Conteúdos
Este plano de aula para o ensino médio sugere a utilização de raps para ensinar história do Brasil, identificando elementos históricos em suas letras, como o racismo e a sua relação com o passado escravista brasileiro.
Objetivos
- Conhecer a história do movimento Hip Hop;
- Analisar a importância do rap na construção da consciência crítica;
- Identificar elementos históricos nas letras de rap; e
- Compreender a importância do Hip Hop para as populações periféricas.
Conteúdos / Objetos do conhecimento
- Construção da identidade;
- Cultura de diferentes grupos sociais;
- Racismo.
Palavras-chave:
Rap. Hip Hop. Periferia. Música. Racismo. Identidade. Representatividade. História do Brasil.
Previsão para aplicação:
2 aulas de 50 minutos.
1ª Etapa: Contextualização
Professor(a), nesta etapa você deve introduzir o assunto que será trabalhado durante a aula. Aproveite o momento para identificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema que será trabalhado ao longo da aula.
Leia o trecho a seguir da música “Capítulo 4, Versículo 3”, do grupo de rap Racionais MC’s:
“O preto aqui não tem dó/ é 100% veneno/ A primeira faz bum, a segunda faz tá/ Eu tenho uma missão e não vou parar/ Meu estilo é pesado e faz tremer o chão/ Minha palavra vale um tiro e eu tenho muita munição. / Na queda ou na ascensão minha atitude vai além/ Eu tenho uma missão e não vou falhar/ Meu estilo é pesado e faz tremer o chão/ Minha palavra vale um tiro… Eu tenho muita munição/ Na queda ou na ascensão, minha atitude vai além.”
Capítulo 4, Versículo 3. Sobrevivendo no Inferno. Racionais MC’s, 1997
- Você conhece a música da qual o trecho faz parte e o grupo que canta?
- Qual a sua relação com o rap e o hip hop? Você tem o hábito de ouvir?
- Qual o principal diferencial das letras de rap? Como elas influenciam na formação dos jovens?
Professor(a), aproveite este momento para introduzir o assunto junto aos estudantes, deixando-os livres para expressarem seus conhecimentos e opiniões a respeito do movimento Hip Hop. Use as perguntas como norteadoras, mas conduza a troca, incentivando que todos que queiram participem.
2ª Etapa: Problematização e aprofundamento
Professor(a), reserve um tempo para dar as orientações e organizar a sala. Você pode fazer isso antes do início da aula.
Professor(a), esta etapa tem como objetivo aprofundar a discussão do tema proposto para a aula. Para isso, organize a sala em quatro grupos e entregue para cada um deles uma letra de música de rap.
Antes de iniciar a análise dos grupos, faça uma pequena introdução sobre a história do movimento Hip Hop e a sua importância para a população periférica brasileira. Para isto, utilize as referências sugeridas em “Materiais relacionados”.
Após esse primeiro momento, com os grupos já organizados, entregue as letras das músicas a seguir e deixe no quadro as perguntas norteadoras:
1) Quem é o autor da música?
2) Sobre o que trata a letra desse rap?
3) Quais elementos históricos podem ser identificados na letra? Dê exemplo de trechos.
4) Quais críticas à sociedade brasileira podem ser encontradas na letra? Dê exemplo de trechos.
5) Quais relações entre passado e futuro podem ser realizadas com a interpretação da letra?
- Grupo 1: “Boa Esperança” – Emicida
Acesso em: 05 de março de 2024.
- Grupo 2: “Mil faces de um homem leal” – Racionais MC’s
Acesso em: 05 de março de 2024.
- Grupo 3: Vila Rica – Don L
Acesso em: 05 de março de 2024.
- Grupo 4: Fique Viva – Brisa Flow
Acesso em: 05 de março de 2024.
Importante: Professor(a), as letras podem conter palavrões, por isso realize a atividade apenas com as turmas de ensino médio. Aqui, é necessário compreender a função da linguagem como parte da construção da identidade e da cultura de diferentes grupos sociais, de forma que as gírias e expressões adotadas nas letras são uma forma de representação da identidade e da cultura daqueles que as escrevem.
Nesta etapa, o objetivo é que cada grupo faça a leitura e a análise das letras a partir das perguntas norteadoras.
Os estudantes devem estar atentos aos temas que são evocados pelos artistas nas letras, reconhecendo elementos históricos e também do presente. Por exemplo, um ponto em comum nas letras de rap é a crítica ao racismo e a sua relação com o passado escravista brasileiro.
Em “Boa esperança”, Emicida fala sobre as diversas faces do racismo com a música que leva o nome de um navio negreiro. Já em “Mil faces de um homem leal”, os Racionais MC’s narram a trajetória de Carlos Marighela, liderança política negra que morreu assassinada pela ditadura militar brasileira.
Em “Vila Rica”, Don L une passado e presente, fazendo uma releitura dos conflitos do Brasil durante seu período colonial, retomando o papel de opressão e exploração racial dos engenhos, o ciclo do ouro e o bandeirantismo.
Brisa Flow, artista indígena, fala em sua música sobre a importância de manter-se viva enquanto uma mulher indígena em uma terra que promoveu o genocídio de seus ancestrais.
Nesse sentido, espera-se que os estudantes percebam o papel do rap na formação histórica de seus ouvintes, trazendo narrativas do passado e suas consequências que por muito tempo ficaram de fora dos discursos da história oficial. Além disso, é ferramenta importante para ecoar a voz e mostrar a realidade dos povos negros, indígenas e periféricos.
3ª Etapa: Sistematização
Professor(a), esta etapa tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos estudantes a respeito do tema trabalhado durante a aula. Para isso, a atividade deve servir como forma de evidência daquilo que os estudantes aprenderam, tornando visíveis os objetivos de aprendizagem alcançados ao longo da aula, ainda que parcialmente.
Importante: Para esta atividade, precisaremos de uma aula inteira. É a segunda aula prevista para esta sequência didática.
Depois de realizar as análises das letras propostas, cada grupo deverá montar uma apresentação com o resultado das suas reflexões e apresentar para o restante da turma.
Materiais Relacionados
- O rap como recurso didático no ensino de história: possibilidades para a construção do conhecimento – Laisa Lopes Pereira.
Acesso em: 05 de março de 2024.
- Ensino de história e letras de rap – Grazielly Alves Pereira.
Acesso em: 05 de março de 2024.
- 50 anos de Hip Hop – TV UNESP.
Acesso em: 05 de março de 2024.
- Hip Hop na escola – Revista Appai Educar.
Acesso em: 05 de março de 2024.
- 50 anos de história, 21 anos de impacto: matéria rima hip-hop educação – Fábricas de Cultu
Acesso em: 05 de março de 2024.
Plano de aula elaborado pela professora Júlia Bittencourt.
Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: recpbg – Getty Images