Conteúdos

compreender e resgatar os conhecimentos prévios sobre o território brasileiro e a sua formação, problematizando a sua configuração territorial. Possibilita também compreender a regionalização do Brasil e as principais características de cada uma das 5 regiões, além de analisar as capitais brasileiras e sua cultura, classificando-as de acordo com as regiões e observando as diferenças e as aproximações culturais presentes em nosso país. Na finalização, este plano de aula sugere a sistematização das principais reflexões, por meio da comparação de dados de acesso à cultura de algumas capitais. Traz, ainda, exercícios de fixação, com o uso da Plataforma Digital Interativa, e sugere a retomada de conteúdos por meio da elaboração de mapa mudo, cruzadinha e, ainda, da construção de tabela sobre as regiões e capitais do Brasil.

  • Sensibilização: o território brasileiro.
  • Problematização: o Brasil sempre foi assim?
  • A regionalização do Brasil.
  • Principais características das regiões do Brasil.
  • Capitais brasileiras e sua cultura.
  • Sistematização: comparando o acesso à cultura em 12 capitais.
  • Exercícios de fixação: Plataforma Digital Interativa.
  • Vamos relembrar? – Mapa mudo, cruzadinha e construção de tabela: regiões e capitais.

Objetivos

  • Sensibilizar e resgatar os conhecimentos prévios sobre o território brasileiro e a sua formação, refletindo sobre se o Brasil sempre possuiu a mesma configuração territorial. 
  • Compreender a regionalização do Brasil e as principais características de cada uma das 5 regiões.
  • Analisar as capitais brasileiras e sua cultura, classificando-as de acordo com suas regiões.
  • Sistematizar as principais informações, comparando os dados de acesso à cultura em 12 capitais, por meio da leitura e análise de matéria digital. 
  • Realizar os exercícios de fixação, por meio da Plataforma Digital Interativa.
  • Retomar os conteúdos desenvolvidos, por meio da atividade de elaboração de mapa mudo, cruzadinha e construção de tabela sobre as regiões e as capitais do Brasil.

Previsão para aplicação:

6 aulas (45 min/aula).

1ª Etapa: Sensibilização: o território brasileiro

O(A) professor(a) deverá iniciar a aula indagando os alunos sobre seus  conhecimentos prévios a respeito da formação do território brasileiro e de sua atual configuração. Para estimular o processo de sensibilização, facilitando esse levantamento inicial, o(a) professor(a) deverá projetar o mapa abaixo, e solicitar que os alunos tentem extrair o máximo possível de informações.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/capitais-do-brasil/. Acesso em 07 de abril de 2023.

O(A) professor(a) deverá estimular os alunos a responder coletivamente algumas questões referentes ao mapa:

  • Como identificar os limites dos estados?
  • Como identificar os limites do país?
  • Quantas são as regiões brasileiras?
  • Quais são as regiões brasileiras?
  • A qual região pertence o estado em que você mora?
  • Qual a maior região brasileira?
  • Qual a menor região brasileira?

Estas questões, juntamente com a análise do mapa, contribuirão para o(a) professor(a) retomar brevemente com os alunos algumas habilidades, que já devem ter sido trabalhadas em algum momento. Caso surjam outros questionamentos por parte dos alunos, o(a) professor(a) deverá aproveitar o momento para aprofundar o tema.

2ª Etapa: Problematização: o Brasil sempre foi assim?

Após a sensibilização, o(a) professor(a) deverá exibir o documentário Capitais do Brasil, disponível em: 🎥 Documentário –  Capitais do Brasil (acesso em 16 de abril de 2023).

O papel do documentário é auxiliar na compreensão da história das capitais do Brasil. Após a exibição, o(a) professor(a) deverá ressaltar que o Brasil passou por muitas mudanças econômicas, políticas e culturais, dando a estas últimas o maior enfoque. É importante dizer, ainda, que a capital do país mudou de endereço mais de uma vez: a primeira foi Salvador, na Bahia, depois o Rio de Janeiro e, por último, em 1960, foi inaugurada a cidade projetada para ser a capital do país, Brasília.

3ª Etapa: A regionalização do Brasil

Nesta etapa, o(a) professor(a) retomará o mapa da regionalização brasileira, com uma análise mais detalhada de cada uma das regiões. Com o mapa projetado, o(a) professor(a) deverá apresentar aos alunos cada região, os estados que a compõem, as siglas e as suas respectivas capitais.

