Conteúdos

– Geometria
– Proporção geométrica

Objetivos

– Explorar o conceito de pixel em imagens digitais
– Deduzir a fórmula para encontrar as dimensões da imagem em pixels
– Aplicar conceitos de proporção geométrica

1ª Etapa: Início de conversa

Há diversas situações presentes na nossa rotina em que lidamos com imagens digitais. Seja em painéis ou dispositivos eletrônicos diversos, a imagem digital compõe os diferentes ambientes sociais. O avanço da tecnologia fornece dispositivos cada vez mais atualizados e sofisticados, porém, o consumo dessa tecnologia nem sempre é consciente. Quando um modelo de aparelho celular é lançado, muito se fala sobre as câmeras e a qualidade de exibição de vídeos, porém, o quanto realmente sabemos sobre esse assunto?

Para introduzir o tema, faça a seguinte pergunta:

Qual é a resolução da câmera do seu celular? E da televisão da sua casa? O que você sabe sobre esses valores?

Permita que os alunos façam esse levantamento de informações, organize os dados apresentados na lousa e reserve um momento para que os estudantes compartilhem o conhecimento que têm sobre o assunto. Caso julgue necessário, complemente os dados recolhidos com outras resoluções, como: HD; Full HD; 4k; 12 MP; VGA; 1,2 MP; etc.

2ª Etapa: Compreendendo uma imagem digital

Em toda imagem e dispositivo eletrônico podem ser encontrados pixels e é muito provável que os alunos já tenham escutado essa palavra em termos como megapixels, por exemplo. Um pixel é o menor ponto que compõe uma imagem, podendo ser revelado facilmente com a ampliação de uma imagem qualquer através de um zoom na tela do celular ou em programas simples de edição. Veja a ampliação de uma imagem retirada do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”:

Nessa etapa, mostre como uma ampliação simples revela os pixels que compõe uma imagem e, em seguida, selecione imagens de diferentes resoluções. Faça ampliações das imagens e induza os alunos a concluírem que quanto maior a resolução, maior a qualidade da foto. Explique que resoluções como a de 640 x 480 (VGA), representa o produto entre dois valores e que o resultado é a quantidade de pixels da imagem.

Exemplos:

1) Uma imagem VGA tem 640 x 480 = 307 200 pixels.

2) Uma câmera que, em sua resolução máxima, crie uma imagem em tamanho 1800 x 1200 pixels apresenta, nessa resolução, imagens com 2.160.000 pixels.

Dessa forma, pode-se dizer que o número de megapixels é uma maneira de demonstrar o tamanho da imagem que será gerada por determinada câmera fotográfica e, o termo Mega, é uma terminologia científica que expressa um milhão, ou seja, 1 megapixel equivale a 1.000.000 de pixels.

Caso julgue necessário, repita o procedimento com diferentes resoluções. Utilize diferentes recursos visuais para garantir que os alunos compreendam a relação entre a resolução e a quantidade de pixels de uma imagem.

3ª Etapa: Deduzindo a fórmula para encontrar a proporção da imagem

Nessa etapa, mostre aos alunos que é possível efetuar o cálculo de maneira inversa, ou seja, encontrar a resolução de uma imagem sabendo sua quantidade de pixels. Para que esse cálculo seja possível, é preciso fixar a proporção da imagem. Veja o exemplo abaixo:

Nas imagens mais comuns, encontramos os seguintes padrões de tamanhos: 10x15cm, 20x30cm, 30x45cm, etc. Se fizermos a razão entre os valores, encontramos:

Então, podemos dizer que a proporção desses tamanhos é 3×2.

Vamos chamar a proporção da imagem de y, ou seja, nesse caso temos imagens no formato 3y por 2y. E, portanto, a quantidade de pixels p é dada por:

Se uma câmera tem 6,3 MP (megapixels), então ela tem 6.300.000 pixels e, para saber a resolução de uma imagem no padrão mais comum (3×2), basta aplicar na fórmula encontrada:

Logo, a resolução da imagem será 3×1024 por 2 ×1024, ou seja, 3072 por 2048 ou 3072 x 2048 pixels aproximadamente.

Materiais Relacionados

1 – Leia o texto “Resoluções HD, Full HD, 4K, 8K e outras” para encontrar informações sobre diferentes tipos de resolução.
2 – Para saber mais sobre Pixels, confira o texto “O que é pixel?”.
3 – Veja o tutorial “Como aumentar o tamanho de uma imagem no Photoshop sem perda de qualidade”.

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula – Pixels

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