Conteúdos

Revoluções Burguesas
As revoluções e o fim do Antigo Regime

Objetivos

? Identificar as transformações entre o antigo regime e o mundo que surgiu a partir das revoluções burguesas;
? Compreender as revoluções burguesas enquanto um acontecimento ocorrido em espaços e tempos diferentes;
? Conhecer mais detalhadamente aspectos das revoluções inglesas (Puritana e Gloriosa) e da Revolução Francesa;
? Analisar o percurso até a conquista dos direitos dos homens e dos cidadãos, a partir das revoluções burguesas.

Antes de iniciar as etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução do tema

Professor, você pode introduzir o tema partindo do questionamento sobre quais são, hoje, os direitos pelos quais os homens e cidadãos lutam no Brasil: o direito à uma vida digna, à habitação, à escolarização, ao atendimento médico; para além desses, há quem milita por uma cidade mais arborizada, pelo não desmatamento, na perspectiva de que luta-se pelo direito à vida das gerações futuras. A partir das indicações que surgirem, é possível orientar a reflexão para as causas de outros povos, como aqueles que vivem sob um Estado autoritário e que lutam, por exemplo, pela liberdade de expressão, pelo direitos das mulheres e até pelo direito ao voto.

Este exercício é importante para que os estudantes reconheçam que a conquista dos direitos dos homens e dos cidadãos é um processo que se iniciou nas revoluções inglesas. Foi aplicado na 1ª Constituição dos Estados Unidos da América, de 1787, e espalhou-se pela Europa, selando o início do fim dos antigos regimes, a partir da Revolução Francesa. No entanto, é importante salientar que essas revoluções objetivaram os anseios políticos daqueles que não tinham privilégio dentro da ordem estamental do antigo regime – nobreza, clero e camponeses –, ou seja, a burguesia, e que passaram a exigi-lo. As conquistas da burguesia evoluíram e estenderam-se às requisições populares, mas esse é um processo posterior, não é igual em todos os lugares, e por isso há países, ainda hoje, que estão iniciando suas conquistas pelo reconhecimento e respeito aos direitos dos homens e cidadãos.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Sugira aos alunos que explorem a atividade interativa “Revoluções Burguesas”, disponível no NET Educação (material de apoio). Durante a exploração do objeto, oriente que os alunos  reflitam sobre o processo de derrubada do antigo regime e do papel que tiveram as revoluções burguesas nessa transformação. Solicite que anotem o que entendem serem as mudanças mais significativas no que tange à organização social em cada uma das revoluções, e, em seguida, oriente-os para que analisem quais dessas mudanças contribuíram para a construção das conquistas relativas ao reconhecimento dos direitos dos homens e dos cidadãos, e no que elas diferem dos regimes que existiam anteriormente.

A próxima etapa abordará, a partir das informações obtidas no objeto interativo, as contribuições que as revoluções burguesas deram para o estabelecimento dos direitos dos homens e dos cidadãos, a partir de uma reflexão sobre o direito à igualdade e separação dos poderes. Mas, é necessário salientar que as revoluções dos séculos XVII e XVIII são manifestações da burguesia descontente por não partilhar dos privilégios que tinham os nobres e o clero, ou seja, as conquistas não foram necessariamente estendidas à toda a população.

3ª Etapa: Interpretando os textos

Professor, separe os alunos em grupos de 3 ou 4 e dê a eles os textos que seguem abaixo com as respectivas questões propostas para debate.

TEXTO 1

“A igualdade natural é aquela relacionada aos homens pela Constituição de sua natureza apenas. Esta igualdade é o princípio e o fundamento da liberdade. (…) No estado natural, os homens nascem em igualdade, mas eles não souberam mantê-la: a sociedade os faz perder, e eles não voltam a ser iguais pelas leis”. Artigo sobre a “Igualdade Natural”, da Encyclopédie (Jaucourt).

? Em que sentido a igualdade natural referida no texto se opõe ao direito divino que era a base da monarquia?

? Qual tipo de sociedade deveria ser criada para garantir os direitos dos homens? E como eles são assegurados?

? Temos hoje no Brasil esses direitos garantidos?

TEXTO 2

“Para que não possamos abusar do poder, é necessário que, pela disposição das coisas, o poder detenha o poder” (Montesquieu, “O Espírito das Leis”).

– Pesquise sobre o que signifca a separação dos poderes, e relacione com a frase de Montesquieu (disponíveis nos links 5 e 6)

– Como a separação dos poderes auxilia na garantia dos direitos humanos? 

4ª Etapa: Fechamento

Para concluir a atividade, peça que os grupos compartilhem as respostas que encontraram e, em seguida, conduza um debate sobre a atual situação do Brasil em relação ao conteúdo estudado: tipo de regime político, se gozamos do direito à liberdade de expressão, como organizam-se os poderes no sistema brasileiro etc. E, ainda é possível tecer um quadro comparativo com um país de ditadura prolongada, como o Egito até a queda de Mubarak, levando os alunos a refletirem sobre em que as ditaduras diferenciam-se dos sistemas democráticos, no que diz respeito aos direitos dos homens e cidadãos e à separação de poderes. Os links 7 e 8 trazem informações

Sobre situação dos direitos dos homens no Egito.

Materiais Relacionados

Para tomar contato com o tema, ou mesmo utilizar como recurso em sala de aula, sugerimos os conteúdos disponíveis nos seguintes links:
 
 As precursoras revoluções inglesas:
1. http://www.algosobre.com.br/historia/revolucoes-burguesas-no-seculo-xviii-as.html

 As Revoluções Burguesas:
2. http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u6719.shtml

 Revolução Francesa:
3. http://educacao.uol.com.br/historia/revolucao-francesa-queda-da-bastilha-jacobinos-girondinos-napoleao.jhtm

 Direitos dos Homens e dos Cidadãos:
4. http://pt.shvoong.com/social-sciences/1631153-revolu%C3%A7%C3%A3o-francesa-declara%C3%A7%C3%A3o-dos-direitos/
Leia sobre Teoria da separação dos poderes
5. http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_separa%C3%A7%C3%A3o_dos_poderes;  e
6. http://www.infoescola.com/sociologia/teoria-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/ )

          Leia links sobre os direitos no Egito
7. http://pt.euronews.net/2011/02/07/violacao-dos-direitos-humanos-no-egito-continua/ ;
8. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/02/01/anistia-internacional-pede-preservacao-de-direitos-humanos-no-egito.jhtm

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