Disponíveis em: Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa
Acesso em 10 de abril de 2023.

Dando seguimento à aula, o(a) professor(a) poderá solicitar aos alunos a construção de uma tabela com as informações extraídas do mapa acima. Abaixo, o(a) professor(a) encontrará uma tabela com as informações que devem ser localizadas no mapa. É importante que o(a) professor(a) não mostre a tabela para os alunos copiarem, estimulando-os a fazer a análise do mapa, de forma a retirar dele as informações.

Disponíveis em: Capitais do Brasil – Toda Matéria. Acesso em 10 de abril de 2023.

4ª Etapa: Principais características das regiões do Brasil

Após os alunos compreenderem a regionalização do Brasil, será o momento de o(a) professor(a) tratar das principais características de cada região.

Abaixo, elencamos alguns pontos que podem ser trabalhados com os alunos, no intuito de facilitar a compreensão mais ampla de cada região brasileira.

  • Região Norte
Extensão Em termos de extensão, é a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km². Constituída por sete estados.
Aspectos 

sociais

A população ultrapassa os 18 milhões de habitantes. Apesar do grande número, devido à sua extensão territorial a região possui baixa densidade demográfica: 4,72 hab/km2.
Aspectos 

físicos

Predomina o clima equatorial e, em algumas localidades, o clima tropical. Em sua maior parte, a umidade do ar é elevada, devido à abundância de chuvas em algumas partes da região. Nessa região, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia do Rio Amazonas, bem como o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Nessa região, encontra-se a maior floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônica.
Aspectos

econômicos

O Produto Interno Bruto representa cerca de 5,3% do PIB nacional. A economia baseia-se nas indústrias de extrativismo mineral e vegetal, no setor agropecuário e no turismo.
  • Região Nordeste
Extensão Terceira maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2. Constituída por nove estados, é a região com maior número de unidades federativas.
Aspectos 

sociais

Segunda região com o maior número de habitantes. A população ultrapassa os 56 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de 36,39 hab/km2. Possui os menores indicadores sociais.
Aspectos 

físico

Possui a maior costa litorânea do país e, por apresentar sub-regiões com características muito distintas, na região nordeste podemos encontrar os climas: semiárido, equatorial úmido, litorâneo úmido e tropical. As médias pluviométricas são baixas em diversas áreas, fazendo com que boa parte da população da região conviva com a seca extrema. 
Aspectos

econômicos

Terceiro maior PIB do país e, portanto, a terceira maior economia, representando cerca de 13,4% do PIB nacional. O turismo é um dos principais impulsionadores da economia nordestina. Atrai muitos turistas, devido às paisagens belíssimas.
  • Região Centro-Oeste
Extensão É a segunda maior região do país, em extensão territorial. Sua área é de, aproximadamente, 1.606.403 km², e é constituída por três estados.
Aspectos 

sociais

É a menos populosa dentre as regiões. Conta com um pouco mais de 16 milhões de habitantes, e tem a segunda menor densidade demográfica do país.
Aspectos 

físicos

Única região que não possui litoral. O clima predominante na região é o tropical, marcado por duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. Essa região é considerada o berço das águas no país, pois nela são encontradas nascentes de muitos e importantes rios brasileiros.
Aspectos

econômicos

É baseada, especialmente, nas atividades agropecuárias e no extrativismo. Destaca-se a produção de soja, milho, arroz e algodão, bem como a criação de gado (pecuária extensiva, predominantemente). O turismo, em algumas partes da região, também impulsiona a economia, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.
  • Região Sudeste
Extensão Em extensão territorial, é a segunda menor do país, atrás apenas da região Sul. Abrange uma área de, aproximadamente, 924.620 km2, e é composta por quatro estados, sendo dois deles considerados os mais representativos do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.
Aspectos 

sociais

É a região mais populosa do Brasil, com uma população que ultrapassa 85 milhões de habitantes, o que corresponde a, aproximadamente, 44% da população do país. Considerada uma das regiões que mais atraem migrantes, essa é a região com maior densidade demográfica: 92,05 hab/km2.
Aspectos físicos Os climas predominantes são: tropical atlântico e tropical de  altitude, além de subtropical e semiárido. O relevo é composto por serras, planaltos e planícies costeiras. A vegetação também é bastante diversa e conta com formações como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.
Aspectos

