Conteúdos

Sistema de equações do 1º grau. 

Objetivos

Discuta sobre as possíveis soluções de um sistema com 2 equações do 1º grau com duas incógnitas.

Apresente um procedimento de resolução de sistema de equações do 1º grau por meio de gráficos. 

Formule situações-problema para propor aos colegas de sala.
 

1ª Etapa: Aprofundando a discussão

Nem todo sistema de equações do 1º grau possuem uma solução única, em alguns casos há uma infinidade de soluções, em outros não há solução alguma. A representação das equações no plano cartesiano pode contribuir muito para que o aluno compreenda esta diferença. 

 

Proponha aos alunos que encontre a solução dos sistemas abaixo, representando graficamente as retas no GeoGebra.  

 

Na resolução do primeiro sistema, temos duas retas que passam pelos mesmos pontos, ou seja, há uma infinidade de valores que fazem parte da solução: S = {(1, 2), (-1, 3), (5, 0), …} (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Porém, no segundo sistema, temos duas retas que não tem ponto algum em comum. Observe no gráfico que as duas retas são paralela. Desse modo, S = { }. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

 

 

2ª Etapa: Aplicando os conhecimentos construídos

Disponibilize aos alunos uma lista com situações-problema envolvendo sistemas de equações do 1º grau. Você pode pedir que resolvam em trios para que troquem informações e discutam sobre as formas de resolução. 

 

Em seguida, solicite aos alunos que criem individualmente uma situação-problema. Cada trio deve reunir as três questões em uma folha. Recolha o material e redistribua aleatoriamente entre os grupos.   Eles deverão resolvê-las e, ao término, compartilhar com a sala os resultados obtidos. 

 

3ª Etapa: Início de conversa – O problema da lanchonete

 Proponha o seguinte problema para a sala:

 

“Lucas foi à lanchonete da tia Nena e gastou 39,00 reais com lanches e/ou sucos. Sabendo que o lanche natural custa 4,50 reais e o suco 3,00 reais, determine a quantidade de sucos e de lanches que ele comprou.”

 

Note que este problema tem mais de uma resposta possível. Deixe que os alunos tentem encontrar a solução, depois que todos perceberem que não há uma única resposta, peça para que organizem todas as possibilidades em uma tabela. Veja as respostas a seguir: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Explique aos alunos que a solução deste problema não é única e que ela pode ser representada graficamente. Chamando de x a quantidade de lanches e de y a quantidade de sucos, temos: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Proponha aos alunos outro problema:

 

“No dia seguinte, Lucas comprou a mesma quantidade de lanches e sucos, mas dessa vez foi à lanchonete do tio Zé e gastou 29,50 reais. Sabendo que lá o lanche natural custa 3,00 reais e o suco 2,50 reais, determine a quantidade de sucos e de lanches que ele comprou.”

 

Espera-se que os alunos montem uma tabela com as quantidades possíveis de lanches e sucos de modo que a soma seja 29,50. 

 

Veja a tabela e a representação no plano. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Pergunte aos alunos se eles sabem qual foi a quantidade de lanches e de sucos compradas. Espera-se que eles identifiquem o ponto comum (4, 7), ou seja, que Lucas comprou 4 lanches naturais e 7 sucos.

 

 

 

4ª Etapa: A resolução a partir do gráfico – utilizando o Geogebra

Explique aos alunos que as duas equações formam um sistema de equações do 1º grau, e que elas podem ser resolvidas graficamente. O problema anterior gera o seguinte sistema:

 

Cada uma das equações pode ser representada no plano cartesiano, e a solução dele será dada pelo ponto que pertencer às duas equações. Note que, no gráfico abaixo, K = C. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Leve os alunos ao labortório de informática e mostre como utilizar o software Geogebra. Sugerimos que resolva um sistema junto com os alunos. Veja o exemplo a seguir. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Primeiro vamos encontrar dois pontos que satisfazem a equação 3x + 2y = 58. Atribuindo um valor a x, encontramos o valor de y: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Vamos chamar identificar ponto por A e B: A = (0, 29) e B = (2, 26). Em seguida, digitamos cada ponto na “entrada” do Geogebra:  (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Depois, selecione o botão “Reta” no menu e clique nos dois pontos por onde a reta deve passar. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Para encontrao o ponto que as duas retas tem em comum, clique no botão “Ponto” no menu e selecione a opção “intersecção de dois objetos”. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Sobre a intersecção das duas retas deve aparecer um quinto ponto, o qual é solução do sistema: (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

5ª Etapa: vídeo “A voz do interior”

Apresente o vídeo “A Voz do interior”, aos alunos. Assim que o problema dos porcos e galinhas for apresentado, pause a reprodução do vídeo. Peça aos alunos que tentem resolver o problema e verifique as estratégias utilizadas. Em geral, os alunos mostram maior dificuldade em transformar as informações do problema em sentenças matemáticas. Verifique se compreenderam os dados do problema e se foram capazes de registrar matematicamente as informações utilizando expressões algébricas. 

 

Em seguida, continue apresentando o vídeo, até cerca de 5 minutos, antes que a resolução do problema seja apresentada. Após o sistema   ser apresentado, peça aos alunos que encontrem a solução do sistema a partir da visualização do gráfico. 

 

Depois que todos os alunos terminarem o trabalho, mostre o restante do vídeo, explicando que o método algébrico também pode ser utilizado como outra estratégia para a resolução de sistemas de equações do 1º grau. 

 

Aproveite a problema apresentado no vídeo sobre o parque de diversões e proponha aos alunos que resolvam o problema utilizando o procedimento que acharem mais adequado. 

 

Materiais Relacionados

 1. O GeoGebra é um software de matemática dinâmica gratuito e multi-plataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema. Abaixe o programa e conheça dicas e sugestões no site.

 
2. Há outros programas de gráficos que permitem o trabalho sugerido neste plano de aula. Veja outas possibilidades de trabalho no livro Funções elementares, equações e inequações: uma abordagem utilizando microcomputador escrito por Maria Cristina B. Barufi e Maira Mendias Lauro. 
 
3. O vídeo disponível em e intitulado “A Voz do interior” apresenta uma situação-problema: “se num celeiro com porcos e galinhas há 40 patas e 15 rabos, qual a quantidade de cada um dos animais neste celeiro?”.  

Arquivos anexados

  1. Resolução de sistemas de equação a partir do gráfico

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