Conteúdos

Conceituar relações ecológicas e predatismo.
Construção de gráfico da relação presa-predador.

Objetivos

– Identificar o predatismo como uma relação ecológica desarmônica responsável pela manutenção do equilíbrio ecológico;

– Elaborar um gráfico da relação presa-predador a partir de dados obtidos por meio de um jogo;

– Compreender que a introdução de espécies exóticas poderá acarretar desequilíbrio na cadeia alimentar;

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

1ª Etapa: Introdução a uma espécie exótica

A introdução de espécies exóticas também é um dos fatores que gera desequilíbrios nas cadeias alimentares. Para finalizar este plano de aula, inicie uma discussão com seus alunos sobre a introdução de uma espécie exótica neste ambiente. Espécies exóticas são espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas.



Lance a seguinte questão aos alunos: “O que aconteceria se neste ambiente fosse introduzido um animal que se alimentasse de plantas, como o preá, mas não fosse predado pela jaguatirica?” Caso considere interessante o professor poderá complementar esta etapa com o plano de aula “Causas da diminuição da biodiversidade: introdução de espécies exóticas”.

 

2ª Etapa: Revisão de conceitos

Assista com os alunos aos vídeos sugeridos no item 4 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Logo após, estabeleça uma discussão procurando ressaltar que a predação é um tipo de relação ecológica fundamental para manutenção do equilíbrio ecológico. Utilize as informações disponíveis nos materiais sugeridos nos itens 2 e 3 da mesma aba, para enriquecer o debate com os alunos.

3ª Etapa: Simulando a relação presa-predador por meio de um jogo

Realize o jogo proposto no item 1 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Escale um aluno para anotar os resultados na tabela. É de extrema importância que os dados sejam lançados de forma correta, já que serão utilizados durante a 3ª. etapa, na elaboração de um gráfico.

 

4ª Etapa: Construindo o gráfico da relação presa-predador

Com os dados obtidos na etapa anterior, solicite aos alunos que, individualmente, construam o gráfico que mostrará numericamente a relação presa-predador. No eixo das abcissas será indicada a rodada, enquanto no eixo das ordenadas o número de indivíduos (escala: 2 quadradinhos equivalem a um indivíduo x 2 quadradinhos equivalem a uma rodada). Observe o gráfico abaixo que ilustra um exemplo clássico de predação (lebre / lince), que serve de modelo para o gráfico da relação preás / jaguatirica proposto no jogo e que será elaborado pelos alunos.





Disponível em http://1.bp.blogspot.com/-Av9zAajrCrs/Tcwv9hiGbXI/AAAAAAAAALo/AzGe0j2nJMM/s1600/175.png



Organize uma aula expositiva reproduzindo corretamente o gráfico no quadro (a parir dos dados recolhidos pelos alunos). É fundamental que nesta aula os alunos percebam que o número de presas está relacionado diretamente com o número de predadores e vice-versa. Ou seja, se aumenta o número de presas, ocorrerá aumento no número de predadores. Se ocorrer aumento no número de predadores diminui o número de presas e assim por diante. O professor poderá comentar que este equilíbrio está diretamente relacionado a diversos fatores, como por exemplo, às condições ambientais. Sendo assim, se ocorrer uma geada que destrua a plantação, diminuirá o número de preás e, consequentemente, o número de jaguatiricas.

Materiais Relacionados

1) Leia com atenção as orientações propostas no jogo disponível em Ecologia: Ecossistema e Cadeia Alimentar (Atividade 2: Dramatização – Presa e Predador). Este jogo será aplicado com os alunos.

2) Para compreender os tipos de relações ecológicas entre os seres vivos, inclusive o predatismo, acesse o texto: Os tipos de relacionamentos entre os seres vivos.

3) Alguns exemplos de predação podem ser encontrados no texto: Relações Ecológicas (p. 278).

4) O vídeo Predadores disponível em  (4 partes) traz imagens interessantes de alguns exemplos de predadores.

5) Solicite antecipadamente papel milimetrado aos alunos para construção do gráfico.

Arquivos anexados

  1. Relação presa-predador

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.