econômicos

É considerada a região mais desenvolvida do país, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. Maior destaque industrial, comercial e financeiro do Brasil. Por representar oportunidades de trabalho, essa região enfrenta problemas como a favelização e superpopulação.
  • Região Sul
Extensão Menor região em extensão territorial, com uma área de, aproximadamente, 576.774 km2. Colonização predominantemente europeia. É formada por três estados.
Aspectos 

sociais

É a terceira região mais populosa do país, contando com mais de 29 milhões de habitantes, cerca de 14,3% da população brasileira. A densidade demográfica é de 47,59 hab/km2. É a região com os melhores indicadores sociais de saúde e educação.
Aspectos 

físicos

Localiza-se abaixo da zona tropical. O clima predominante é o subtropical. Apresenta as estações do ano bem definidas, com invernos frios e verões quentes.
Aspectos

econômicos

É a segunda região do país, em termos de riqueza (PIB), e a segunda mais industrializada. A economia baseia-se no extrativismo vegetal, na agricultura, e na pecuária, voltada à indústria de laticínios.

 

5ª Etapa: Capitais brasileiras e sua cultura

O(A) professor(a) deverá, nesse momento, apresentar aos alunos os elementos culturais presentes em cada uma das capitais brasileiras. Abaixo, consta uma relação com resumos que contêm as regiões, os estados, e as principais características culturais de cada uma das capitais do Brasil.

  • Região Norte

Manaus/AM.

A cultura manauara é marcada pela influência indígena e pelo resgate dos valores históricos e tradicionais da cidade. O Teatro Amazonas, o Museu da Amazônia e o Museu de Ciências Naturais da Amazônia corroboram para isso, sendo ícones culturais e turísticos de Manaus. O Festival Folclórico do Amazonas é realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. O folclore regional é valorizado, com manifestações artísticas que exaltam as crenças e os valores amazônicos, como ciranda, boi-bumbá e apresentações de quadrilhas.

Rio Branco/AC.

É conhecida pelo turismo ecológico. Na Casa dos Povos da Floresta, abriga a história dos povos indígenas regionais, ribeirinhos e seringueiros, além de exposições de artesanato dos povos amazônicos. A diversidade étnica, devido às migrações ocorridas durante os ciclos da borracha na Amazônia, associada à grande representatividade indígena na região, fazem da cultura de Rio Branco uma mistura de aspectos nordestinos e nativos, valorizando o local e o regional.

Podemos citar também o Museu da Borracha, o Palácio Rio Branco, o Mercado Velho e a Gameleira, árvore considerada o marco zero da fundação da cidade. Todos esses locais trazem consigo um pedaço da cultura e da história de Rio Branco.

Belém/PA.

A diversidade marca a cultura belenense. A junção de aspectos indígenas, portugueses e africanos molda a cultura de forma rica e admirável, além da influência exercida por imigrantes que desembarcaram na cidade no fim do século XIX e no início do século passado. A religiosidade é festejada em Belém com o Círio de Nazaré, celebração que ocorre entre os meses de agosto e outubro, com procissões, missas e outros eventos similares. Há inúmeras construções que fomentam a cultura e o turismo local, como o Mercado-Ver-o-Peso, o Theatro da Paz e o Museu Emílio Goeldi. Na culinária, pratos locais, como o tacacá, a maniçoba e o tucupi, são verdadeiras atrações gastronômicas.

Macapá/AP.

A cultura macapaense é marcada por traços religiosos e históricos. No campo religioso, ocorre a Festa do Círio de Nazaré. Outra manifestação cultural de Macapá é o Marabaixo, que reúne expressões culturais locais e reafirma a identidade negra. Devido a sua importância, o Marabaixo foi reconhecido, em 2018, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cidade abriga vários museus que resgatam os valores locais, como: Museu Sacaca, Centro da Cultura Negra e Museu do Desenvolvimento Sustentável.

Boa Vista/RR.

A vida cultural é diversificada e amplamente ligada aos costumes indígenas, da população original e dos nordestinos. A infraestrutura cultural conta com serviços comuns a grandes cidades, como culinária típica, museus e centros artísticos. O turismo, embora seja uma atividade de pouco destaque na cidade, é praticado em função dos aspectos naturais. São destaques: Orla Taumanan, Praça das Águas e Mercado Municipal São Francisco.

Porto Velho/RO.

