Conteúdos

Reforma Protestante e Contra-Reforma – As Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI

Objetivos

Utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;
Identificar e analisar lutas sociais;
Debater ideias e expressá-las por escrito e por outras formas de comunicação;
Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares, como cinema, documentos escritos e depoimentos orais.

Conteúdos
Reformas religiosas
Reforma Protestante
Contrarreforma
Reforma Luterana
Reforma Calvinista
Reforma Anglicana

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade fazendo um levantamento com os alunos das religiões que conhecem e seus respectivos líderes. Mostre também imagens de alguns líderes religiosos como o Papa, Alan Kardec, Dalai Lama, Edir Macedo, etc.

 

Para preservar os alunos que professam a fé católica explique que as práticas da Igreja Católica se transformaram e atualmente não refletem a postura adotada no período que iremos estudar. Nesse momento destaque o poder que a Igreja Católica exercia por ser considerada a única capaz que conduzir o fiel à salvação. Conceitos como dogma e teoria do Direito Divino podem ser abordados neste momento.

 

Problematize questionando:

 

– Qual foi a primeira religião?

– Por que será que existem tantas religiões atualmente?

 

Para introduzir o assunto sobre Reforma e Contrarreforma, solicite que os alunos elaborem uma pequena biografia de Lutero, Calvino, e Henrique VIII. Nesse momento, será possível perceber as diferenças entre os diferentes personagens da Reforma Protestante, suas relações com o Estado e do Estado de origem com o Vaticano.

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa

Antes de iniciar a atividade interativa, divida a sala em três grupos. Oriente um grupo a elaborar questões sobre Lutero, outro grupo sobre Calvino e finalmente o terceiro grupo organizará questões sobre o rei inglês Henrique VIII.Posteriormente peça para que os grupos troquem entre si as questões queelaboraram no momento anterior.O professor deverá olhar as questões propostas e realizar as intervenções necessárias, propondo novas questões, caso perceba a necessidade. 

 

Peça para que os alunos se dividam em pequenos grupos e acessem a atividade interativa “Reforma protestante e Contrarreforma”, disponível no site NET Educação. Na atividade, um conselheiro protestante e outro católico convidarão os alunos a explorarem melhor os dois lados da Reforma Religiosa, apresentando argumentos e fatos históricos.Durante a realização da atividade, oriente os grupos a fazer anotações sobre os temas abordados, as quais serão utilizadas depois como auxílio para responderem as questões levantadas por seus colegas na etapa inicial.

 

3ª Etapa: Retomada Conceitual

Sugira que os alunos assistam ao filme “Lutero”, que conta a história do precursor da Reforma Protestante. Antes de iniciar a exibição, elabore com a turma um roteiro de análise do filme. Esse roteiro deve apresentar os elementos descritos a seguir:

 

– Ficha da Análise: Filme, diretor, roteirista, duração, ano;

–  Enredo: Síntese, destacar e comentar personagens centrais;

– Argumento: destacar e analisar valores; analisar as mensagens defendidas ao longo do filme e fazer uma análise pessoal.

 

Antes de iniciar o filme, é importante ressaltar que se trata de uma história adaptada e resumida. Após a exibição do filme, promova um debate entre os alunos para que cada um exponha as conclusões tiradas a partir do roteiro de análise e para que discutam os pontos principais da história. Nesse momento, explique que, como todo o filme, a história de Lutero passou por adaptações para ser resumida e se tornar um roteiro. Peça para que os alunos levantem quais pontos da Reforma Protestante ficaram claros no filme, quais não

apareceram e questione se existe no filme alguma cena que não corresponde ao que realmente aconteceu na época. O debate é um momento importante para solucionar possíveis dúvidas que os alunos tenham em relação ao conteúdo trabalhado.

 

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Reformas religiosas
http://educacao.uol.com.br/historia/reformas-religiosas-1.jhtm

Reforma Luterana
http://educacao.uol.com.br/historia/reformas-religiosas-2.jhtm

Reforma Calvinista
http://educacao.uol.com.br/historia/reformas-religiosas-3.jhtm

Reforma Anglicana
http://educacao.uol.com.br/historia/reformas-religiosas-4.jhtm

Reforma Católica e a Contrarreforma
http://educacao.uol.com.br/historia/reformas-religiosas-5.jhtm

Critica ao filme “Lutero”
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=595

Cinema em sala de aula – exercícios para a interpretação de “Lutero”
http://www.ccmn.ufrj.br/extensao/material/SEE_historia_69_120.pdf

O  filme na sala de aula: um aprendizado prazeroso
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1532-8.pdf
 

Arquivos anexados

  1. Reforma Protestante e Contra-Reforma – As Reformas Religiosas ocorridas na Europa no século XVI
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.