Conteúdos

 Tipos de linhas

Objetivos

Reconhecer diferentes tipos de linha para ampliar o repertório e possibilitar o uso de novos recursos para o desenho.
Explorar diversos materiais para a produção de linhas favorecendo uma aquisição de repertório procedimental.
Espera-se que ao final do projeto o aluno esteja familiarizado com diferentes materiais e tenha autonomia para escolher o que lhe for apropriado para produzir diferentes linhas. Espera-se também que reconheça que a imagem é composta por linhas e saiba identificar e classificar as diferentes linhas que a integram.

Caro professor,
Para baixar o Plano de Aula completo, clique na aba Material de Apoio.

 

Materiais Relacionados

Sites :

Os artistas Cy Tombly, Paul Klee e Edith Derdyk têm trabalhos interessantes relacionados so foco deste plano. Conheça suas biografias e obras nos sites:

  1. Site oficial do artista Cy Tombly  
  2. Informações sobre Paul Klee
  3. Site do Zentrum Paul Klee em Berna, Suiça
  4. Site oficial da artista Edith Derdyk

Livros:

  • DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Editora Scipione, 2004.

Nesta nova edição, revista e ampliada, a artista e arte-educadora traz uma importante reflexão sobre a linguagem gráfica infantil, convidando o leitor a experimentar o desenho em toda a sua potência criativa – não esquecendo que a vivência prática é fundamental para a compreensão do universo gráfico, assim como dos significados contidos no ato de desenhar das crianças. A linha, a expressividade, o objeto representado e a relação com os materiais são enfatizados também nas obras de importantes artistas da história da arte. (editado do site da Editora Zouk: http://www.editorazouk.com.br)

  • IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte. São Paulo: Artmed, 2003.

Livro que derrota a concepção convencional que vê a aula de artes como mera pausa no estudo de conteúdos tidos como mais importantes. Em 128 páginas, Rosa Iavelberg determina o ensino e a aprendizagem de Arte como parte essencial e articulada da formação dos professores e de seus alunos. A obra explora em profundidade as possibilidades de ação do formador de professores e definir claramente a importância de estruturar o currículo de arte nas escolas. Para Gostar de Aprender Arte visa propiciar ao professor e ao formador de educadores a qualificação de sua prática, integrando considerações sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos, o contexto sociocultural e o objeto tão particular e instigante que é a Arte. (Artigo retirado do site: http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/monografias/monografia.php?id=59108&#)

Arquivos anexados

  1. Reconhecendo Linhas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.