A cultura porto-velhense é fortemente influenciada pelas tradições indígenas, grupo populacional que ocupava originalmente o território municipal antes do processo de colonização. Portanto, há muitas tradições culturais, como festas e celebrações, que reúnem todas as influências dos grupos constituintes da população local. As principais festividades porto-velhenses são: o Carnaval, o Arraial Flor do Maracujá e o Círio de Nazaré de Porto Velho. O artesanato local tem forte relação com a cultura indígena, por meio do emprego de materiais coletados na floresta. A culinária utiliza muitas frutas amazônicas e peixes típicos dos rios da região.

Palmas/TO.

A cultura reúne vários elementos das populações migrantes, que formaram os hábitos cotidianos dos locais. Nesse contexto, destacam-se as contribuições de nordestinos e nortistas. Ademais, a cidade conta, ainda, com vários equipamentos culturais que valorizam a identidade local, como o Museu Histórico do Tocantins, o Teatro Fernanda Montenegro e o Centro de Convenções Parque do Povo. As principais festas estão atreladas à realização de festejos juninos e de exposições agropecuárias. A culinária da cidade é caracterizada por pratos compostos por peixes de água doce, como a peixada.

  • Região Nordeste

Salvador/BA.

O campo cultural é bem diversificado. A cidade é sede de vários eventos que atraem turistas de vários cantos do mundo, como o Festival de Verão e o Carnaval, um dos maiores do mundo. No campo religioso, as matrizes africanas marcam presença nas festividades locais, como a Festa de Iemanjá e a Lavagem das Escadarias do Bonfim. Outras práticas, como capoeira, samba de roda e maculelê, mostram a relevância da religião africana para a população salvadorense. A culinária traz fortes temperos e também apresenta similaridades com a cultura africana. O azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre ressaltam os pratos baianos, como o acarajé, o abará, o vatapá e a moqueca baiana.

Fortaleza/CE.

A cultura fortalezense é marcada pela diversidade, algo característico da formação da cidade com a miscigenação de negros, indígenas e europeus. A riqueza cultural está presente nos museus e festivais, como o Museu do Ceará e o Museu do Humor Cearense. Outro ponto cultural é a Casa José de Alencar, escritor brasileiro que escreveu clássicos como Iracema e O Guarani, no século XIX. Possui grandes eventos juninos, além da celebração de Carnaval, Dia do Maracatu e inúmeras festas religiosas. 

Maceió/AL.

Possui uma rica e diversificada cultura, fruto da mistura de povos que moldou a população maceioense. As manifestações artísticas da cidade perpassam por um vasto folclore, como as Festas de Reis, o reisado, a zabumba e o coco alagoano. No artesanato, destacam-se os bordados de filé, de intensa coloração e feitos de uma rede chamada malha. Esse modelo de artesanato é passado de geração em geração, e as pessoas que o fazem são chamadas de “filezeiras”. O bairro Jaraguá é considerado patrimônio material do estado devido às construções datadas do século XIX.

João Pessoa/PB.

A cultura pessoense é extremamente representativa das tradições nordestinas. A forte influência da religião católica também está presente na cultura da cidade, seja por meio de festejos religiosos, seja pela arquitetura religiosa. O centro histórico guarda muitos prédios representativos do período de desenvolvimento da cidade. Há, ainda, uma gama de equipamentos culturais, como teatros, cinemas e centros de eventos. O Carnaval e as Festas Juninas são as principais festividades. Os ritmos mais ouvidos na cidade são tipicamente nordestinos, como o axé e o forró.

São Luís/MA.

Conhecida como Atenas Maranhense, é a capital do reggae, ilha do amor, capital brasileira da cultura, entre outras. Possui construções de influência portuguesa, com diversos casarões que remontam à época colonial. O centro histórico da cidade foi tombado, em 1974, como Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial. A capital maranhense celebra o Bumba meu boi, um ícone na cultura do estado e que foi elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, assim como o Tambor de Crioula, de origem africana. Outras festas populares são a Festa do Divino e o Festival de São João, além do Carnaval.

Natal/RN.

