Conteúdos

Regência Verbal – Usos e normas

Objetivos

Compreender as condições que diferentes suportes e espaços de circulação impõem à estruturação de textos;
Observar a língua em uso e compreender a variação dos processos lingüísticos, no que diz respeito às diferenças entre os padrões da linguagem oral e os padrões da linguagem escrita;
Compreender fenômenos lingüísticos observados na fala e na escrita nas diferentes variedades;
Descrever fenômenos lingüísticos operados pelos alunos, por meio de   agrupamento, aplicação de modelos, comparações e análise das formas lingüísticas, de modo a  inventariar elementos de uma mesma classe de fenômenos e construir paradigmas contrastivos em  diferentes modalidades de fala e escrita.
Conteúdos

Regência verbal e transitividade verbal
Complementos verbais
Preposições

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie dos conceitos de transitividade verbal e de regência verbal.
O modo mais indicado de trabalhar esses conceitos é a consulta a uma boa gramática, associada a um bom dicionário de regência verbal, os quais sugerimos abaixo:
GRAMÁTICAS:
• Gramática Normativa da Língua Portuguesa – Rocha Lima
• Gramática Escolar da Língua Portuguesa – Evanildo Bechara
• Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Cunha
• Gramática da Língua Portuguesa – Ingedore Koch
• Português básico – Adriano da Gama Kury

DICIONÁRIOS:
Dicionário Prático de Regência Verbal – Celso Pedro Luft
Dicionário eletrônico Aulete –  
http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital

Para que você possa ampliar seu estudo sobre regência e, ainda, observar as diferenças entre as regras apresentadas pela gramática normativa e os usos correntes, acesse os links abaixo:

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/regenciaverbal2-verbochegar.htm

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/regenciaverbal3-contaminacao-arrasarcom.htm

http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/sintaxe/usodaspalavras-onde-aonde.htm

O link a seguir também é um bom resumo para ajudar na orientação que fará aos seus alunos sobre a questão da transitividade e da regência verbais. Mas lembre-se: apenas esse resumo não é suficiente como preparação de sua aula!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/regencia.shtml

Outra questão importante é, ao longo da aula, afirmar sempre a diferença entre os usos/aplicações da regência verbal na oralidade/informalidade e na escrita/formalidade. É preciso chamar a atenção dos alunos para que eles observem tais diferenças e para que se preocupem com o uso de tais regras, principalmente nos contextos formais e escritos.
É importante também que você prepare o material que vai utilizar em sua aula. No caso da regência e transitividade verbal, é possível iniciar o trabalho a partir de alguns verbos cujo uso não oferece conflito com a regra gramatical. Faça uma lista previamente para depois trabalhá-la com seus alunos.

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