Conteúdos

– Conflitos no Oriente Médio
– Geopolítica do Oriente Médio
– Conflitos decorrentes da Guerra Fria
– Fundamentalismo religioso

Objetivos

– Analisar o contexto histórico em que ocorre a Revolução Islâmica no Irã
– Compreender o conceito de fundamentalismo religioso
– Analisar as consequências da revolução para a população iraniana, especialmente para as mulheres

Previsão para aplicação:
2 aulas (50 minutos/cada)

1ª Etapa: Contextualização

Professor(a), nessa etapa você irá iniciar as discussões sobre o tema com os alunos, contextualizando-o. Para isso, a turma deverá realizar uma análise de duas fotos, pré e pós Revolução Islâmica, além de um trecho da HQ Persépolis, da autora iraniana Marjane Satrapi, nascida em 1969. O objetivo dessa etapa é apresentar o tema aos alunos e reconhecer os conhecimentos prévios sobre o assunto.

Foto 1:

Mulheres estudando na Universidade de Teerã, em 1977. Fonte: matéria A vida das mulheres no Irã antes e depois da Revolução Islâmica – BBC. Acesso em: 11/11/19.

Foto 2:

Família iraniana, 1980. Fonte: matéria A vida das mulheres no Irã antes e depois da Revolução Islâmica – BBC. Acesso em: 11/11/19.

Imagem:

Fonte: Hq Persépolis. Acesso em: 11/11/19.

Professor(a), oriente a sala na análise das imagens propondo alguns questionamentos:

– Qual a diferença entre as duas fotos?
– Para vocês, o que a data das fotos indica?
– Qual fato relativo à Revolução Islâmica está sendo tratado na HQ da autora?
– O que vocês sabem sobre o Irã?
– O que vocês sabem sobre Islamismo?
– O que é fundamentalismo religioso?

A partir dessas reflexões, da análise das fotos e da tirinha, e dos conhecimentos prévios dos alunos, é possível iniciar a exposição sobre o tema a ser tratado em sala de aula.

Professor(a), é importante que haja um esclarecimento de que o Islamismo não se resume ao fundamentalismo religioso, sendo uma religião milenar, com diversos segmentos e que se professa de maneiras distintas nas várias regiões onde é cultuado. Tome cuidado para que não se alimente uma visão ocidental discriminatória da prática religiosa, mas sim uma análise crítica das imagens enquanto documentos históricos. Retome também com os alunos que o nome da HQ “Persépolis” é uma referência à origem Persa do Irã, reivindicada étnica e historicamente por boa parcela da população.

2ª Etapa: Problematização e aprofundamento

Professor(a), nessa etapa você irá aprofundar o tema com seus alunos. Para isso, faça uma breve exposição da trajetória que leva à Revolução Islâmica no Irã em 1979, para que a turma possa compreender o assunto como um todo.

– Irã pré-revolução:
O Irã, antes da Revolução Islâmica em 1979, é uma monarquia comandada pelo Xá Mohamed Reza Pahlavi, sendo um governo autoritário e de aproximação política e econômica com os EUA. Os anos 80 são os anos finais da Guerra Fria, sendo assim, os conflitos para garantir a dominação, ainda que indireta, do território Iraniano envolvem as disputas entre URSS e EUA. O Irã é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, despertando, portanto, o interesse dos países imperialistas.

– A revolução iraniana:
O movimento que dá início ao processo que irá levar à Revolução Islâmica no Irã, não é desde o começo um movimento fundamentalista religioso, e sim uma movimentação de diversos setores sociais contra as medidas econômicas do então governo e as concessões aos EUA, ao passo que o país enfrenta uma crise econômica e desemprego.

Em 1978 se iniciam os protestos contra o Xá Reza Pahlavi, que proibia qualquer tipo de reunião e organização política, dessa forma, as articulações passam a ser feitas dentro das mesquitas (templo religiosa islâmico), e aos poucos passam a desenvolver um maior caráter religioso.

O líder religioso xiita, Aiatolá Ruholla Khomeini, estava exilado pelo então regime monárquico, por se opor as reformas pró-ocidentais e “contra o Islã”. Khomeini, do exílio, se coloca como um líder dos processos revolucionários e passa a incitar que estejam ligados ao islamismo mais radical, o xiita.

Em 16 de janeiro de 1979, o Xá Reza Pahlavi cede as pressões dos protestos e deixa o governo e o país. Em 1º de fevereiro de 1979, o aiatolá Ruholla Khomeini retorna à Teerã e toma a frente das manifestações, proclamando em 1º de abril de 1979, a República Islâmica do Irã.

– Irã pós-revolução:
Após declarada a república islâmica, o aiatolá Khomeini ascende ao poder e as leis passam a ser regidas pela Sharia, as leis do livro sagrado do Islamismo, o Corão.  O novo governo segue uma linha conservadora, antiocidental, contra as intervenções imperialistas na economia e costumes iranianos. Várias proibições e banimentos são feitos por lei, como por exemplo o consumo de álcool.

As principais afetadas pela Revolução Islâmica são as mulheres iranianas, que perdem todos os seus direitos e passam a ser controladas a partir das regras da Sharia. As mulheres são impedidas de estudar, frequentar os mesmos espaços que os homens e são obrigadas a usarem o Hijab, para cobrir o corpo e o rosto ao saírem em locais públicos.

A Revolução Islâmica no Irã deflagra uma onda de movimentos ligados ao islamismo que irão tentar se expandir no Oriente Médio a partir da década de 80.

Em 1980, como desdobramento dos conflitos no Irã, o Iraque, apoiado e financiado pelos EUA, invade o Irã e dá início à Guerra Irã-Iraque, que dura 8 anos e deixa cerca de 1 milhão de mortos.

3ª Etapa: Sintetização

Professor(a), nessa etapa, após a exposição do assunto, os alunos deverão realizar uma atividade que sintetize os conhecimentos adquiridos durante e aula. Para isso, divida a sala em grupos de até 5 membros e oriente que respondam algumas questões propostas, a partir das reflexões feitas anteriormente. As questões devem ser respondidas nos cadernos, após o término cada grupo deverá ler suas respostas para o restante da turma, compartilhando suas conclusões. Oriente para que as respostas não passem de 5 linhas e que haja a colaboração de todos os membros dos grupos.

1. Como podemos relacionar os movimentos que dão origem à Revolução Islâmica no Irã com o contexto da Guerra Fria?

2. Analisando os acontecimentos do Irã e as consequências para a população, principalmente para as mulheres, da Revolução Islâmica, qual a importância da garantia de um Estado Laico para os países?

3. Pensando na HQ Persépolis, analisada no início da aula, como é retratado pela autora o processo revolucionário pelo qual passa o Irã em 79?

Materiais Relacionados

1) Professor(a), para aprofundar seus conhecimentos a respeito do assunto a ser abordado nessa aula, recomendamos as seguintes leituras:

A vida das mulheres no Irã antes e depois da Revolução Islâmica. Por BBC, em 5 de março de 2019. Acesso em: 11/11/19.

JR, Gasparetto Antonio. Revolução Islâmica no Irã. InfoEscola. Acesso em: 11/11/19.

Entrevista com professor Oswaldo Coggiola (USP) para Estadão: Revolução Islâmica completa 40 anos. Acesso em: 11/11/19.

SATRAPI, Marjane. Persepólis. CIA das letras. São Paulo, dezembro de 2007.

Referências:

Irã: os fatos que precedem a revolução islâmica. Por Carta Capital. Acesso em: 11/11/19.

 

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.