Cultura muito rica e influenciada pelos europeus que ocuparam a região, como portugueses e holandeses, além dos indígenas e dos africanos. É sede de grandes eventos e festividades culturais, como o Carnaval e as Festas Juninas, assim como é um polo representativo da cultura nordestina. As festas locais são, no geral, embaladas por gêneros musicais como o samba, o arrocha, o brega e a pisadinha. A capital potiguar é considerada uma das terras do forró. Na culinária, destaca-se o uso de peixes, farinha de mandioca e temperos. São pratos típicos de Natal o baião de dois, a carne de sol, o cuscuz, a paçoca e a tapioca.

Aracaju/SE.

O município se destaca, por exemplo, na preservação da cultura negra. A realização de festejos populares, como o folguedo, é uma forma de valorização dos descendentes de africanos que habitam a cidade. Ademais, há muitas outras festas populares em Aracaju, com destaque para os eventos carnavalescos e as quadrilhas juninas. São pratos culinários típicos a moqueca de camarão, a casquinha de caranguejo e a macaxeira ao forno. O consumo de frutas também é muito comum entre os aracajuanos, em especial a graviola, a jaca, a mangaba e, claro, o caju.

Recife/PE.

A cultura de Recife é uma das mais diversificadas do Brasil. As apresentações artísticas de coco de roda, ciranda, afoxé e frevo também são realizadas com o apoio de músicas locais. O Carnaval, maior evento festivo de Recife, também é um importante ambiente de divulgação da música recifense. Há um amplo centro histórico, bastante preservado. As construções locais apresentam características barrocas, fruto do período de colonização do Brasil, assim como influências da arquitetura holandesa, em razão da ocupação de invasores dos Países Baixos na região. Os pratos típicos são o bolo de rolo, a tapioca, a carne de bode, o bobó de camarão e a feijoada. 

Teresina/PI.

A formação cultural é marcada pelas influências dos povos que auxiliaram no desenvolvimento da cidade. Portanto, a cultura local é bastante representativa da esfera cultural brasileira e nordestina, marcada pela diversidade. O artesanato é a principal expressão da cultura da cidade, com destaque para a fabricação de itens de cerâmica e produtos em madeira. Já as representações culturais locais são marcadas pela influência dos povos colonizadores, com destaque para as Festas Juninas e o Carnaval. São pratos típicos a galinha à cabidela, a buchada de bode, o baião de dois e o sarapatel. A bebida típica da cidade é a cajuína, produzida a partir do caju, fruta muito apreciada na cidade. 

  • Região Centro-Oeste

Goiânia/GO.

A cena cultural é considerada moderna e diversificada, em razão da história da cidade, considerada um centro urbano de origem recente. O município é um polo de produção cultural e concentra importantes equipamentos de cultura, como cinemas, teatros e espaços de formação artística. A música é muito diversa, indo do rock ao sertanejo, além de contar com vários ritmos urbanos. A culinária local é bastante representativa, sendo pratos tradicionais goianienses o arroz com pequi, a pamonha, a galinhada e o empadão goiano.

Cuiabá/MT.

A cidade reúne um conjunto de influências, tanto dos colonizadores portugueses quanto das populações tradicionais locais. A arquitetura da cidade, por exemplo, tem uma forte influência portuguesa, com várias construções em estilo colonial. Já a tradição indígena é vista em elementos como a culinária. São alimentos típicos os peixes de água doce, junto com farinha de mandioca, abóbora e banana. O consumo de pirão e de carne bovina também é forte no município. As músicas e os festejos da região são marcados por gêneros como o rasqueado e o lambadão cuiabano. As danças do cururu e do siriri também são elementos típicos da cultura local.

Campo Grande/MS.

A cultura é bastante diversificada, devido ao fluxo de imigrantes de diversas regiões do Brasil e também do mundo. O monumento Carro de Boi, por exemplo, ressalta a importância da população migrante de outros estados brasileiros para a construção da cidade. Já na Praça da República de Campo Grande, estão dispostos símbolos da cultura japonesa, que é muito presente no município. O artesanato indígena é uma das principais expressões da cultura local, com destaque para a confecção de esculturas em madeira. A culinária é caracterizada por pratos como o nhoque de mandioca com carne-seca, o churrasco e a chipa, um tipo de pão de queijo. A bebida tradicional da cidade é o tererê.

Brasília/DF.

A cidade desfruta de uma cultura bastante diversa, que reflete o rico mosaico de costumes, tradições e manifestações culturais dos migrantes que estão nas raízes de sua composição populacional. Uma parte da identidade e da história da cidade estão expressas nas formas arquitetônicas que compõem a sua paisagem urbana. O Plano Piloto consiste em um projeto desenhado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, enquanto muitos dos famosos monumentos e edificações são de autoria de Oscar Niemeyer. Além da música, a sétima arte do cenário nacional é celebrada anualmente no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que acontece no tradicional Cine Brasília.

