileiro.

O uso figurado da linguagem também é um recurso expressivo no poema, em especial a hipérbole, que é o exagero como recurso de expressão.

Por fim, um aspecto tão evidente na poesia é a sonoridade. Um dos recursos mais interessantes para se garantir tal característica é a organização dos versos de modo a criar certa regularidade e, assim, conferir um ritmo bastante cadenciado. Outra maneira de conferir sonoridade é a própria repetição, seja de palavras, versos, refrões. No texto “Canção do Tamoio”, podemos observar.

Eventualmente, peça que eles produzam uma apresentação multimídia sobre o romantismo Brasileiro e avalie se os principais elementos desse movimento literário são contemplados.

Proponha depois que esta apresentação seja feita para os alunos de outras turmas que também estejam estudando sobre o Romantismo Brasileiro.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:

Romantismo
http://generos-literarios.info/mos/view/Romantismo/
 
Romantismo no Brasil – Características e autores
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u52.jhtm

Gonçalves Dias – Biografia
http://www.jornaldepoesia.jor.br/gdias1bio.html

 Poesia – “Canção do Exílio”
 (http://www.jornaldepoesia.jor.br/gdias01.html#exilio)

Texto – Confederação dos Tamoios
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/confederacao-dos-tamoios/

Canção do Tamoio – Natalícia
http://www.jornaldepoesia.jor.br/gdias01.html#tamoio

Indígena e o imaginário heroico
http://pib.socioambiental.org/pt

Antes de dar início às etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.

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Arquivos anexados

  1. Romantismo Brasileiro

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