Conteúdos

Ressonância

Objetivos

Compreender o fenômeno de ressonância;
Identificar fenômenos de ressonância no dia-a-dia;
Compreender o funcionamento de aparelhos cuja operação depende da ressonância.

Antes de dar início às etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.

 

1ª Etapa: Problematização: Analisando situações

Os alunos já devem estar familiarizados com o conceito de frequência de oscilação.

Nesta etapa os alunos devem ser divididos em cinco grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre uma situação diferente que envolve ressonância, sem no entanto saber ainda que esse será o fenômeno estudado.

O professor deve indicar uma questão para cada grupo. Seguem abaixo questões a serem pesquisadas:

• Por que soldados deixam de marchar ao passar por pontes?

• Como funciona um forno de micro-ondas?

• Para que serve a caixa (corpo oco) do violão?

• Como se dá a sintonização de uma estação de rádio?

• Como uma criança no parque consegue se balançar sem tocar o chão ou sem que ninguém a empurre?

2ª Etapa: Identificando um fenômeno em comum: a ressonância

Os grupos devem compartilhar suas respostas e identificar o fenômeno em comum nas situações estudadas: a ressonância.

É importante que discutam acerca do fenômeno e percebam que situações completamente distintas são regidas pelo mesmo fenômeno. Os alunos devem ser encorajados a identificar outras situações em que haja ressonância.

3ª Etapa: Definindo a ressonância

Agora, em grupos, os alunos devem definir ressonância. É preciso que o façam com precisão conceitual. É esperado que percebam que a ressonância ocorre quando há dois “objetos” (sejam macro ou microscópicos) cujas  frequências de oscilação coincidam ou sejam múltiplas e que isso provoca um aumento da amplitude devido à transferência de energia.

É preciso que fique bem claro que a amplitude de um movimento oscilatório ou ondulatório está relacionada à energia e que quando ocorre uma ressonância tal amplitude aumenta.

4ª Etapa: O caso da ponte Tacoma

Uma vez estabelecido o conceito de ressonância, os alunos devem assistir a um vídeo que mostre como a ponte Tacoma, nos EUA, foi destruída devido a esse fenômeno. Há diversos vídeos no You Tube a escolher. O documentário já citado (http://www.youtube.com/watch?v=ASd0t3n8Bnc) é bastante completo, embora em inglês. O professor deve escolher aquele que melhor lhe convier.

Depois de assistirem ao filme, os alunos devem explicar o que ocorreu com a ponte. O professor pode optar por uma roda de discussão, ou então pedir aos alunos que redijam suas explicações. Caso o professor disponha de tempo, os alunos podem utilizar uma sequência de fotos da ponte Tacoma e produzir legendas que deem conta de explicar o fenômeno.

Obs: É possível cumprir 4 etapas em uma ou duas aulas de 50 minutos.

 

Materiais Relacionados

Reveja conceitos sobre ressonância:
http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/ressonancia/tintim6.htm

Assista a alguns vídeos sobre ressonância:
http://www.youtube.com/watch?v=ASd0t3n8Bnc  sobre a Tacoma Narrow bridge em inglês (as imagens valem mesmo para os que não tenham domínio da língua);
http://www.youtube.com/watch?v=00dNfpQksco  aula do “mago da Física” sobre ressonância.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Identificando e conceituando a ressonância. Profa. Dra. Viviane Alves

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  1. Ressonância

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