  • Região Sudeste

Belo Horizonte/MG.

Possui uma vida noturna bastante agitada, com várias opções para quem é turista, ou para os seus habitantes locais. A cidade é conhecida como a Capital Nacional dos Botecos, devido a essa variedade de entretenimento das noites belo-horizontinas. A arquitetura urbana é um prato cheio para o turismo e um dos exemplos conhecidos nacionalmente é o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, elaborado na década de 1940 e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

Vitória/ES.

A cultura capixaba é marcada pela história da cidade, com construções antigas que resgatam seu passado colonial. Até o século XX, as edificações coloniais eram maioria na arquitetura, mas com o crescimento econômico e as mudanças urbanas a partir do século passado, algumas alterações foram implementadas. Contudo, o Centro manteve um significativo acervo cultural patrimonial, com vários monumentos que datam do século XVI ao século XIX. O centro da cidade é repleto de igrejas colossais, como a Capela de Santa Luzia, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo, além da Catedral Metropolitana de Vitória.

São Paulo/SP.

Foi a primeira cidade brasileira a receber estrutura para a criação de emissoras de televisão, na década de 1950. De lá pra cá, a televisão é presença marcante na cultura paulista, sendo referência nacional. Apesar da forte referência televisiva, também possui outras manifestações culturais. Vale destacar o Teatro São Pedro, o Teatro Sérgio Cardoso e a Sala São Paulo. Museu do Ipiranga, Memorial da América Latina, Museu do Futebol e o Museu de Arte de São Paulo (Masp) estão de portas abertas aos amantes do conhecimento histórico.

Rio de Janeiro/RJ.

A cultura é rica em diversidade, com inúmeras opções aos mais variados gostos. A capital do estado conta com diversas atrações culturais e turísticas. Entre as atrações culturais, podemos citar os museus da cidade, como o Museu do Amanhã, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da República, entre outros. Entre as atrações turísticas, há o Estádio do Maracanã e o Cristo Redentor, que é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Quando se trata de festas, a capital realiza duas que são manchetes internacionais e atraem turistas do mundo todo: o Réveillon e o Carnaval. 

  • Região Sul

Curitiba/PR.

Cultura fortemente marcada pela influência dos imigrantes, que contribuíram para a construção da cidade. Desse modo, é comum a realização de festivais culturais de origens italiana e japonesa, por exemplo. Possui  importantes equipamentos culturais, como o Teatro Guaíra, criado em 1912, e a famosa Ópera de Arame, inaugurada em 1992. Mais recentemente, em 2002, foi construído o Museu Oscar Niemeyer. Há um grande número de cinemas, bares e restaurantes. A culinária é muito diversa, sendo o prato mais típico da cidade o barreado, espécie de cozido muito comum em todo o Paraná. 

Porto Alegre/RS.

A cultura é bastante diversa e representativa das diferentes vertentes étnicas que construíram a identidade brasileira. Destaca-se a ampla estrutura de equipamentos culturais, como cinemas, museus e teatros. A cidade conta também com muitos festivais de arte e cultura, como as tradicionais feiras de literatura. As principais festividades da capital gaúcha são o Carnaval e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A Semana Farroupilha, que celebra as tradições do Rio Grande do Sul, também é uma das maiores manifestações culturais da cidade. O prato culinário tipicamente porto-alegrense é o churrasco.

Florianópolis/SC.

Possui uma cultura muito diversificada, formada a partir da contribuição dos imigrantes que fundaram a cidade, com destaque para os açorianos. Além disso, há uma forte influência de elementos naturais, como o mar, que contribuíram para a criação de lendas e para a origem de festividades que ocorrem no município. A dança do pau de fita e o Folguedo do Boi Mamão são manifestações folclóricas típicas. O artesanato típico é caracterizado pelas peças de renda, redes de praia e tapeçarias diversas. A culinária tem como base o consumo de peixes de água salgada, moluscos e crustáceos. Os esportes mais praticados são corrida, caminhada, skate, surfe, kitesurfe e vela.

Textos baseados nas sugestões de leitura elencada em Materiais Relacionados. 

