Conteúdos

• Guerra de Canudos;
• Guerra de contestado;
• Cangaço;
• Revolta da vacina;
• Revolta da chibata;
• Movimentos sociais trabalhistas;

Objetivos

• Compreender os motivos que fizeram eclodir as diversas revoltas nos primeiros momentos da República brasileira;

• Refletir sobre as questões políticas, sociais e econômicas que fomentaram estas revoltas;

• Discutir sobre os conceitos de coronelismo, oligarquia, clientelismo;

• Identificar e diferenciar as revoltas de cunho rural e urbano;

• Reconhecer a importância da religiosidade e das questões sociais como estopim para estas revoltas;

• Analisar as causas e consequências das principais revoltas deste período;

• Aprender a trabalhar, em nível básico com o software prezi.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



A aula pode ser ministrada em laboratório de informática/ multimídias expondo o assunto das revoltas por meio dos vídeos citados acima, deixando os filmes (mais longos) para os alunos assistirem em casa (tarefa para casa). O debate deve ser fomentado em sala depois da apresentação de cada vídeo.

2ª Etapa: Sistematizando as informações

Neste segundo momento pode-se dividir a sala em grupos de cinco ou seis alunos, sortear uma “revolta” para cada grupo e apresentar o vídeo de como criar um uma apresentação básica no software livre prezi. 



A tarefa consiste em que cada grupo crie uma apresentação para sua “revolta” com o prezi. Depois, deve haver um tempo para o manuseio inicial da ferramenta tirando as dúvidas que surgirem na aula. A tarefa deverá ser realizada pelos alunos, ao logo da semana, utilizando a sala de informática da escola no contra turno e tirando as dúvidas com o professor, também durante a semana. 



Pode ser proposto, também, que um aluno registre em celular (vídeo) todo o processo de produção do trabalho para que ao final da apresentação feita no prezi fosse mostrado um pequeno vídeo do grupo (com comentários dos participantes) expondo como foi fazer esta apresentação.  

3ª Etapa: Apresentação

Neste terceiro momento, cada grupo pode exibir seu trabalho (pequeno seminário sobre as revoltas na República Velha) feito na ferramenta prezi. Ao final da apresentação, pode-se fazer a exibição do “making of” de como foi feito o trabalho e, posteriormente, uma autoavaliação por parte dos alunos.

Materiais Relacionados

1 – Revolta da Chibata;

2 – Revolta da Vacina;

3 – Guerra de Canudos (filme);

4 – Guerra de Contestado;

5 – Cangaço (documentário);

6 – Sedição de Juazeiro (minissérie);

7 – Semana de Arte Moderna (documentário);

8 – Movimentos Trabalhistas;

9 – Tenentismo;

10 – Prezi;

Arquivos anexados

  1. Revoltas na Primeira República (“República Velha”)

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.