Conteúdos
Coleta seletiva de lixo; Conhecendo meu bairro; As etapas de separação do lixo; Os três “R” da reciclagem.
Objetivos
• Construir o conceito sobre reciclagem;
• Discutir a importância da coleta seletiva de lixo;
• Reconhecer as etapas da separação do lixo;
• Desenvolver a habilidade da escrita na língua portuguesa;
• Localizar os pontos mais críticos do bairro quanto ao acúmulo de lixo;
• Aprender a utilizar o aplicativo Vivavídeo como ferramenta do produção de vídeos;
• Pesquisar sobre maneiras de reciclar;
• Promover a interação entre os alunos através da utilização dos recursos apresentados.
1ª Etapa: Apresentação do tema
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais
O professor conversará com os alunos sobre o que conhecem sobre o tema. Após ouvir o que os alunos já conhecem sobre reciclagem, o professor fará uma apresentação do tema por meio de exibição de vídeos e explanação dialogada em sala de aula. Assim, os alunos fortalecerão a base do conteúdo que será desenvolvido.
2ª Etapa: Apresentação de vídeo
O professor escolherá dentre os vídeos sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais” e exibirá para a classe. Após a exibição do(s) vídeo(s), o professor pode voltará a conversar com os alunos sobre Reciclagem: As etapas de separação do lixo, Coleta seletiva do lixo e os três “R”. Em seguida, o professor apresentará uma sugestão de aplicativo Viva Vídeo para smartphones que poderá ser utilizado no desenvolvimento da atividade na edição dos vídeos. O professor deverá dividir a turma em equipes e deixará a cargos dos alunos a escolha dos tópicos para a elaboração dos vídeos.
3ª Etapa: Experimentação
Os alunos farão pesquisas sobre o tema no laboratório de informática e também no próprio bairro. No primeiro momento, eles poderão elaborar tópicos, pesquisar imagens e os costumes da comunidade do entorno e em seguida explorar o recurso tecnológico de editor de vídeos Viva Vídeo para construir o seu vídeo de apresentação.
4ª Etapa: Apresentação e avaliação
Os alunos farão a apresentação do produto final que foi elaborado em equipe (vídeos abordando a Reciclagem) para toda a turma. A avaliação será processual, pois o professor irá observar o desenvolvimento e envolvimento dos alunos em cada etapa da atividade, desde o momento de pesquisa até a finalização dos vídeos. Além disso, a turma poderá lançar questionamentos para que possam ser discutidos com toda a turma.