O conteúdo presente nesses textos poderá ser trabalhado por meio de aulas expositivas.

6ª Etapa: Sistematização: comparando o acesso à cultura em 12 capitais

O(A) professor(a) deverá apresentar aos alunos a pesquisa “Cultura nas capitais”, da JLeiva Cultura e Esporte e do Datafolha, em que foram entrevistadas 10 mil pessoas nas 12 capitais mais populosas do Brasil, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. 

Sugere-se que o(a) professor(a) leia com os alunos a matéria disponível em: Estudo inédito detalha hábitos culturais em 12 capitais brasileiras (acesso em 13 de junho de 2023), de modo a explicar aos alunos a forma como a pesquisa foi realizada, destacando algumas das atividades culturais que estão entre as preferidas da população brasileira residente nas capitais do país. 

Abaixo, elencamos alguns destaques que podem ser desenvolvidos com os alunos. A etapa abrirá um espaço de diálogo com os alunos, em que o(a) professor(a) poderá retomar alguns pontos fundamentais já trabalhados neste plano de aulas.

Confira os destaques da pesquisa Cultura nas capitais

Cinema é a atividade cultural mais praticada fora de casa.

Um terço da população pesquisada foi a museus ou teatros no último ano.

Maior nível de escolaridade reflete em maior acesso e maior interesse por cultura. 

A escolaridade tem impacto mais relevante do que a renda.

Cerca de um terço da população depende de atividades gratuitas para poder ir a eventos culturais.

Mulheres se interessam mais por cultura, mas acessam menos do que os homens.

Acesso e interesse por cultura caem com avanço da idade.

População declarada branca vai mais a museus, teatros e concertos; população declarada negra vai mais a saraus, danças, shows, festas populares e bibliotecas.

Festas juninas são os eventos populares preferidos, seguidas do Carnaval.

Destaques regionais

Belo Horizonte: é a cidade que mais frequenta museus, vai a teatro e a concertos.

Porto Alegre: maior número de salas por habitante, é a capital em que mais pessoas foram ao cinema.

Curitibanos estão entre os que mais frequentam museus no país.

Belém: frequenta pouco cinema e valoriza festas populares.

Fortaleza: livros, cinema e jogos eletrônicos são as atividades preferidas.

São Luís: é a capital que mais frequenta festas populares e a segunda em eventos de dança.

Recife: é a capital que mais adere ao Carnaval e com o menor percentual de leitores.

Salvador: é a capital que mais lê.

Brasília: é a capital que mais frequenta bibliotecas.

Manaus: é a segunda que mais depende de eventos gratuitos e a que menos vai ao teatro e a shows.

Rio de Janeiro: entre as capitais que mais frequentam museus e cinemas.

São Paulo: é a segunda capital que mais vai ao teatro.

7ª Etapa: Exercícios de fixação: plataforma digital interativa

Após realizada a etapa acima, o(a) professor(a) deverá dividir os alunos em 12 grupos, de modo a contemplar as 12 capitais analisadas na pesquisa. Cada grupo deverá analisar uma capital pré selecionada, extraindo da plataforma digital interativa as informações mais relevantes. Vale destacar que a plataforma interativa permitirá, ainda, o cruzamento livre dos dados compilados, servindo como importante ferramenta de análise dos alunos. 

Todas as informações estão disponíveis na plataforma http://www.culturanascapitais.com.br (acesso em 13 de juho de 2023). Sugere-se que cada professor(a) adapte esta etapa de acordo com as características da turma, os recursos digitais disponíveis e as habilidades já desenvolvidas.

8ª Etapa: Vamos relembrar?

Mapa mudo, cruzadinha e construção de tabela: regiões e capitais. 

Sugere-se a realização dos exercícios de fixação abaixo, referentes às habilidades estudadas, que deverão ser corrigidos e comentados pelo(a) professor(a), com o objetivo de sanar eventuais dúvidas.

Disponível em: 
Atividade com mapa e cruzadinha – Brasil – capitais. Acesso em 08 de maio de 2023.

Materiais Relacionados

O(A) professor(a) poderá recordar os conceitos fundamentais, por meio dos seguintes sites

  • Documentário – Capitais do Brasil. 

Disponível em: 🎥 Documentário –  Capitais do Brasil. Acesso em 16 de abril de 2023.

  • Capitais do Brasil. Toda Matéria. 

