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Revolução Francesa

movimentos sociais

transformações políticas

sociais

Objetivos

Compreender a evolução dos direitos humanos;

Selecionar argumentos e comparações para a justificativa de posições humanitárias;
Compreender o contexto da revolução francesa
Reconhecer a Constituição Federal Brasileira
Compreender movimentos sociais e transformações políticas e sociais
 

1ª Etapa: Para início de conversa

Compreender história é muito mais do que conhecer fatos passados. Estudar história também é saber reconhecer no presente efeitos do passado e perceber movimentos históricos com semelhanças e diferenças, ainda que muito distantes no tempo e no espaço. Julho é uma referência histórica pois é o mês em que a França celebra a queda da Bastilha, representação simbólica do fim do Antigo Regime e momento crucial da Revolução Francesa. Os direitos humanos, frutos da mente iluminista do século XVIII, sobrevivem no mundo ocidental até hoje.

 

As atividades que seguem têm a dupla finalidade de permitir aos alunos conhecer um pouco mais da história da Revolução Francesa e também traçar comparações e paralelos com o contexto brasileiro. Assim, tanto a nossa Constituição Federal como as jornadas de junho de 2013 podem ser referências de reflexão para a compreensão da importância da revolução francesa.

 

2ª Etapa: Discutindo os direitos Humanos

Para dar início ao trabalho,  sugere-se apresentar ao grupo o vídeo sobre a história dos direitos humanos seja visto em grupo. Solicite atenção para o seu conteúdo. Após a exibição inicie a discussão com  perguntas como: 

 

– Afinal, o que são direitos humanos?

 

– O que significa dizer que os direitos humanos são conquistas, mas são também naturais a nós?

 

– Qual o papel das instituições na consolidação, respeito e manutenção dos direitos humanos?

 

– Qual a importância da formalização dos direitos humanos?

 

– Quais os principais documentos que orientam os direitos humanos?

 

A partir desta primeira discussão, sugira um conjunto de atividades em sentido não cronológico: inicie pelo presente para chegar ao passado, sempre ligando o momento atual com a Revolução Francesa. Como dever de casa, solicite aos alunos que tragam um exemplo (recorte de jornal, relato pessoal, resumo de vídeo ou filme) que demonstre o desrespeito a direitos humanos no Brasil. Inicie a aula subsequente analisando resultados e comentando o que os alunos trouxeram. 

 

3ª Etapa: A Constituição de 1988 e os direitos humanos

Na terceira  etapa, sugere-se que os alunos tenham em mãos os dois documentos que foram indicados no “para saber mais”: o conjunto de incisos do artigo 5º da Constituição Federal de 1988 e a Declaração dos direitos do homem e do cidadão criado na Revolução Francesa.

 

Inicialmente, apresente um breve resumo sobre os primeiros movimentos da revolução francesa, tendo como foco os seguintes tópicos:

 

– A divisão social francesa no Antigo Regime: os três estados;

 

– O absolutismo francês anteriormente à Revolução Francesa;

 

– A crise econômica e o contexto socioeconômico no fim do século XVIII na França;

 

– A chamada dos Estados Gerais e a Assembleia Nacional, ressalvando o papel do 3º Estado

 

– A Assembleia Constituinte

 

– A tomada da Bastilha (14/07/1789)

 

– A abolição do Regime Feudal (04/08/1789)

 

– A declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (26/08/1789)

 

– As jornadas de Outubro de 1789.

 

Tais tópicos são abundantes em quase todos os livros didáticos de história geral, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental. Se você preferir trabalhar unicamente com o meio digital, os resumos disponíveis e indicados no início deste plano são suficientes para a estruturar a sua apresentação.  

 

Neste momento é interessante que os estudantes compreendam as passagens e os principais conceitos explicados.

 

Passe então à análise dos documentos. Separando a sala em pequenos grupos, solicite que eles façam a comparação dos documentos. Você pode fazer o trabalho igualmente para todos os grupos ou também dividir o documento francês pelo número de grupos, fazendo com que cada grupo analise e encontre similares na Constituição federal. De toda forma, é interessante passar por todos os artigos do documento francês.

 

Neste tópico, não se preocupe em não dominar totalmente todos os artigos da Constituição Federal. Trabalhe de forma colaborativa com os alunos e, junto com eles, proponha uma lista de dúvidas a serem sanadas por meio de pesquisas. A informação é bastante disponível e você poderá fazer deste projeto uma sequência de trabalho de enriquecimento coletivo.

 

4ª Etapa: A simbologia da queda da bastilha – a força de um grupo

Retomando a Revolução Francesa, trabalhe agora fortemente o conceito de 3º Estado e da Queda da Bastilha. Mostre como o movimento foi um movimento massivo e teve como consequência a derrubada de um símbolo do poder – uma prisão, organizada e mantida pelo Rei. A Bastilha é o símbolo de que o Rei não mais controlava a situação e por isso a imagem é tão relevante para o contexto da Revolução e da modificação social que se seguiu. Significa dizer que a simbologia da queda da Bastilha é mais importante do que a própria tomada do complexo penal. Mostre também que o movimento foi realizado a partir de anseios e desejos da população para com a situação francesa.

 

Fazendo uma ligação com o final da atividade da 1ª Etapa, proponha uma redação com o seguinte título: “Qual seria, hoje, a “Bastilha” a ser derrubada no Brasil?” Como critérios avaliativos sugere-se (i) estrutura do texto (ii) uso da norma culta (iii) conhecimento sobre a queda da Bastilha e (iv) profundidade da argumentação/reflexão

 

5ª Etapa: Discutindo as jornadas de Junho de 2013. – Análise de filme

Como atividade final, sugerimos que a classe veja, conjuntamente, um filme. Trata-se do filme “Junho”, feito pelo jornal Folha de São Paulo,  atualmente disponível na internet. Ele pode ser visto em partes ou integralmente. De toda forma, sugere-se que todos vejam o filme, por se tratar de documento histórico importante. Uma boa roda de discussões pode ser realizada ao final do filme, buscando algumas questões ligadas aos estudos realizados a partir da perspectiva dos direitos humanos:

 

– Quais eram os direitos fundamentais envolvidos no filme?

 

– Qual a comparação que podemos fazer entre o movimento do filme e a queda da bastilha?

 

– Por que não podemos dizer que junho de 2013 foi uma real revolução (ao menos até o momento?)

 

O final desta atividade pode ser uma resenha, um manifesto de apoio ou repúdio ou uma dissertação sobre o tema “Os direitos humanos e as manifestações sociais no Brasil”.

 

6ª Etapa: Desafio de discussão: Reconhecendo documentos históricos

Esta é uma etapa desafio. Peça aos alunos para tomarem em retomada os diversos estímulos a que foram expostos durante as demais etapas e solicite para que eles comentem quais foram as fontes históricas que encontraram. Seriam somente os documentos escritos fontes históricas? E os vídeos, o filme, as imagens? O que compõe um documento que permite o fazer histórico.

Materiais Relacionados

– Veja previamente o vídeo sobre os direitos humanos.

 
–  Analise a Constituição Brasileira, fazendo cópias de todos os incisos do artigo 5º. A constituição pode ser verificada no site do Planalto.
 
–  Visite e leia a página fazendo uma cópia do conteúdo para seus alunos.
 
–  Além de livros didáticos, você pode utilizar sites de conteúdo sobre os principais aspectos da revolução francesa. Sugerimos:
 
 
– Assista o filme “Junho”, na íntegra.
 
– Para uma abordagem teórica sobre a educação nos direitos humanos, leia o discurso da professora Maria Victória Benevides.

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