Disponível em: Capitais do Brasil – Toda Matéria. Acesso em 18 de abril de 2023.

  • Capitais do Brasil. Brasil Escola. 

Disponível em: Capitais do Brasil: quais são, mapa, curiosidades – Brasil Escola. Acesso em 18 de abril de 2023.

  • Regiões do Brasil. Escola Kids. 

Disponível em: Regiões do Brasil: estados e capitais, características e mapa. Acesso em 18 de abril de 2023.

  • Capitais do Brasil. Estrategias Vestibulares. 

Disponível em : 

Capitais do Brasil: história, curiosidades e principais informações. Acesso em 8 de maio de 2023.

  • Mapa do Brasil. Prepara ENEM. 

Disponível em: Mapa do Brasil: estados, capitais, regiões, biomas. Acesso em 8 de maio de 2023.

O(A) professor(a) poderá também aprofundar o conteúdo por meio dos seguintes sites:

  • João Leiva e Ricardo Meirelles (Org.). Cultura nas Capitais. 

Disponível em: Cultura nas capitais. Acesso em 8 de maio de 2023.

  • Capitais do Brasil. Prepara Enem. 

Disponível em: Capitais do Brasil: quais são, lista, mapa – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Capitais do Brasil – Curiosidades. Dentro da História. 

Disponível em: Capitais do Brasil: descubra +20 curiosidades. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Maceió. Prepara ENEM. 

Disponível em: Maceió: mapa, bandeira, economia, população – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Fortaleza. Prepara ENEM. 

Disponível em: Fortaleza: bandeira, mapa, economia, população – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Salvador. Prepara ENEM. 

Disponível em: Salvador: bandeira, mapa, população, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Belo Horizonte. Prepara ENEM. 

Disponível em: Belo Horizonte: mapa, bandeira, população, cultura. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Vitoria. Prepara ENEM. 

Disponível em: Vitória: mapa, bandeira, população, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Belém. Prepara ENEM. 

Disponível em: Belém: dados, mapa, bandeira, economia – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Brasília. Prepara ENEM. 

Disponível em: Brasília: aprenda mais sobre a capital do Brasil – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Boa Vista. Prepara ENEM. 

Disponível em: Boa Vista (Roraima): dados, mapa, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Macapá. Prepara ENEM. 

Disponível em: Macapá: bandeira, mapa, população, cultura – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • São Luis. Prepara ENEM. 

Disponível em: São Luís: bandeira, mapa, economia, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Rio de Janeiro. Prepara ENEM. 

Disponível em: Rio de Janeiro: dados, geografia, mapa, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Manaus. Prepara ENEM. 

Disponível em: Manaus: mapa, bandeira, população, história – PrePara ENEM. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Rio Branco. Prepara ENEM. 

Disponível em: Rio Branco: bandeira, economia, população, cultura. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • São Paulo. Prepara ENEM. 

Disponível em: São Paulo: mapa, bandeira, capital, economia, cultura. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • João Pessoa. Mundo Educação. 

Disponível em: João Pessoa: bandeira, mapa, população, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Curitiba. Mundo Educação. 

Disponível em: Curitiba: bandeira, mapa, população, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023. 

  • Florianópolis. Mundo Educação. 

Disponível em: Florianópolis: mapa, bandeira, população, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Porto Alegre. Mundo Educação. 

Disponível em: Porto Alegre: bandeira, mapa, população, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Cuiabá. Mundo Educação. 

Disponível em: Cuiabá: dados, bandeira, mapa, infraestrutura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Porto Velho. Mundo Educação. 

Disponível em: Porto Velho: bandeira, mapa, clima, população – Mundo Educação

Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Natal. Mundo Educação. 

Disponível em: Natal: bandeira, mapa, população, economia, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Aracaju. Mundo Educação. 

Disponível em: Aracaju: mapa, bandeira, população, cultura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Recife. Mundo Educação. 

Disponível em: Recife: dados gerais, história, mapa, geografia – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Teresina. Mundo Educação. 

Disponível em:  Teresina: dados gerais, mapa, história, geografia – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

 

  • Goiânia. Mundo Educação. 

Disponível em: Goiânia: dados, mapa, história, infraestrutura – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

  • Palmas. Mundo Educação. 

Disponível em: Palmas: bandeira, mapa, economia, história – Mundo Educação. Acesso em 10 de maio de 2023.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.